Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

24 Maio de 2018 | 19h23 - Actualizado em 24 Maio de 2018 | 19h23

Bié ganha Sistema de Informação Básica

Cuito - Os municípios da província do Bié ganharam hoje, quinta-feira, Sistemas de Informação Básica (SIBM), através do Fundo de Apoio Social (FAS) e do Instituto de Formação da Administração Local (IFAL), com vista a facilitar o trabalho do Ministério da Administração do Território e Reforma do Estado.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Na cerimónia de entregas a directora do “FAS” no Bié, Laurentina Manuel, disse que os administradores e os técnicos selecionados receberam formações num período de três dias, para facilitar o manuseamento dos meios, tendo solicitado a fazerem uso correcto dos meios, para o bem-estar do país.

Entretanto, o vice-governador do Bié, para o sector Político, Social e Economico, Carlos Ulombe da Silva, que testemunhou a entrega, adiantou que o Sistema de Informação Básica Municipal vai proporcionar ao Governo a criação de um banco de dados, mais actualizado e seguro, desde os domínios geográfico, político, sociais, entre outros.

Carlos Ulombe da Silva apelou, no entanto, para a necessidade dos formandos aplicarem corretamente os conhecimentos adquiridos durante acção formativa, tendo em conta os benefícios que propiciarão para o desenvolvimento dos municípios..

Durante o período de aprendizagem, os administradores municipais e técnicos afectos das administrações do Cuito, Camacupa, Chitembo, Chinguar, Catabola, Cunhinga, Cuemba, Nhârea e Andulo analisaram temas relacionados com a gestão, interface, aspecto técnico e como alimentar o Sistema de Informação Básica municipal, análise de dados e descargas das informações dos telemóveis para a base de dados no computador.

O seminário, orientado por especialistas do “IFAL”, debateu ainda a base de dados no computador, conceito de pré-perfil, relatório do perfil municipal dinâmico, conceito e regras de convivência, entre outros.

O “SIBM” permite a recolha, de forma segura, estruturada, sistematizada em formato de indicadores de dados estatísticos, relativos aos índices de pobreza, bem como na actualização de mapas, relatórios, perfis municipais e estudos do sector económico.


Iniciado em 2014, o “SIBM” surge da necessidade de obter uma plataforma de recolha e tratamento de dados como suporte à planificação, gestão municipal e diagnósticos institucional da administração do território de modo rápido, automatizado e fidedigno.

O Sistema de Informação Básica Municipal foi apresentado e validado pelo Ministério da Administração do Território (MAT), em 2017.

 

Leia também
  • 05/02/2019 16:24:27

    Jovens beneficiam de formação em artes e oficios no Cuito

    Cuito - Trezentas raparigas serão matriculadas na segunda acção formativa a ser promovida pela Igreja Evangélica de Angola (IECA), no Bié, com a inclusão dos cursos de decoração e corte e costura.

  • 01/02/2019 19:54:01

    Marido mata esposa com golpes de enxada no Bié

    Cuito - Uma jovem, de 30 anos de idade, foi morta com golpes de enxada na cabeça, quarta-feira, na comuna de Sande, no município de Catabola, província do Bié, supostamente pelo marido, devido a um desentendimento entre ambos ocorrido numa lavra.

  • 01/02/2019 12:27:43

    Chuva causa dois mortos na aldeia de Chinquendula

    Chinguar - Duas pessoas morreram em consequência da forte chuva que caiu quinta-feira, na localidade de Chiquendula, município do Chinguar, 75 quilómetros a Oeste da cidade do Cuito, província do Bié.

  • 31/01/2019 23:26:57

    Recolhidos mais 438 mil metros cúbicos de resíduos sólidos no Cuito

    Cuito - Quatrocentos e trinta e oito mil, 650 metros cúbicos de resíduos sólidos foram recolhidos no município do Cuito, província do Bié, em 2018, pela administração local, através dos serviços básicos da administração local.