Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

13 Março de 2018 | 19h03 - Actualizado em 13 Março de 2018 | 19h03

Jornalistas discutem perspectivas para elaboração de reportagens

Malanje - As diferentes perspectivas e pontos importantes para a elaboração de uma reportagem jornalística de qualidade dominou hoje, (terça-feira), o segundo dia do curso sobre Reportagem Jornalística, que decorre desde segunda-feira (12), em Malanje, numa promoção do Ministério da Comunicação Social, em parceria com o Centro de Formação de Jornalistas (CEFOJOR).

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

A referida temática foi discutida com os profissionais da ANGOP (Agência Angola Press) e das Edições Novembro das províncias de Malanje, Uíge e Cuanza Norte.

Durante a aula, o formador Adérito Kizunda falou da necessidade do repórter ter elevada perspicácia na concepção da reportagem, buscando pormenores por meio da observação e dos intervenientes, com vista a descrever detalhadamente o assunto em abordagem, visto que a reportagem é um género que ajuda a situar os cidadãos e auxiliá-los na tomada de decisões.

Porém, o professor alertou aos profissionais, no sentido de não estarem à mercê do pronunciamento das fontes, devendo por isso apurar e cruzar as fontes de informação, para evitar incoerências.

O dia foi também marcado com trabalhos de campo sobre o funcionamento do Hospital Municipal de Malanje, a recolha de resíduos sólidos no mercado da Xawande e a problemática do não uso de capacetes por parte dos moto-taxistas, na cidade de Malanje.

Ainda no âmbito do curso de Reportagem Jornalística, os profissionais da Rádio Nacional de Angola da Região Norte do país debruçaram-se sobre reportagens ligadas à corrupção, ao passo que os da TPA abordaram a importância dos planos em televisão.

Refere-se que a formação sobre Reportagem Jornalística, que tem por objectivo elevar o nível de competência técnica e profissional dos jornalistas, encerra na quarta-feira (14).

Leia também
  • 08/11/2018 17:46:00

    Responsável sugere cooperativas numa única entidade

    Ndalatando - A necessidade da criação de uma única entidade que congregue todos os ramos do cooperativismo para melhor organização e defesa dos seus direitos foi defendida, hoje (quinta-feira), em Ndalatando, Cuanza Norte, pela vice-presidente da Federação das Associações de Camponeses e Cooperativas Agropecuárias de Angola (Unaca), Ricardina Machado.

  • 08/11/2018 17:31:48

    APROSOC facilita registo de 400 menores de cinco anos

    Luena - Quatrocentas menores vulneráveis, de cinco anos de idade, da comuna do Lucusse, província do Moxico, beneficiaram, de Julho até a presente data, de registo de nascimento gratuito e vacinas contra o tétano e a pólio, no âmbito do Projecto de Apoio à Protecção Social (APROSOC).

  • 08/11/2018 17:24:09

    Anciã morre por Descarga atmosférica no Cuvango

    Cuvango - Uma anciã de 75 anos de idade morreu, quarta-feira, vítima de descarga atmosférica, no município do Cuvango, província da Huíla, informou hoje, quinta-feira, no Lubango, o porta-voz do Comando Provincial dos Serviços de Protecção Civil e Bombeiro, Inocêncio Hungulo.

  • 08/11/2018 17:15:30

    Paz exercício de soberania e segurança - diz responsável

    Luanda - A construção da paz é um exercício de soberania e de segurança nacional, por constituir a base para a defesa e preservação do bem comum, cujo objectivo fundamental deverá ser dotado as crianças e adultos, considerou hoje, quarta-feira, em Luanda, o director-geral da Fundação Eduardo dos Santos (FESA), João de Deus.