Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

06 Dezembro de 2018 | 22h47 - Actualizado em 11 Dezembro de 2018 | 13h33

Executivo determinado a cumprir metas do PND 2018/2022 - Ministro dos Antigos Combatentes

Saurimo - O Executivo está determinado a cumprir o Programa de Governação e o Plano de Desenvolvimento Nacional 2018/2022, com vista a criar condições para a melhoria do nível de vida e dignificação dos antigos combatentes, afirmou nesta quinta-feira, em Saurimo, província da Lunda Sul, o ministro dos Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria, João Ernesto Liberdade.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Ministro dos Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria, João Ernesto dos Santos "Liberdade",

Foto: ANGOP

A afirmação foi feita durante a abertura do XIX Conselho Consultivo deste órgão, que decorre sob lema “Por uma Angola reconciliada e inclusiva, valorizemos o Antigo combatente, o Veterano da Pátria e o Deficiente de Guerra”.

Na ocasião, o governante acrescentou que urge a necessidade de se trabalhar com responsabilidade, para o cumprimento das metas e objectivos definidos pelo Executivo.

No domínio do recenseamento e controlo, dos cerca de 40 mil processos individuais de candidatos encontrados, que  aguardavam pelo  devido tratamento e homologação, trinta e três mil e quarenta foram avaliados.

A avaliação feita resultou na aprovação de 17.865 e na devolução de 15.175 processos, por não reunirem requisitos legais.

Com a homologação destes processos, o sector recenseou e passou a controlar 174.837 assistidos, sendo 84.741 antigos combatentes, 24.585 deficientes de guerra, 51.811 órfãos de combatentes tombados ou perecidos, 8.086 viúvas, 4.561 ascendentes e 1.053 acompanhantes.

João Liberdade disse que o número pode crescer, uma vez que vinte e cinco mil cento e quarenta e um processos individuais aguardavam pelo tratamento.

Apesar da crise financeira que o país atravessa, foi garantido o pagamento das pensões mensais atribuídas em regime especial aos antigos combatentes, deficientes de guerra e familiares de combatentes tombados ou perecidos.

No domínio Legislativo, por Decreto Presidencial n.º 68/18, de 5 de Março, este ano, foram aprovados os novos modelos de cartões de identificação, estando em curso esforços para a aquisição dos equipamentos que permitirão a sua emissão e, consequentemente, atribuição, de modo a conferir maior dignidade à identidade dos antigos combatentes.

Informou  que, durante o ano em curso, o Ministério elaborou um programa de visitas às províncias, a fim de constatar o grau de execução dos projectos, em prol dos antigos combatentes e veteranos da Pátria.

Apontou, como exemplos, a existência de 311 cooperativas agrícolas nas 18 províncias. Em contrapartida, nenhuma está devidamente constituída, ou seja, em rigor, não existem, mas, sim, apenas agrupamentos e lavras individuais.

No que toca ao recenseamento, revelou ser um assunto que muito preocupa o Ministério, por isso deve merecer uma especial atenção, razão pela qual  os directores provinciais têm de apostar no rigor e responsabilidade, para o tratamento destas matérias, a fim de se evitar a entrada no sistema de elementos oportunistas e sem requisitos legais.

A Lunda Sul controla 15 mil 340 assistidos, dos 174 mil 837 a nível nacional, representando  8,77 por cento. É a terceira com mais assistidos no país.

Leia também
  • 10/12/2018 23:57:25

    Conselho de Auscultação recomenda "operação resgate" serena

    Huambo- Os membros do Conselho de Auscultação da Comunidade da província do Huambo, reunidos hoje, segunda-feira, recordaram aos efectivos envolvidos na "operação resgate", em curso há um mês no país, para uma actuaçao serena, primando, sempre pela sensibilização, para melhor compreensão desta missão por parte da população.

  • 10/12/2018 20:30:34

    População do Huambo convidada a fiscalizar acções do Governo

    Huambo - A população da província do Huambo foi convidada hoje, segunda-feira, nesta região do país, a fiscalizar, de forma activa, as acções do Governo local para que as mesmas possam ser melhor executadas.

  • 10/12/2018 20:23:14

    Frustrada tentativa de assalto ao Centro de Saúde do Kavongue

    Huambo - Uma tentativa de roubo no centro de saúde do Kavongue Alto, arredores da cidade do Huambo, foi frustrada na noite de domingo, pela Polícia Nacional, quando um grupo de marginais pretendia assaltar o empreendimento sanitário público.

  • 10/12/2018 20:19:01

    Aldeias SOS em dificuldades por falta de apoios dos parceiros

    Huambo - As três aldeias de crianças SOS, nas províncias da Huíla, Benguela e Huambo, estão a enfrentar dificuldades para se manterem, por falta de apoio dos seus parceiros.