Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

26 Junho de 2018 | 18h32 - Actualizado em 26 Junho de 2018 | 18h32

MATRE capacita quadros em sistema de informação básico municipal

Uíge - Os assessores do governo da província, administradores e quadros municipais estão a ser capacitados desde hoje, terça-feira, nesta cidade, sobre Sistema de Informação Básico Municipal (SIBM), numa promoção do Fundo de Apoio Social (FAS), visando munir os participantes de ferramentas para corresponderem as exigências no quadro das reformas do Estado.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

A acção formativa com duração de dois dias, sob orientação de  formadores nacionais do MATRE, aborda temas como, “o papel de SIBM”, “instrumentos de análise local e nacional”, “o processo de planeamento de questão territorial para o desenvolvimento local”, “conhecimentos práticos sobre a importância de SIBM”.

Constam entre outros objectivos da formação, compreender a estrutura e funcionalidades do SIBM, desenvolver competências com usuário de SIBM, identificar os elementos estruturantes para recolha e armazenamento de dados, assim como, identificar os aspectos funcionais e inovadores.

Ao falar na abertura da formação, o director provincial do Fundo de Apoio Social (FAS) no Uíge, Diogo Mariano, disse que o sistema de informação básico municipal é uma ferramenta para melhor planificação,  gestão e tomada de decisão para  todos níveis de governação.

Esclareceu que o projecto resultou da conjugação dos três órgãos do Ministério do Território e Reforma do Estado, nomeadamente Fundo de Apoio Social (FAS), Gabinete de Tecnologias de Informação (GTI) e Instituto de Formação da Administração Local (IFAL).

Esclareceu que os órgãos surgem na necessidade de se obter  uma plataforma de recolha e tratamento de dados com suporte para a planificação de modo rápido e autónomo no âmbito dos projectos do MATRE de 2015 a 2025.

Na província do Uíge, pontualizou, o projecto contempla na primeira fase, os municípios do Uíge, Negage, Sanza Pombo, Quitexe e Maquela do Zombo.

“O projecto contempla os 164 municípios do país de forma gradual”, fez saber.

Disse que os gestores municipais passarão a apresentar todas as informações a nível dos municípios, de forma estruturada e sistematizada com mapas e relatórios.    

Avançou que o SIBM constitui igualmente como alavanca para responder aos actuais desafios de desconcentração administrativa, na fiscalização de serviços e institucionalização das autarquias locais.

O governador provincial do Uíge, Pinda Simão, disse ao abrir a formação, que  o mesmo figura entre o conjunto de acções e medidas em apoio as autarquias locais, para criação das condições propícias de reforma do Estado.

“Com a implementação de autarquias pretende – se levar, a administração local de Estado, à disposição para escuta dos problemas que afligem a população nas comunidades” disse.

O governador da província, pediu aos participantes, maior responsabilidade para que após a formação, possam continuar a contribuir melhor na reforma de Estado em curso.

Leia também
  • 05/02/2019 16:24:27

    Jovens beneficiam de formação em artes e oficios no Cuito

    Cuito - Trezentas raparigas serão matriculadas na segunda acção formativa a ser promovida pela Igreja Evangélica de Angola (IECA), no Bié, com a inclusão dos cursos de decoração e corte e costura.

  • 27/01/2019 16:17:52

    Governador quer jovens que promovam valores da paz e amor a pátria

    Uíge - O governador provincial do Uíge, Pinda Simão, defendeu hoje, na cidade de Negage, a necessidade dos jovens serem os promotores de valores que enaltecem o respeito e amor à pátria, aos bens culturais, bem como motores da criatividade e inovação.

  • 25/01/2019 19:21:59

    OMA quer militantes engajadas no combate ao analfabetismo

    Uíge - A secretária municipal da OMA do Uíge, Fátima Lengo, exortou hoje, sexta-feira, às militantes da organização no sentido de estarem mais empenhadas nas acções de combate ao analfabetismo nas comunidades.

  • 23/01/2019 21:46:58

    OMA forma mulheres rurais no Bailundo

    Bailundo - O secretariado municipal da OMA no Bailundo, 75 quilómetros a norte da cidade do Huambo, iniciou este mês a formação de 87 mulheres rurais em culinária, pastelaria, corte e costura e decoração.