Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

07 Dezembro de 2018 | 14h38 - Actualizado em 07 Dezembro de 2018 | 13h20

IGT sensibiliza empregadores para pagamento dos subsídios de Natal

Cuito - As empresas que não pagarem o subsídio de Natal e os salários em atrasos serão multadas pela Inspecção Geral do Trabalho (IGT) na província do Bié, a partir do dia 26 do mês curso.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Essa é uma das mensagens que os técnicos da IGT estão a difundir durante a campanha de sensibilização das entidades empregadoras, públicas e privadas, que tem como principal foco a necessidade de respeitaram as normas, com destaque para o pagamento do 13º, subsídios de férias e outras remunerações, assim como o cumprimento do horário de trabalho.

Em declarações hoje, sexta-feira, à Angop, na cidade do Cuito, o responsável da IGT, António Kakuarta, considerou  positivo o cumprimento da lei por parte das empresas, tendo constatado haver aumento da cultura jurídica em maior parte das instituições.

Lembrou que em 2017, 50 empresas foram multadas por não pagarem os subsídios aos seus funcionários.

Este ano, adiantou, a instituição registou de Janeiro a Setembro, 368 infracções, menos 442 em relação a igual período anterior.

A província do Bié tem um milhão e 455 mil 255 habitantes, distribuídos em nove municípios: Andulo, Catabola, Camacupa, Cunhinga, Chitembo, Nhârea, Cuemba e Chinguar, dos quais 22.656 pertencem a função pública e mais de dois mil a empresas privadas, com destaque para o sector de construção civil.  

De acordo com orientações do Ministério das Finanças, o complemento salarial do décimo terceiro mês para todos os efectivos do aparelho de Estado começou a ser pago em quatro prestações, a partir do mês de Agosto.

A medida visa evitar que ocorram em Dezembro pressões do lado da procura por excesso de liquidez, que possam influenciar o comportamento do índice de preços e, consequentemente, afectar de modo acrescido o poder de compra dos cidadãos.

Os funcionários públicos e pensionistas recebem assim de antecipada e gradualmente o subsídio de Natal 2018 e a última tranche deve ter sido liquidada até Novembro.

Leia também
  • 01/02/2019 19:54:01

    Marido mata esposa com golpes de enxada no Bié

    Cuito - Uma jovem, de 30 anos de idade, foi morta com golpes de enxada na cabeça, quarta-feira, na comuna de Sande, no município de Catabola, província do Bié, supostamente pelo marido, devido a um desentendimento entre ambos ocorrido numa lavra.

  • 01/02/2019 12:27:43

    Chuva causa dois mortos na aldeia de Chinquendula

    Chinguar - Duas pessoas morreram em consequência da forte chuva que caiu quinta-feira, na localidade de Chiquendula, município do Chinguar, 75 quilómetros a Oeste da cidade do Cuito, província do Bié.

  • 31/01/2019 23:26:57

    Recolhidos mais 438 mil metros cúbicos de resíduos sólidos no Cuito

    Cuito - Quatrocentos e trinta e oito mil, 650 metros cúbicos de resíduos sólidos foram recolhidos no município do Cuito, província do Bié, em 2018, pela administração local, através dos serviços básicos da administração local.

  • 31/01/2019 21:31:37

    Bié: Adolescente arrastado pela corrente das chuvas continua desaparecido

    Cuito - Um adolescente de 14 anos de idade, encontra-se desde terça-feira última na cidade do Cuito (Bié) desaparecido após ser arrastado pela corrente das chuvas que se abatem na região, soube hoje, quinta-feira à Angop.