Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

16 Abril de 2018 | 07h01 - Actualizado em 16 Abril de 2018 | 11h39

Movimento ''Akwa Mana'' manifesta-se contra assimetrias no Leste

Saurimo - O Movimento Leste ?Akwa Mana?, realizou domingo, em Saurimo, uma marcha pacífica, em reivindicação as assimetrias na região leste do país, registadas nas províncias da Lunda Norte, Lunda Sul e Moxico.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

LUNDA SUL - MANIFESTANTES DO MOVIMENTO CÍVICO "AKWA MANA"

Foto: CEDIDA

A marcha que contou com centenas de participantes de diversos estratos sociais, vindos das três províncias, teve início nas bombas de combustível da Fina e culminou no Largo 1º de Maio.

Durante a marcha os manifestantes reivindicaram a resolução urgente de alguns problemas socioeconómicos da população desta região, como a reabilitação das estradas nacionais 180 e 230, melhorias no saneamento básico, fornecimento de energia e água.

Os mesmos exibiram cartazes que ilustraram alegado descontentamento da população no que toca ao desemprego e a insuficiência de salas de aulas ,unidades sanitárias, assim como  a falta de indústrias transformadoras.

No final da marcha, o responsável do Movimento, Guilherme Martins, disse que a organização manifestou-se “em nome do povo da região Leste”, para exigir do Executivo, o cumprimento das promessas feitas durante a campanha eleitoral e na última reunião da Comissão Económica do Conselho de Ministro, decorrida na cidade do Dundo (Lunda Norte).

Enalteceu os governos da Lunda Sul por ter permitido a realização da referida Marcha e do Moxico por permitir que os jovens se deslocassem para a cidade de Saurimo, a fim de participarem da mesma.

A polícia Nacional enalteceu o comportamento cívico demonstrado pelos manifestantes referindo  que a marcha foi ordeira e pacífica, como a Lei orienta.

Leia também
  • 07/02/2019 18:48:21

    FGA apoia vítimas de acidente de viação

    Saurimo - Cinco pessoas vítimas de acidente de viação na província da Lunda Sul foram apoiadas pelo Fundo de Garantia Automóvel (FGA), com valores destinados a despesas do tratamento médico e de urna.

  • 04/02/2019 23:03:02

    Aulas de alfabetização condicionadas por falta de energia eléctrica

    Muconda- A falta de energia eléctrica em Cambongo, comuna de Cassai Sul, município do Muconda (Lunda Sul), tem condicionado as aulas de alfabetização e a prestação de serviços de saúde no posto médico da localidade.

  • 01/02/2019 23:23:21

    Inspectora-geral do MININT quer uma polícia mais pedagógica

    Saurimo - A inspectora-geral do Ministério do Interior (MININT), Margarida Jordão de Barros, reiterou hoje, sexta-feira, em Saurimo (Lunda Sul), a necessidade dos efectivos da Polícia Nacional serem mais pedagógicos nas suas actuações na via pública, evitando actos que comprometam o órgão.

  • 01/02/2019 21:01:47

    SIC apresenta supostos marginais em Saurimo

    Saurimo - Trinta e seis marginais que se dedicavam a práticas de roubos, furtos qualificados e assaltos foram detidos, de 04 a 30 de Janeiro, do ano corrente, pelo Serviço de Investigação Criminal (SIC) da Lunda Sul, revelou hoje, sexta-feira, o chefe do gabinete de Comunicação Institucional do órgão, António Sacuaia.