Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

03 Maio de 2018 | 23h23 - Actualizado em 04 Maio de 2018 | 05h23

Obras condicionam trânsito na estrada 230 junto a Comarca de Viana

Luanda - A circulação rodoviária nas imediações da Comarca de Viana, estrada nacional 230, vai estar condicionada nesta sexta-feira (4), devido a reparação de um buraco que de forma recorrente provoca muitos constrangimentos aos automobilistas que circulam naquela zona da capital angolana.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Essa informação foi avançada à imprensa pelo administrador municipal adjunto de Viana para área Técnica e Serviços Comunitários, Fernando Binje, tendo adiantado que “depois de obras paliativas, agora o trabalho é de carácter definitivo”.

“Enquanto decorrer a obra, o trânsito estará parcialmente impedido, será desviado para o lado do passeio, pelo que pedimos desde já a compreensão dos automobilistas pelos transtornos causados”, disse.

Acrescentou que posteriormente será feita a manutenção da referida via a nível de Viana, eliminando os buracos que apresenta em vários pontos.

Para além desta empreitada, declarou, uma outra empresa subcontratada pelo INEA está a trabalhar no sentido de asfaltar até 50 metros das diversas ruas na sua ligação com a 230, como as da Robaldina, da Cometa, dentre outras.

“Essa intervenção visa sobretudo impedir os constrangimentos causados pelas chuvas, que alagavam essas mesmas entradas e causavam grandes dificuldades no trânsito”, disse.

Na mesma senda, Fernando Binje indicou que a zona do Zango também vai conhecer obras de melhoria nalguns pontos, entre as quais a colocação de uma manilha no Zango intermédio, onde se assiste a um acumular de água no eixo da via sempre que chove.

A propósito, afirmou que vai se canalizar essas águas para a vala de macrodrenagem, embora essa ainda não esteja concluída, sendo a alternativa de momento.

Igualmente nas imediações do tanque da EPAL, no Zango 3, também apareceram muitos buracos na via que vão merecer intervenção a curto prazo, assim como as suas bacias de retenção, que devido às chuvas conheceram a erosão dos solos e apresentaram deslizamento de terra.

“ Já foi realizada uma intervenção na primeira bacia, mas o ponto mais crítico é a segunda que resultou na danificação da estrada, com um corte completo. Estão a ser criadas condições para aterrar e compactar, bem como repor o asfalto e os lancis danificados”, frisou.

Vala e ravinas intervencionadas

Ainda a nível do Zango, outra situação que aflige os munícipes é a vala de macrodrenagem que carece de uma protecção para se evitar acidentes, como as mortes registadas nos últimos meses.

Relativamente a essa situação, o administrador adjunto referiu que algumas empresas estão já a trabalhar para aplicação de uma vedação metálica de protecção, com dois mil e 100 metros de comprimento de cada lado, enquanto se espera por uma solução definitiva do INEA.

Também na zona da Boa-Fé, devido as chuvas, abriu-se uma grande ravina que periga dois postos de transformação de energia de média tensão. Os solos apresentam-se corroídos e o perigo é eminente.

O administrador adjunto informou que neste momento já se começou uma intervenção com aterro e compactação e espera-se concluir os trabalhos até ao dia 25 do corrente.

Na mesma senda, apelou a calma da população das Caop A, B e C, devido as ravinas naquelas zonas, pois, adiantou que estão a trabalhar com o

Laboratório de Engenharia no levantamento das mesmas, esperando-se por soluções técnicas definitivas nos próximos tempos.

Assuntos Estradas   Obras   Província » Luanda  

Leia também
  • 02/02/2019 13:06:34

    Chuva alaga ruas e mais de 700 residências em Luanda

    Luanda - Setecentas e 11 residências inundadas, algumas escolas, centros e postos médicos alagados, assim como ruas intransitáveis, mas sem o registo de vítimas humanas, são o resultado da chuva que caiu durante sete horas na sexta-feira (1), na província de Luanda, segundo dados provisórios divulgados hoje, sábado.

  • 01/02/2019 23:36:45

    Deputados da UNITA sugerem aumento dos postos de identificação

    Luanda - Deputados do grupo parlamentar da Unita manifestaram-se preocupados, face as enchentes que se registam nos postos de Identificação Civil e Criminal no município de Viana, em Luanda, e sugerem o aumento de mais serviços para se atenuar a demanda.

  • 31/01/2019 13:37:17

    Maior parte dos incêndios é causado por negligência

    Luanda - Cinquenta e um incêndios dos 72 registados, em Luanda, durante o mês de Janeiro deste ano, foram provocados por negligência, menos cinco em relação ao mesmo período de 2018.

  • 31/01/2019 13:15:38

    PN detém oficial no Cazenga por suspeita de corrupção

    Luanda - A Polícia Nacional deteve, na última quarta-feira, 30, um sub-chefe pertencente à 12ª esquadra, no município do Cazenga, em Luanda, por alegado envolvimento em actos de corrupção.