Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

06 Março de 2018 | 18h02 - Actualizado em 07 Março de 2018 | 06h42

Bem-estar das crianças requer alianças entre o governo e a sociedade

Huambo - O bem-estar das crianças em Angola requer o reforço das alianças entre as famílias, o governo e as organizações da sociedade civil, afirmou, terça-feira, na província do Huambo, a vice-governadora local para o sector político, económico e social, Maricel Capama.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Maricel Capama - Vice-governadora para a área política, económica e social

Foto: Lino Guimarães

Discursando no seminário sobre protecção e promoção dos direitos da criança, explicou que tais alianças devem abranger as comunidades, as administrações municipais e comunais, assim como o sector privado, as associações, igrejas, autoridades tradicionais, incluindo os meios de comunicação social.

Para a vice-governadora, a mitigação do sofrimento de muitas crianças não deve ser encarada como responsabilidade exclusiva do governo, sendo, também, um imperativo moral da própria sociedade que deve se unir para assegurar a materialização dos direitos fundamentais dos menores.

“Todos os componentes da sociedade angolana, neste processo, precisam desempenhar o seu papel. À família cabe a responsabilidade principal de cuidar dos seus filhos e dar-lhes protecção e, por sua vez, o Estado deve apoia-la na realização dos seus deveres e, para além disso, intervir no núcleo familiar com interesse maior nos petizes”, explicou.

Maricel Capama afirmou que o objectivo básico do desenvolvimento social passa, entre várias vias, por melhorar a vida das pessoas, através do alívio de certas dificuldades e da promoção do progresso sócio-económico.
.
No seminário foram analisadas as causas e consequências da violência contra a criança, o que fazer para mitigar o sofrimento das crianças, a Lei 25/12 de 22 de Agosto sobre a protecção e desenvolvimento integral da criança e a revitalização das redes de protecção e promoção dos direitos da criança.

Assuntos Província » Huambo  

Leia também
  • 05/11/2018 21:24:12

    Transferência de competências vai dinamizar municipalização da acção social

    Huambo - O processo de transferência de competências, iniciado na última semana, no âmbito da desconcentração do poder, vai dinamizar a municipalização da acção social, para melhorar os mecanismos de combate à pobreza e garantir a eficácia na redistribuição do rendimento nacional.

  • 05/11/2018 17:32:56

    Polícia detém presumível vândalo

    Huambo - A Polícia Nacional no Huambo deteve hoje o presumível autor do roubo de dois painéis solares e respectivos acumuladores do sistema de abastecimento de água do município da Chicala- Choloanga, deixando a região privada do fornecimento do referido líquido.

  • 05/11/2018 17:12:46

    Descarga atmosférica mata cinco membros da mesma família

    Huambo - Cinco membros da mesma família morreram, domingo, no bairro da Chitatela, município do Bailundo, província do Huambo, vítimas de uma descarga atmosférica.

  • 04/11/2018 20:22:31

    Polícia Nacional frustra tentativa de crime de latrocínio na Caála

    Caála - Uma tentativa de crime de latrocínio foi frustrada, hoje, pela Polícia Nacional, quando dois marginais queriam levar a motorizada de um cidadão depois de o terem ferido com disparos de arma de fogo.