Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

07 Dezembro de 2018 | 16h08 - Actualizado em 07 Dezembro de 2018 | 16h08

INEFOP forma mais de 900 jovens em artes e ofícios

Mbanza Kongo - Novecentos e quarenta e quatro jovens de ambos os sexos, com idades entre os 18 e 35 anos, formaram-se em diversos cursos de artes e ofícios no ciclo formativo referente a 2018, nos quatro centros de formação profissional disponíveis na província do Zaire.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Zaire: Jovens concluem formação em artes e ofícios

Foto: Pedro Moniz Vidal

A formação técnico-profissional, proporcionada pelo Instituto Nacional de Emprego e Formação Profissional (INEFOP), abrangeu áreas como canalização, mecânico-auto, serralharia, alvenaria, electricidade, informática, hidráulica e manutenção.

A decoração, pastelaria e culinária complementam o leque de opções oferecidas aos jovens, cujos cursos, com duração que varia entre quatro e nove meses, foram orientados por 60 formadores.

A província do Zaire dispõe de quatro centros de formação profissional tutelados pelo INEFOP, nos municípios de Mbanza Kongo (móvel), Soyo, Cuimba e Nzeto.

Cerca de 10 mil jovens foram formados nos referidos centros, desde 2006, segundo o chefe do serviço do INEFOP na região, Kiniangisa Kibantu, que falava hoje, sexta-feira, em Mbanza Kongo, na cerimónia de encerramento do presente ciclo formativo.

Disse haver contactos com algumas empresas do sector privado, na província, para que os que terminam a sua formação técnico-profissional encontrem facilidade de emprego, sem, no entanto, referir-se ao número de finalistas já inseridos na acitividade laboral.

Avançou, na ocasião, que Mbanza Kongo contará, a partir do próximo ano, de um centro de formação profissional construído de raiz, a localizar-se no Kiowa.

Por sua vez, o vice-governador do Zaire para o sector económico, político e social, António Félix Kialungila, que presidiu ao acto de encerramento, fez saber que as autoridades locais têm um convénio com algumas agências bancárias que operam na região para a cedência de micro-créditos aos jovens formados em artes e ofícios.

 

Leia também
  • 05/02/2019 16:24:27

    Jovens beneficiam de formação em artes e oficios no Cuito

    Cuito - Trezentas raparigas serão matriculadas na segunda acção formativa a ser promovida pela Igreja Evangélica de Angola (IECA), no Bié, com a inclusão dos cursos de decoração e corte e costura.

  • 31/01/2019 18:23:02

    PN detém falsificador de documentos no Zaire

    Soyo - Um cidadão da República Democrática do Congo (RDC), acusado de falsificar e vender certificados e declarações escolares, no município do Soyo, província do Zaire, foi apresentado, nesta quinta-feira, pela Polícia Nacional (PN), aos órgãos de comunicação social.

  • 31/01/2019 11:21:38

    Detido cidadão que se fazia passar por funcionário do Minint

    Mbanza Kongo - Um cidadão de 33 anos de idade, que se fazia passar por funcionário da Delegação do Ministério do Interior (Minint) na província do Zaire, foi detido quarta-feira, na vila do Nzeto, pela Polícia Nacional.

  • 29/01/2019 11:44:17

    Adolescente morre afogado na praia do Nzeto

    Mbanza Kongo - Um adolescente de 17 anos de idade morreu afogado na tarde desta segunda-feira, numa das praias da vila do Nzeto, província do Zaire.