Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

12 Dezembro de 2018 | 22h07 - Actualizado em 12 Dezembro de 2018 | 22h07

Registadas quatro infracções de emissão do bilhete de identidade

Huambo- Quatro infracções diversas de tentativa de emissão de bilhete de identidade foram registadas na província do Huambo, de Janeiro até a presente data, mais três que em igual período em 2017.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Huambo: Posto de emissão de BI

Foto: FRANK BEU

Em declarações hoje, quarta-feira, à ANGOP, o chefe do departamento do arquivo de identificação civil e criminal, Hélder Paulo Gomes, informou que as infracções consubstanciaram-se em usurpação de identidade, tentativa de aquisição de identidade e dois casos de atribuição de bilhete de identidade a estrangeiros.

Deu a conhecer que tais transgressões envolveram a cidadãos nacionais, com fins de terem acesso aos direitos e bens das pessoas legítimas, sendo que no caso de atribuição de nacionalidade a estrangeiros a intenção era obter direitos constitucionalmente destinados aos nacionais.

Hélder Paulo Gomes informou que estes quatro casos foram imediatamente encaminhados ao Serviço de Investigação Criminal, estando a decorrer a instrução preparatória dos processos crimes.

Explicou que as infracções foram detectadas no acto das entrevistas que são realizadas antes da emissão do bilhete de identidade, sempre que os requerentes apresentem atitudes suspeitas ou feições incompatíveis com as de cidadãos angolanos.

Disse que os prevaricadores incorrem, nos termos da lei, a penas que vão até aos dois anos ou multas, sendo que no caso do estrangeiro este será encaminhado ao Serviço de Migração e Estrangeiro para consequente repatriamento.

Assuntos Província » Huambo  

Leia também
  • 04/02/2019 17:54:35

    Central híbrida do Londuimbali em fase experimental

    Londuimbali - Duzentos e 50 quilowatts de energia eléctrica estão a ser produzidos em regime experimental, desde a semana passada, pela central híbrida do município do Londuimbali, na província do Huambo.

  • 04/02/2019 17:52:03

    Município do Huambo ganha equipamentos sociais

    Chipipa - Uma escola e um sistema de rega foram inaugurados hoje, segunda-feira, no município do Huambo, província com o mesmo nome, no quadro das comemorações do 58º aniversário do início da Luta de Libertação Nacional.

  • 02/02/2019 19:37:25

    Estudantes do ISP doam bens ao Lar Suku-Ondjali

    Caála - Estudantes do curso de pós-graduação em saúde do Instituto Superior Politécnico do município da Caála, província do Huambo, doaram hoje, bens de primeira necessidade e medicamentos ao lar de acolhimento infantil Suku-Ondjali.

  • 02/02/2019 00:45:55

    Energia eléctrica produzida em Laúca chega este ano ao Huambo

    Huambo - A província do Huambo vai passar a consumir, ainda este ano, energia eléctrica produzida na barragem hidro-eléctrica de Laúca, na província de Malange, anunciou, sexta-feira, o administrador regional da Empresa Nacional de Distribuição de Electricidade, Manuel de José Adão.