Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

16 Abril de 2018 | 11h39 - Actualizado em 16 Abril de 2018 | 11h38

Polícia regista redução nos crimes no I trimestre

Ondjiva - Duzentos e 96 crimes foram registados nos primeiros três meses do ano em curso pelo comando provincial da Polícia Nacional no Cunene, registando uma diminuição de 80 delitos em relação a igual período de 2017.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Porta-voz da Polícia Nacional no Cunene - NicolauTuvecalela

Foto: José Cachiva

Dos crimes registados, 271 foram esclarecidos correspondendo ao grau de operatividade na ordem dos 91,5 porcento, o que permitiu a detenção de 306 cidadãos conforme fez saber hoje, segunda-feira, o director de comunicação institucional da corporação, intendente Nicolau Tuvecalela.

Os furtos, ofensas corporais, uso e posse de estupefaciente, violações sexuais e homicídios foram os principais delitos registados, cujas causas foram a aquisição do lucro fácil, uso exagerado de bebidas alcoólicas, ajuste de contas, a falta de cultura jurídica, má divisão de herança e a satisfação de necessidades sexuais.

Por área administrativa o município do Cuanhama liderou o índice de criminalidade com 97 delitos, seguido do Namacunde (77), Ombadja (62), Cahama (43), Curoca (13) e Cuvelai (5).

Relativamente ao furto e roubo de gado, o porta-voz apontou o registo de 25 casos de furtos, onde foram subtraídos 258 cabeças de gado de diferentes especiais, destes 175 foram recuperados e entregue aos proprietários como fiéis depositários.

A não escolta do rebanho nos sítios de pastagem por parte dos pastores ou seus criadores e aspectos culturais estiveram na base do furto de gado nos municípios do Cuanhama, Ombadja, Cahama e Curoca com a detenção 32 cidadãos.

O oficial apontou a prevenção com o incremento dos actos de patrulha e o policiamemnto de proximidade, como acções que ditaram a manutenção da ordem e tranquilidade pública na região.

Leia também
  • 08/11/2018 16:52:22

    Índice de criminalidade aumenta no Bié

    Cuito - Duzentos e setenta e quatro crimes foram registados no Bié, durante o mês de Outubro do ano em curso, contra 208 casos do período anterior, mais 66 delitos em relação a igual período anterior, informou hoje, no Cuito (Bié), o comandante provincial da Policia Nacional, comissário António Vicente Gimbe.

  • 05/11/2018 15:52:29

    Infracções ao código de estrada reduzem no Cunene

    Ondjiva - Sessenta e oito casos de infracções ao código de estrada foram registados, nos últimos sete dias, no Cunene, contra 139 registados na semana anterior, pelo tal "diminuição considerável" deveu-se ao reforço das acções de sensibilização nas principais vias pública de maior tráfego rodoviário.

  • 05/11/2018 11:03:49

    Crimes contra pessoas lideram gráfico criminalístico

    Mbanza Kongo - Oito crimes contra as pessoas, consubstanciados em ofensas corporais por disparo com arma de fogo, homicídio qualificado e violação sexual de menor de doze anos lideraram o gráfico criminalístico do Comando Provincial do Zaire da Polícia Nacional, nos últimos sete dias.

  • 03/11/2018 15:01:13

    Gado furtado devolvido aos proprietários

    Ondjiva - Onze cabeças de gado bovino furtadas nos últimos sete dias, na província do Cunene, foram recuperadas e restituídas aos seus legítimos proprietários, numa acção de prontidão e resposta ao crime do Comando da Polícia Nacional na região.