Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

13 Junho de 2018 | 15h14 - Actualizado em 13 Junho de 2018 | 15h14

CICA pede reforço da capacidade de resiliência das comunidades

Ondjiva - O reforço da capacidade de resiliência das comunidades, para a preservação do meio ambiente. foi solicitado, quarta-feira, em Ondjiva, província do Cunene, pelo coordenador do Projecto Justiça Climática, afecto ao Conselho Nacional de Igrejas Cristas em Angola (CICA), Manuel Domingos.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Ao falar no acto de apresentação do relatório sobre Impactos das Alterações Climáticas, resultante da pesquisa feita nos municípios do Namacunde (Cunene), Quibala (Cuanza sul), Gambos (Huila) e Cubal (Benguela), explicou que a população deve estar munida destas matérias, para saberem enfrentar os desastres naturais.

Salientou que o forte impacto das alterações climáticas nas comunidades causa consequências negativas como inundações e seca que propiciam doenças, fome de pessoas e animais, o que leva o governo a adaptar medidas estratégias para garantir a sobrevivência das espécies.

“O CICA  como parceiro do governo, encontra-se desde 2013 a trabalhar na auscultação da população destas áreas, que culminou na elaboração do relatório com acções a ser apresentado aos órgãos decisores para apreciação e execução”, referiu.

Manuel Domingos aconselhou o governo antes de implementar projectos sociais a trabalhar com os parceiros na auscultação das comunidades para definirem prioridade nas decisões a tomar em benefício do colectivo, evitando o insucesso que alguns projectos tiveram.

O relatório sobre Impactos das Alterações Climáticas 2017 conta com 34 páginas que descrevem os principais perigos climáticos, seus impactos sobre meios de subsistência, os recursos existentes nas comunidades e as estratégias que as mesmas adoptam para a sobrevivência.

Leia também
  • 16/06/2018 06:01:02

    Resenha: Festejos do Dia da Criança Africana destaque da semana

    Luanda - As celebrações do Dia da Criança Africana, 16 de Junho, é um dos assuntos de destaque do noticiário social da semana que hoje, sábado, termina.

  • 15/06/2018 21:13:34

    Regime trabalhador estudante uma das prioridades da LGT

    Luanda - O regime de trabalhador estudante é uma das prioridades da nova Lei Geral do Trabalho (LGT), ao contrário da antiga que periorizava o trabalho, cujo contrato é livre entre ambos, disse esta sexta-feira, em Luanda, a jurista Márcia Nigiolela.

  • 15/06/2018 20:16:41

    Filhos com enorme dívida moral sobre pais - considera sociólogo

    Luanda - Os filhos têm uma enorme dívida moral sobre os pais, respeitante a protecção na sociedade, considerou hoje, sexta-feira, o sociólogo Marcelino Pintinho.

  • 15/06/2018 17:06:56

    Deficientes físicos recebem kits profissionais

    Huambo - Quinze deficientes físicos residentes na província do Huambo receberam hoje, sexta-feira, kits profissionais de carpintaria e serralharia, oferecidos pela Fundação Lwini, no quadro do seu projecto de assistência às pessoas em condições vulneráveis.