Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

13 Março de 2018 | 19h03 - Actualizado em 13 Março de 2018 | 19h03

Jornalistas discutem perspectivas para elaboração de reportagens

Malanje - As diferentes perspectivas e pontos importantes para a elaboração de uma reportagem jornalística de qualidade dominou hoje, (terça-feira), o segundo dia do curso sobre Reportagem Jornalística, que decorre desde segunda-feira (12), em Malanje, numa promoção do Ministério da Comunicação Social, em parceria com o Centro de Formação de Jornalistas (CEFOJOR).

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

A referida temática foi discutida com os profissionais da ANGOP (Agência Angola Press) e das Edições Novembro das províncias de Malanje, Uíge e Cuanza Norte.

Durante a aula, o formador Adérito Kizunda falou da necessidade do repórter ter elevada perspicácia na concepção da reportagem, buscando pormenores por meio da observação e dos intervenientes, com vista a descrever detalhadamente o assunto em abordagem, visto que a reportagem é um género que ajuda a situar os cidadãos e auxiliá-los na tomada de decisões.

Porém, o professor alertou aos profissionais, no sentido de não estarem à mercê do pronunciamento das fontes, devendo por isso apurar e cruzar as fontes de informação, para evitar incoerências.

O dia foi também marcado com trabalhos de campo sobre o funcionamento do Hospital Municipal de Malanje, a recolha de resíduos sólidos no mercado da Xawande e a problemática do não uso de capacetes por parte dos moto-taxistas, na cidade de Malanje.

Ainda no âmbito do curso de Reportagem Jornalística, os profissionais da Rádio Nacional de Angola da Região Norte do país debruçaram-se sobre reportagens ligadas à corrupção, ao passo que os da TPA abordaram a importância dos planos em televisão.

Refere-se que a formação sobre Reportagem Jornalística, que tem por objectivo elevar o nível de competência técnica e profissional dos jornalistas, encerra na quarta-feira (14).

Leia também
  • 21/03/2018 14:35:43

    Unicef destaca programa de registo logo a nascença

    Uíge - O representante do Unicef em Angola, Abubakar Sultan, considerou hoje, quarta-feira, nesta cidade, que o programa " Nascer com registo", do Ministério da Justiça, é uma importante estratégia inovadora que visa salvaguardar o direito da criança obter um registo e uma identidade logo à nascença.

  • 21/03/2018 14:31:07

    Programa "Nascer com Registo" prevê atingir 180 postos informatizados

    Uíge - O programa "Nascer com Registo", do Ministério da Justiça e dos Direitos Humanos, que prevê a interligação das maternidades e as unidades de saúde às Conservatórias de Registo Civil, por meio de um sistema informatizado, prevê atingir, até o próximo ano, 180 postos.

  • 21/03/2018 12:59:10

    Membros do IAJ visitam Angop

    Luanda - Membros do Instituto Angolano da Juventude (IAJ) visitaram hoje, quarta-feira, em Luanda, a Agência Angola Press (Angop) onde trataram assuntos de cooperação.

  • 21/03/2018 11:22:47

    Associação expande rede de combate contra as drogas

    Luena - A expansão e o engajamento de novos membros da sociedade na rede de combate contra as drogas no Moxico são entre outras as prioridades do novo secretário da ANLD (Associação local de Luta contra as drogas), Herman Miji, eleito hoje, quarta-feira, no Luena.