Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

15 Março de 2018 | 15h48 - Actualizado em 15 Março de 2018 | 15h48

Projecto "Água para todos" vai beneficiar mais de 20 mil habitantes

Malanje - Vinte mil habitantes, de 12 aldeias dos municípios de Malanje, de Cangandala, do Kiwaba Nzoji, de Quirima, de Cacuso, de Cahombo e de Massango, terão acesso faseado à água potável, pela primeira vez, no âmbito da segunda fase do programa "Água para Todos", desenvolvido pelo Ministério da Energia e Águas, soube-se hoje (quinta-feira).

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

O referido projecto, orçado em 13 milhões e 753 mil dólares norte-americanos, prevê a construção de 54 chafarizes, 12 combinados de lavandarias e chuveiros, e 20 torneiras públicas, com conclusão prevista para dentro de dois anos, tendo em vista a contínua melhoria da qualidade de vida dos aldeões.

Para dar início aos trabalhos, o secretário de Estado das Águas, Luís Filipe da Silva, procedeu hoje ao lançamento da primeira pedra para a construção de dois sistemas de captação e tratamento de água potável nas localidades de Kamôngua e de Kahuce, ambas no município de Malanje.

Os sistemas em causa contarão, ainda, com uma lavandaria cada, e serão construídos pela empresa "Owini", do grupo Mitrelli, com duração de três meses e deverão beneficiar duas mil pessoas cada.

Na ocasião, Luís Filipe da Silva recordou que se pretende com o projecto "Água para Todos" facilitar o aceso à água potável, sobretudo aos cidadãos do meio rural, evitando, assim, a contracção de doenças resultantes do consumo de água imprópria e evitar que os aldeões percorram longas distâncias à busca do líquido em rios e cacimbas.

Frisou que outras acções serão realizadas pelo Ministério, com realce para o fornecimento de energia, com vista a garantir melhores condições sociais aos habitantes.

Entretanto, Enriques Paulo “Soba Kamôngua” aplaudiu a iniciativa e afirmou esperar que sejam cumpridos os prazos estipulados, visto que, há três anos, a manivela da localidade danificou, o que tem forçado a população a recorrer ao rio Kamôngua em busca de água.

Para além de Kamôngua e de Kahuce, serão contempladas as localidades de Camibafo, Carianga, Kulamuxito, Sautar, Mbanje ya Ngola, Cambu-Suinjinje, Micanda, Zenza, Kakualo e Gonga Izambo.

No prosseguimento da sua jornada, o secretário de Estado das Águas, Luís Filipe da Silva visitou a Empresa de Águas e Saneamento de Malanje e a Estação de Captação e Tratamento de Água Potável, localizadas na cidade de Malanje.

Refira-se que, de 2013 a 2017, foram efectuados, na província, 91 furos de água, 53 pequenos sistemas de água, 432 chafarizes e construídas 103 lavandarias, beneficiando um total de 348 mil e 422 habitantes das zonas rurais.

Leia também
  • 05/02/2019 17:25:45

    Escolas de condução de Malanje sem equipamento multimédia

    Malanje - As escolas de condução da província de Malanje carecem de equipamento multimédia para as aulas e os exames teóricos de condução, sistema que facilita o trabalho dos instrutores, assim como garante mais destreza e conhecimento aos alunos.

  • 05/02/2019 16:06:23

    Militar das FAA morto a tiro na Matala

    Matala - Um militar das Forças Armadas Angolanas (FAA), de 37 de anos de idade, afecto ao Batalhão de Logística, foi morto a tiro, domingo (3), por meliantes ainda não identificados, no bairro Calumbiro, no município da Matala, província da Huíla.

  • 04/02/2019 22:16:51

    Associação planta mais de 600 árvores na Banga

    Banga - Pelo menos 650 espécies de árvores ornamentais e fruteiras foram plantadas esta segunda-feira, na vila da Banga, sede do município com o mesmo nome, província do Cuanza Norte, numa acção da associação dos naturais e amigos da localidade, Anabanga.

  • 04/02/2019 17:52:09

    Serviços de saúde mais próximo dos habitantes de Ngola Luije

    Malanje - Um centro de saúde, com serviços de pediatria, medicina, pré-natal e parto, foi inaugurado hoje (segunda-feira), na comuna de Ngola Luije, município de Malanje, visando aproximar os serviços sanitários à população.