Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

27 Maio de 2018 | 05h01 - Actualizado em 27 Maio de 2018 | 01h40

Cuanza Norte: Procissão de velas marca ponto alto da peregrinação católica

Ndalatando - Uma procissão de velas que percorreu cerca de sete quilómetros das artérias da cidade de Ndalatando, capital do Cuanza Norte, marcou sábado, o ponto mais alto da peregrinação anual ao santuário diocesano de Maria Auxiliadora em que participaram mais de sete mil fiéis católicos oriundos de várias províncias do país.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Cuanza Norte: Peregrinação católica regista afluência massiva de fiéis

Foto: Lucas Leitão

Cuanza Norte: Peregrinação católica regista afluência massiva de fiéis

Foto: Lucas Leitão

O evento missionário organizado pelos padres Salesianos de Dom Bosco registou no presente ano, a sua XVI edição assinalada por uma caminhada pedestre com procissão de velas, preces e cânticos de louvor, como demonstração de fé e devoção à Maria, considerada a intercessora dos cristãos perante Deus.

Decorrida sob o lema “Mãe acolhe todos os filhos, confia em Maria e vereis os milagres”, a referida peregrinação que teve como ponto de partida o antigo posto de fiscalização do bairro camundai, percorreu as várias artérias da cidade de Ndalatando até à paróquia Nossa Senhora Auxiliadora do bairro Quipata, onde está situado o santuário com o mesmo nome.

A ocasião foi aproveitada pelos devotos oriundos das províncias de Luanda, Cuanza Sul, Moxico e Benguela, para apresentação de agradecimentos, preces e louvor à Deus pela conquista de várias graças, versadas na conquista de emprego, manutenção da saúde e harmonia familiar.

 Ao encerrar a actividade, o bispo da diocese de Ndalatando, dom Almeida Kanda apelou os fiéis a viverem a presente peregrinação num ambiente de oração e devoção à Maria, considerada mãe dos cristãos católicos, a fim de receberem a luz para a caminhada em prol da missão evangelizadora e de elevação da fé.

O prelado aproveitou a ocasião para apelar aos cristãos a manterem a continuidade do ambiente de oração e meditação da palavra de Deus em prol da peregrinação anual ao santuário diocesano de Maria Auxiliadora, cujo encerramento será marcado com uma missa solene neste domingo (27 de Maio)

Presentes no referido evento religioso estiveram igualmente presentes, o governador do Cuanza Norte, José Maria Ferraz dos Santos, a ministra da Juventude e Desporto, Ana Paula da Silva e distintas entidades do governo provincial.

Fundada em 1990, a diocese de Ndalatando que tem como bispo o missionário dom Almeida Kanda conta actualmente com 10 paróquias, instaladas em oito dos dez municípios da província, com excepção da Banga e Bolongongo.

Leia também
  • 05/02/2019 16:06:23

    Militar das FAA morto a tiro na Matala

    Matala - Um militar das Forças Armadas Angolanas (FAA), de 37 de anos de idade, afecto ao Batalhão de Logística, foi morto a tiro, domingo (3), por meliantes ainda não identificados, no bairro Calumbiro, no município da Matala, província da Huíla.

  • 04/02/2019 22:16:51

    Associação planta mais de 600 árvores na Banga

    Banga - Pelo menos 650 espécies de árvores ornamentais e fruteiras foram plantadas esta segunda-feira, na vila da Banga, sede do município com o mesmo nome, província do Cuanza Norte, numa acção da associação dos naturais e amigos da localidade, Anabanga.

  • 04/02/2019 17:52:09

    Serviços de saúde mais próximo dos habitantes de Ngola Luije

    Malanje - Um centro de saúde, com serviços de pediatria, medicina, pré-natal e parto, foi inaugurado hoje (segunda-feira), na comuna de Ngola Luije, município de Malanje, visando aproximar os serviços sanitários à população.

  • 04/02/2019 17:52:03

    Município do Huambo ganha equipamentos sociais

    Chipipa - Uma escola e um sistema de rega foram inaugurados hoje, segunda-feira, no município do Huambo, província com o mesmo nome, no quadro das comemorações do 58º aniversário do início da Luta de Libertação Nacional.