Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

07 Dezembro de 2018 | 16h08 - Actualizado em 07 Dezembro de 2018 | 16h08

INEFOP forma mais de 900 jovens em artes e ofícios

Mbanza Kongo - Novecentos e quarenta e quatro jovens de ambos os sexos, com idades entre os 18 e 35 anos, formaram-se em diversos cursos de artes e ofícios no ciclo formativo referente a 2018, nos quatro centros de formação profissional disponíveis na província do Zaire.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Zaire: Jovens concluem formação em artes e ofícios

Foto: Pedro Moniz Vidal

A formação técnico-profissional, proporcionada pelo Instituto Nacional de Emprego e Formação Profissional (INEFOP), abrangeu áreas como canalização, mecânico-auto, serralharia, alvenaria, electricidade, informática, hidráulica e manutenção.

A decoração, pastelaria e culinária complementam o leque de opções oferecidas aos jovens, cujos cursos, com duração que varia entre quatro e nove meses, foram orientados por 60 formadores.

A província do Zaire dispõe de quatro centros de formação profissional tutelados pelo INEFOP, nos municípios de Mbanza Kongo (móvel), Soyo, Cuimba e Nzeto.

Cerca de 10 mil jovens foram formados nos referidos centros, desde 2006, segundo o chefe do serviço do INEFOP na região, Kiniangisa Kibantu, que falava hoje, sexta-feira, em Mbanza Kongo, na cerimónia de encerramento do presente ciclo formativo.

Disse haver contactos com algumas empresas do sector privado, na província, para que os que terminam a sua formação técnico-profissional encontrem facilidade de emprego, sem, no entanto, referir-se ao número de finalistas já inseridos na acitividade laboral.

Avançou, na ocasião, que Mbanza Kongo contará, a partir do próximo ano, de um centro de formação profissional construído de raiz, a localizar-se no Kiowa.

Por sua vez, o vice-governador do Zaire para o sector económico, político e social, António Félix Kialungila, que presidiu ao acto de encerramento, fez saber que as autoridades locais têm um convénio com algumas agências bancárias que operam na região para a cedência de micro-créditos aos jovens formados em artes e ofícios.

 

Leia também
  • 06/12/2018 18:42:30

    MAPTSS institucionaliza Feira Nacional do Emprego e Formação Profissional

    Luanda - Os Centros de Formação Profissional do Ministério da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social (MAPTSS) deverão promover, anualmente, Feiras do Emprego e Formação Profissional para mostrar os resultados dos trabalhos desenvolvidos pelos formandos.

  • 06/12/2018 16:47:48

    Trabalhadores de limpeza urbana paralisam actividade

    Mbanza Kongo - Os trabalhadores da única empresa de recolha de resíduos sólidos na cidade de Mbanza Kongo, província do Zaire, paralisaram, há dias, as suas actividades, por atraso no pagamento de seus ordenados de três meses, soube hoje, quinta-feira, a Angop, de fonte oficial.

  • 06/12/2018 14:23:25

    Centros de formação capacitam mais de trinta mil jovens

    Luanda - Trinta e quatro mil e 881 jovens concluíram este ano diversos cursos técnicos e de tecnologias aplicadas, nas unidades formativas públicas e privadas, tuteladas pelo Instituto Nacional de Emprego e Formação Profissional (INEFOP), informou hoje, quinta-feira, o ministro da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social (Mapss), Jesus Maiato.