Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

13 Junho de 2018 | 19h45 - Actualizado em 13 Junho de 2018 | 19h46

Kilamba Kiaxi solicita conclusão de projecto de macro drenagem

Luanda - A administradora do Kilamba Kiaxi, Albina Guilhermina Luísa, solicitou ao Governo a conclusão do projecto de macro drenagem da província de Luanda, cujas obras paralisaram nessa circunscrição.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

1 / 1

Pormenor de uma vala de drenagem

Foto: Lucas Neto/Arquivo

Administradora do Kilamba Kiaxi, Albina Guilhermina Luísa

Foto: Joaquina Bento/Arquivo

A administradora, que falava num encontro com o secretario municipal da JFNLA, David Miguel, disse que a instituição pretende que haja celeridade na conclusão deste projecto .

Para si, a paralisação das obras está a causar transtornos à população, principalmente, na época chuvosa e a condicionar o projecto de requalificação do município.

Disse que esta preocupação já foi apresentada ao Presidente da República, João Lourenço, por ocasião de uma visita à província de Luanda, em Fevereiro do ano em curso, que incluiu o município do Kilamba Kiaxi.

Informou que a Administração está a trabalhar com o Governo da província na requalificação do município, porque apesar de estar localizado no centro as ruas do interior não estão asfaltadas.

O projecto de macro drenagem de Luanda insere-se no plano director-geral dessa província, aprovado pelo seu Conselho de Coordenação Estratégica, a 8 de Outubro de 2015, em sessão orientada pelo ex-Presidente da República, José Eduardo dos Santos.

O plano de Luanda, cuja execução tem a duração de 15 anos, estabelece como princípio preservar o ambiente natural e o património cultural da província, assim como o seu carácter urbano e a sua identidade.

O Conselho de Coordenação Estratégica da Província de Luanda tomou conhecimento, naquela altura, do relatório semestral das actividades realizadas pela Unidade Técnica de Gestão e Saneamento de Luanda e aprovou o seu projecto de macro-drenagem do Kilamba.

Do conjunto de actividades realizadas pela unidade, destacam-se as obras de construção de macro-drenagem do Suroca, Cazenga, Cariango e das redes separativas dos bairros Popular e Terra Nova, limpeza e manutenção das redes de colectores públicos e valas de drenagem, bem como a construção de quatro pontes metálicas para assegurar a circulação ao longo dos eixos dos diferentes sistemas de drenagem.

Leia também
  • 13/06/2018 18:57:08

    JFNLA no Kilamba Kiaxi pretende colaborar em projectos sociais

    Luanda - A organização juvenil da FNLA (JFNLA) no Kilamba Kiaxi pretende trabalhar com a Administração local na implementação de projectos sociais, com vista ao desenvolvimento da circunscrição.

  • 09/06/2018 14:01:44

    Responsáveis reflectem sobre promoção dos direitos das crianças

    Luanda - Os directores dos Gabinetes de Comunicação Institucional e Imprensa a nível das províncias do país participaram neste sábado, em Luanda, num encontro de reflexão sobre os médias na promoção do direito das crianças, promovido pelo Ministério da Comunicação Social em parceria com o Unicef.

  • 09/06/2018 13:48:15

    Conselho da juventude com Brigada de Educação para combate à malária

    Luanda - O Conselho Provincial da Juventude de Luanda criou uma Brigada de Educação com objectivo de prestar assistência médica para as comunidades carentes, com destaque para o combate à malária, disse hoje, sábado, o secretário para informação da CPJ, Yuri Rebelo.