Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

16 Abril de 2018 | 07h01 - Actualizado em 16 Abril de 2018 | 11h39

Movimento ''Akwa Mana'' manifesta-se contra assimetrias no Leste

Saurimo - O Movimento Leste ?Akwa Mana?, realizou domingo, em Saurimo, uma marcha pacífica, em reivindicação as assimetrias na região leste do país, registadas nas províncias da Lunda Norte, Lunda Sul e Moxico.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

LUNDA SUL - MANIFESTANTES DO MOVIMENTO CÍVICO "AKWA MANA"

Foto: CEDIDA

A marcha que contou com centenas de participantes de diversos estratos sociais, vindos das três províncias, teve início nas bombas de combustível da Fina e culminou no Largo 1º de Maio.

Durante a marcha os manifestantes reivindicaram a resolução urgente de alguns problemas socioeconómicos da população desta região, como a reabilitação das estradas nacionais 180 e 230, melhorias no saneamento básico, fornecimento de energia e água.

Os mesmos exibiram cartazes que ilustraram alegado descontentamento da população no que toca ao desemprego e a insuficiência de salas de aulas ,unidades sanitárias, assim como  a falta de indústrias transformadoras.

No final da marcha, o responsável do Movimento, Guilherme Martins, disse que a organização manifestou-se “em nome do povo da região Leste”, para exigir do Executivo, o cumprimento das promessas feitas durante a campanha eleitoral e na última reunião da Comissão Económica do Conselho de Ministro, decorrida na cidade do Dundo (Lunda Norte).

Enalteceu os governos da Lunda Sul por ter permitido a realização da referida Marcha e do Moxico por permitir que os jovens se deslocassem para a cidade de Saurimo, a fim de participarem da mesma.

A polícia Nacional enalteceu o comportamento cívico demonstrado pelos manifestantes referindo  que a marcha foi ordeira e pacífica, como a Lei orienta.

Leia também
  • 16/04/2018 11:12:06

    Polícia reforça medidas de segurança nos bairros periféricos

    Saurimo - O comando provincial da Polícia Nacional na Lunda Sul continua a reforçar as acções de prevenção e combate aos crimes nos bairros periféricos, através de acções de policiamento de proximidade, visando garantir mais segurança às populações.

  • 14/04/2018 17:43:45

    Administrador de Saurimo ausculta moradores dos bairros Candembe

    Saurimo - O administrador municipal de Saurimo, Daniel Félix Neto, auscultou hoje, sábado, os habitantes do bairro Candembe com objectivo de inteirar-se dos principais problemas sociais que os mesmos enfrentam e encontrar soluções de curto e longo prazo.

  • 14/04/2018 17:42:42

    Comandante apela maior responsabilidade aos moto-taxistas

    Saurimo - O comandante provincial da Policia Nacional (PN) da Lunda Sul, Comissário Aristófanes dos Santos, instou hoje, sábado, nesta cidade, os taxistas a uma maior responsabilidade no exercício da sua actividade, através do cumprimento escrupuloso das normas do código de estrada.