06 Dezembro de 2018 | 22h47 - Actualizado em 11 Dezembro de 2018 | 13h33
Executivo determinado a cumprir metas do PND 2018/2022 - Ministro dos Antigos Combatentes
Saurimo - O Executivo está determinado a cumprir o Programa de Governação e o Plano de Desenvolvimento Nacional 2018/2022, com vista a criar condições para a melhoria do nível de vida e dignificação dos antigos combatentes, afirmou nesta quinta-feira, em Saurimo, província da Lunda Sul, o ministro dos Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria, João Ernesto Liberdade.

Envia por email
Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar


Corrigir
Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar


Ministro dos Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria, João Ernesto dos Santos "Liberdade",
Foto: ANGOP
A afirmação foi feita durante a abertura do XIX Conselho Consultivo deste órgão, que decorre sob lema “Por uma Angola reconciliada e inclusiva, valorizemos o Antigo combatente, o Veterano da Pátria e o Deficiente de Guerra”.
Na ocasião, o governante acrescentou que urge a necessidade de se trabalhar com responsabilidade, para o cumprimento das metas e objectivos definidos pelo Executivo.
No domínio do recenseamento e controlo, dos cerca de 40 mil processos individuais de candidatos encontrados, que aguardavam pelo devido tratamento e homologação, trinta e três mil e quarenta foram avaliados.
A avaliação feita resultou na aprovação de 17.865 e na devolução de 15.175 processos, por não reunirem requisitos legais.
Com a homologação destes processos, o sector recenseou e passou a controlar 174.837 assistidos, sendo 84.741 antigos combatentes, 24.585 deficientes de guerra, 51.811 órfãos de combatentes tombados ou perecidos, 8.086 viúvas, 4.561 ascendentes e 1.053 acompanhantes.
João Liberdade disse que o número pode crescer, uma vez que vinte e cinco mil cento e quarenta e um processos individuais aguardavam pelo tratamento.
Apesar da crise financeira que o país atravessa, foi garantido o pagamento das pensões mensais atribuídas em regime especial aos antigos combatentes, deficientes de guerra e familiares de combatentes tombados ou perecidos.
No domínio Legislativo, por Decreto Presidencial n.º 68/18, de 5 de Março, este ano, foram aprovados os novos modelos de cartões de identificação, estando em curso esforços para a aquisição dos equipamentos que permitirão a sua emissão e, consequentemente, atribuição, de modo a conferir maior dignidade à identidade dos antigos combatentes.
Informou que, durante o ano em curso, o Ministério elaborou um programa de visitas às províncias, a fim de constatar o grau de execução dos projectos, em prol dos antigos combatentes e veteranos da Pátria.
Apontou, como exemplos, a existência de 311 cooperativas agrícolas nas 18 províncias. Em contrapartida, nenhuma está devidamente constituída, ou seja, em rigor, não existem, mas, sim, apenas agrupamentos e lavras individuais.
No que toca ao recenseamento, revelou ser um assunto que muito preocupa o Ministério, por isso deve merecer uma especial atenção, razão pela qual os directores provinciais têm de apostar no rigor e responsabilidade, para o tratamento destas matérias, a fim de se evitar a entrada no sistema de elementos oportunistas e sem requisitos legais.
A Lunda Sul controla 15 mil 340 assistidos, dos 174 mil 837 a nível nacional, representando 8,77 por cento. É a terceira com mais assistidos no país.
Assuntos Província » Lunda Sul Sociedade
Leia também
- 05/02/2019 17:25:45
Escolas de condução de Malanje sem equipamento multimédia
Malanje - As escolas de condução da província de Malanje carecem de equipamento multimédia para as aulas e os exames teóricos de condução, sistema que facilita o trabalho dos instrutores, assim como garante mais destreza e conhecimento aos alunos.
- 05/02/2019 16:06:23
Militar das FAA morto a tiro na Matala
Matala - Um militar das Forças Armadas Angolanas (FAA), de 37 de anos de idade, afecto ao Batalhão de Logística, foi morto a tiro, domingo (3), por meliantes ainda não identificados, no bairro Calumbiro, no município da Matala, província da Huíla.
- 04/02/2019 23:03:02
Aulas de alfabetização condicionadas por falta de energia eléctrica
Muconda- A falta de energia eléctrica em Cambongo, comuna de Cassai Sul, município do Muconda (Lunda Sul), tem condicionado as aulas de alfabetização e a prestação de serviços de saúde no posto médico da localidade.
- 04/02/2019 22:16:51
Associação planta mais de 600 árvores na Banga
Banga - Pelo menos 650 espécies de árvores ornamentais e fruteiras foram plantadas esta segunda-feira, na vila da Banga, sede do município com o mesmo nome, província do Cuanza Norte, numa acção da associação dos naturais e amigos da localidade, Anabanga.