Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

16 Abril de 2018 | 11h39 - Actualizado em 16 Abril de 2018 | 11h38

Polícia regista redução nos crimes no I trimestre

Ondjiva - Duzentos e 96 crimes foram registados nos primeiros três meses do ano em curso pelo comando provincial da Polícia Nacional no Cunene, registando uma diminuição de 80 delitos em relação a igual período de 2017.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Porta-voz da Polícia Nacional no Cunene - NicolauTuvecalela

Foto: José Cachiva

Dos crimes registados, 271 foram esclarecidos correspondendo ao grau de operatividade na ordem dos 91,5 porcento, o que permitiu a detenção de 306 cidadãos conforme fez saber hoje, segunda-feira, o director de comunicação institucional da corporação, intendente Nicolau Tuvecalela.

Os furtos, ofensas corporais, uso e posse de estupefaciente, violações sexuais e homicídios foram os principais delitos registados, cujas causas foram a aquisição do lucro fácil, uso exagerado de bebidas alcoólicas, ajuste de contas, a falta de cultura jurídica, má divisão de herança e a satisfação de necessidades sexuais.

Por área administrativa o município do Cuanhama liderou o índice de criminalidade com 97 delitos, seguido do Namacunde (77), Ombadja (62), Cahama (43), Curoca (13) e Cuvelai (5).

Relativamente ao furto e roubo de gado, o porta-voz apontou o registo de 25 casos de furtos, onde foram subtraídos 258 cabeças de gado de diferentes especiais, destes 175 foram recuperados e entregue aos proprietários como fiéis depositários.

A não escolta do rebanho nos sítios de pastagem por parte dos pastores ou seus criadores e aspectos culturais estiveram na base do furto de gado nos municípios do Cuanhama, Ombadja, Cahama e Curoca com a detenção 32 cidadãos.

O oficial apontou a prevenção com o incremento dos actos de patrulha e o policiamemnto de proximidade, como acções que ditaram a manutenção da ordem e tranquilidade pública na região.

Leia também
  • 14/04/2018 15:29:56

    Administradora do Cuanhama advoga maior denúncia da criminalidade

    Cuanhama - A necessidade da população no município do Cuanhama, Cunene, pautarem por maior denúncias dos actos de criminalidades ocorridas nas comunidades para actuação pontual da Policia Nacional, foi defendida hoje, sábado, em Ondjiva, pela administradora municipal, Margarida Ulisavo.

  • 14/04/2018 15:22:18

    Vice-governadora apela patriotismo da juventude

    Ondjiva - A necessidade da juventude cultivar cada vez mais os princípios patrióticos para construção de uma Angola mais próspera e melhor para todos, foi defendida hoje, sábado, em Ondjiva, pela vice-governadora do Cunene, para o sector Politico, Social e Económico, Albertina Teresa José.

  • 13/04/2018 18:31:22

    Vice-governadora encoraja jovens a serem empreendedores

    Ondjiva - Os jovens foram encorajados hoje (sexta-feira), em Ondjiva, a apostarem no empreendedorismo, como meio para criar sua própria renda e contribuir para o progresso da província. pela vice-governadora do Cunene para o sector Politico, Social e Económico, Albertina Teresa José.