Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

12 Julho de 2018 | 08h57 - Actualizado em 12 Julho de 2018 | 08h56

Crescimento da população nacional estima-se em 3,1 por cento

Luanda - A taxa de crescimento natural previsto para o ano 2018 é de 3,1 por cento, mesmo número que no ano 2017 e superior ao ano 2016 que atingiu os 3 por cento, informou nesta quarta-feira, o Técnico do Instituto Nacional de Estatística (INE), Ezequiel Luís.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Infografia do Censo Populacional

Foto: Angop

A população angolana de acordo com último censo feito em 2014 estima-se em mais de 25 milhões, sendo maioritariamente jovem e do sexo feminino que corresponde a 46 por cento e vai dos 0 aos 14 anos de idade.

O responsável falava numa palestra realizada pelo INE sobre a população de Angola e o mundo numa data que se assinala o Dia Mundial da População (11 de Julho).

Em Angola, cerca de 25 por cento de nascimentos ocorrem em menos de 24 meses após o nascimento anterior, o que representa maior risco para a saúde da mãe e criança.

A taxa de fertilidade é quase duas vezes superior no Bié e Huambo, comparativamente as províncias de Luanda e Cabinda.

O responsável referiu que a esperança de vida dos angolanos vai até aos 62 anos de idade, sendo que as mulheres atingem os 63 anos e os homens aproximadamente 61 anos de idade.

O responsável informou que o INE está a realizar um inquérito sobre despesas receitas e emprego que visa actualizar as informações do agregado familiar para se avaliar a taxa de pobreza, entre outras informações ligadas ao estado actual da população.

O Dia Mundial da População é um evento anual, celebrado a 11 de Julho. O objetivo do Dia Mundial da População é alertar para as questões do planeamento e do desenvolvimento populacional, quando muita gente não tem acesso a recursos e serviços básicos como saúde, educação, saneamento, comida entre outros.

O evento foi criado pelo Conselho de Governadores do Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas em 1989.

Assuntos Pessoas   Sociedade  

Leia também
  • 11/07/2018 20:31:26

    Protecção Civil capacita especialistas em atendimento pré-hospitalar

    Ndalatando - Especialistas do Comando Provincial do Cuanza Norte do Serviço de Protecção Civil e Bombeiros concluíram, hoje, quarta-feira, em Ndalatando, uma acção de capacitação sobre técnicas de resgate e de apoio e atendimento pré-hospitalar de pacientes, bem como vítimas de acidentes de viação e de calamidades naturais.

  • 11/07/2018 20:16:10

    MAPTSS regista aumento de infracções laborais na Huíla

    Lubango - A falta de qualificador ocupacional e de inscrição no Sistema de Segurança Social destacam-se entre as 939 infracções laborais registadas durante o primeiro semestre do ano em curso, pelos serviços provinciais do Instituto Nacional de Segurança Social, observando um aumento de 253 casos em relação ao período igual de 2017.

  • 11/07/2018 19:46:25

    CAE 2018 promove efectivação do resgate dos valores sociais

    Lubango - O resgate dos valores morais, culturais e espirituais, no quotidiano profissional e académico dos jovens é uma das finalidades da 9ª edição do Congresso Anual dos Estudantes (CAE) com o tema "Uma nova história", que decorre no Lubango até ao próximo sábado.