Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

06 Dezembro de 2018 | 14h53 - Actualizado em 06 Dezembro de 2018 | 15h02

Ministro destaca importância do diálogo com o sector empresarial

Luanda - O ministro da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social (Maptss), Jesus Maiato, disse nesta quinta-feira, em Luanda, que será privilegiado o diálogo com o sector empresarial, a ordem de profissionais e sindicatos no desenvolvimento do perfil de formação, para a criação de planos curriculares mais ajustados às exigências do mercado laboral.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Participantes ao encerramento do Ano Formativo do INEFOP

Foto: Lino Guimarães

Jesus Maiato, que falava na cerimônia de encerramento do ciclo formativo 2018, das unidades formativas tuteladas pelo Instituto Nacional de Emprego e Formação Profissional (INEFOP), adiantou que será igualmente privilegiada a assinatura de protocolos para a realização de estágios profissionais.

Pretende-se, com isso, facilitar a absorção e inserção de jovens no mercado de emprego.

O ministro falou, por outro lado, da importância dos decretos presidenciais nº 226/18, de 27 de Setembro, que aprova um novo Estatuto de Carreira dos Agentes do Sistema Nacional de Emprego e Formação Profissional e nº 283/18, de 28 de Dezembro, que aprova o respectivo estatuto remuneratório.

De acordo com o governante, a aprovação desta carreira representa um marco importante para as áreas do emprego e formação profissional, na medida em que integra os especialistas de emprego no regime especial, ajusta a carreira ao regime dos agentes da educação e estabelece o regime remuneratório equivalente.

Trinta e quatro mil e 881 jovens concluíram este ano diversos cursos técnicos e de tecnologias aplicadas, nas unidades formativas públicas e privadas, tuteladas pelo INEFOP.

O total foram matriculados em diversos cursos, 56.825 formandos, sendo que sob gestão do INEFOP foram formados 38.622 e ficaram aptos ao mercado de trabalho, 34.881 jovens.

Assuntos MAPTSS   Sociedade  

Leia também
  • 06/12/2018 16:47:48

    Trabalhadores de limpeza urbana paralisam actividade

    Mbanza Kongo - Os trabalhadores da única empresa de recolha de resíduos sólidos na cidade de Mbanza Kongo, província do Zaire, paralisaram, há dias, as suas actividades, por atraso no pagamento de seus ordenados de três meses, soube hoje, quinta-feira, a Angop, de fonte oficial.

  • 06/12/2018 14:23:25

    Centros de formação capacitam mais de trinta mil jovens

    Luanda - Trinta e quatro mil e 881 jovens concluíram este ano diversos cursos técnicos e de tecnologias aplicadas, nas unidades formativas públicas e privadas, tuteladas pelo Instituto Nacional de Emprego e Formação Profissional (INEFOP), informou hoje, quinta-feira, o ministro da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social (Mapss), Jesus Maiato.

  • 06/12/2018 11:35:47

    Casos de violência doméstica tendem a reduzir na província

    Mbanza Kongo - Sessenta e cinco casos de violência doméstica foram registados de Janeiro a Novembro deste ano na província do Zaire, verificando-se uma redução de 150 casos comparativamente ao período homólogo de 2017.