Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

23 Dezembro de 2018 | 23h01 - Actualizado em 24 Dezembro de 2018 | 10h36

Reclusos na penitenciária do Lubango recebem bens diversos

Lubango - A população penal da Penitenciária da Huíla recebeu, hoje, nesta cidade, bens de primeira necessidade, para minimizar a carência nos vários domínios, uma oferta da Associação Cristã de Gestores e Dirigentes.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Huíla: Membros do clero na penitenciária do Lubango

Foto: Belarmina Paulino

Huíla: Membros do clero na penitenciária do Lubango

Foto: Belarmina Paulino

No estabelecimento, com capacidade para 520 camas, estão internados mil e 200 reclusos, dos quais 405 na condição de condenados, com realce para mulheres, algumas das quais internadas com filhos menores de dois meses a um ano de idade.

O gesto surge no âmbito das comemorações da quadra festiva e de forma antecipada, festejar com este estrato da sociedade o natal, evento que teve uma missa presidida pelo arcebispo do Lubango, Dom Gabriel Mbilingi. 

Da oferta, constam 75 kg de arroz,  90 kg de açúcar, 50 kg de feijão,  36 litros de óleo alimentar, 12 litros de lixívia, 12 kg de detergente em pó, 50 kg de farinha de trigo, igual quantidade de farinha de milho, duas caixas de bolachas,  água, cem pacotes de massa alimentar, entre outros bens como brinquedos e cosméticos.

Em declarações à imprensa, o responsável da comarca,  sub-inspector prisional, Rafael Ricardo, disse que as duas actividades simultâneas vieram dar um consolo aos reclusos, pois a sua estadia na cadeia não deve significar somente uma restrição da liberdade, mas uma oportunidade para moldagem comportamental e espiritual destes.

A igreja, referiu, tem sabido desempenhar o seu papel, preparando-os para a sua reintegração social através de mensagens de reconciliação, penitência e reflexão sobre as ilicitudes cometidas, tanto no âmbito da violação das leis penais vigentes no ordenamento jurídico angolano, assim como a luz de Deus.

Para ele, o donativo vai suprir algumas das dificuldades que os reclusos enfrentam como em bens alimentares, higiene e de limpeza.

Leia também
  • 05/02/2019 17:25:45

    Escolas de condução de Malanje sem equipamento multimédia

    Malanje - As escolas de condução da província de Malanje carecem de equipamento multimédia para as aulas e os exames teóricos de condução, sistema que facilita o trabalho dos instrutores, assim como garante mais destreza e conhecimento aos alunos.

  • 05/02/2019 16:06:23

    Militar das FAA morto a tiro na Matala

    Matala - Um militar das Forças Armadas Angolanas (FAA), de 37 de anos de idade, afecto ao Batalhão de Logística, foi morto a tiro, domingo (3), por meliantes ainda não identificados, no bairro Calumbiro, no município da Matala, província da Huíla.

  • 04/02/2019 22:16:51

    Associação planta mais de 600 árvores na Banga

    Banga - Pelo menos 650 espécies de árvores ornamentais e fruteiras foram plantadas esta segunda-feira, na vila da Banga, sede do município com o mesmo nome, província do Cuanza Norte, numa acção da associação dos naturais e amigos da localidade, Anabanga.

  • 04/02/2019 17:52:09

    Serviços de saúde mais próximo dos habitantes de Ngola Luije

    Malanje - Um centro de saúde, com serviços de pediatria, medicina, pré-natal e parto, foi inaugurado hoje (segunda-feira), na comuna de Ngola Luije, município de Malanje, visando aproximar os serviços sanitários à população.