Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

16 Abril de 2018 | 11h39 - Actualizado em 16 Abril de 2018 | 11h38

Polícia regista redução nos crimes no I trimestre

Ondjiva - Duzentos e 96 crimes foram registados nos primeiros três meses do ano em curso pelo comando provincial da Polícia Nacional no Cunene, registando uma diminuição de 80 delitos em relação a igual período de 2017.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Porta-voz da Polícia Nacional no Cunene - NicolauTuvecalela

Foto: José Cachiva

Dos crimes registados, 271 foram esclarecidos correspondendo ao grau de operatividade na ordem dos 91,5 porcento, o que permitiu a detenção de 306 cidadãos conforme fez saber hoje, segunda-feira, o director de comunicação institucional da corporação, intendente Nicolau Tuvecalela.

Os furtos, ofensas corporais, uso e posse de estupefaciente, violações sexuais e homicídios foram os principais delitos registados, cujas causas foram a aquisição do lucro fácil, uso exagerado de bebidas alcoólicas, ajuste de contas, a falta de cultura jurídica, má divisão de herança e a satisfação de necessidades sexuais.

Por área administrativa o município do Cuanhama liderou o índice de criminalidade com 97 delitos, seguido do Namacunde (77), Ombadja (62), Cahama (43), Curoca (13) e Cuvelai (5).

Relativamente ao furto e roubo de gado, o porta-voz apontou o registo de 25 casos de furtos, onde foram subtraídos 258 cabeças de gado de diferentes especiais, destes 175 foram recuperados e entregue aos proprietários como fiéis depositários.

A não escolta do rebanho nos sítios de pastagem por parte dos pastores ou seus criadores e aspectos culturais estiveram na base do furto de gado nos municípios do Cuanhama, Ombadja, Cahama e Curoca com a detenção 32 cidadãos.

O oficial apontou a prevenção com o incremento dos actos de patrulha e o policiamemnto de proximidade, como acções que ditaram a manutenção da ordem e tranquilidade pública na região.

Leia também
  • 05/02/2019 12:13:18

    Hospital missionário ganha novos espaços

    Ondjiva - Um centro de tratamento de tuberculose, uma morgue e sete casas para médicos, do tipo T1 e T2, construídos de raíz, afecto ao hospital missionário do Chiulo, no município de Ombadja, província do Cunene, foram inaugurados segunda-feira, pelo governador local, Virgílio Tyova.

  • 31/01/2019 17:46:22

    Responsável aponta medidas para reduzir impacto da seca no Cunene

    Ondjiva - O desassoreamento dos rios, construção de canais de irrigação e chimpacas são algumas das soluções indicadas pelo director provincial em exercício do Gabinete do Ambiente do Cunene, Tchingungo Contreiras, para minimizar o impacto da seca que regulamente afecta a circunscrição.

  • 29/01/2019 13:28:09

    Seca no Cunene requer soluções imediatas

    Ondjiva - A situação da seca na província do Cunene requer soluções concretas e imediatas para acudir à população afectada pela carência de água, referiu hoje, terça-feira, o ministro da Administração do Território e Reforma do Estado, Adão de Almeida, em Ondjiva.

  • 29/01/2019 12:38:48

    Governo assegura apoio alimentar às pessoas afectadas pela seca

    Ondjiva - Duzentas e 84 mil e 780 pessoas na província do Cunene afectadas pela seca vão beneficiar, dentro de dias, de assistência alimentar, anunciou hoje, terça-feira, em Ondjiva, o Secretário de Estado para Acção Social, Lúcio do Amaral.