Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

12 Julho de 2018 | 08h57 - Actualizado em 12 Julho de 2018 | 08h56

Crescimento da população nacional estima-se em 3,1 por cento

Luanda - A taxa de crescimento natural previsto para o ano 2018 é de 3,1 por cento, mesmo número que no ano 2017 e superior ao ano 2016 que atingiu os 3 por cento, informou nesta quarta-feira, o Técnico do Instituto Nacional de Estatística (INE), Ezequiel Luís.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Infografia do Censo Populacional

Foto: Angop

A população angolana de acordo com último censo feito em 2014 estima-se em mais de 25 milhões, sendo maioritariamente jovem e do sexo feminino que corresponde a 46 por cento e vai dos 0 aos 14 anos de idade.

O responsável falava numa palestra realizada pelo INE sobre a população de Angola e o mundo numa data que se assinala o Dia Mundial da População (11 de Julho).

Em Angola, cerca de 25 por cento de nascimentos ocorrem em menos de 24 meses após o nascimento anterior, o que representa maior risco para a saúde da mãe e criança.

A taxa de fertilidade é quase duas vezes superior no Bié e Huambo, comparativamente as províncias de Luanda e Cabinda.

O responsável referiu que a esperança de vida dos angolanos vai até aos 62 anos de idade, sendo que as mulheres atingem os 63 anos e os homens aproximadamente 61 anos de idade.

O responsável informou que o INE está a realizar um inquérito sobre despesas receitas e emprego que visa actualizar as informações do agregado familiar para se avaliar a taxa de pobreza, entre outras informações ligadas ao estado actual da população.

O Dia Mundial da População é um evento anual, celebrado a 11 de Julho. O objetivo do Dia Mundial da População é alertar para as questões do planeamento e do desenvolvimento populacional, quando muita gente não tem acesso a recursos e serviços básicos como saúde, educação, saneamento, comida entre outros.

O evento foi criado pelo Conselho de Governadores do Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas em 1989.

Assuntos Pessoas   Sociedade  

Leia também
  • 05/02/2019 16:06:23

    Militar das FAA morto a tiro na Matala

    Matala - Um militar das Forças Armadas Angolanas (FAA), de 37 de anos de idade, afecto ao Batalhão de Logística, foi morto a tiro, domingo (3), por meliantes ainda não identificados, no bairro Calumbiro, no município da Matala, província da Huíla.

  • 04/02/2019 22:16:51

    Associação planta mais de 600 árvores na Banga

    Banga - Pelo menos 650 espécies de árvores ornamentais e fruteiras foram plantadas esta segunda-feira, na vila da Banga, sede do município com o mesmo nome, província do Cuanza Norte, numa acção da associação dos naturais e amigos da localidade, Anabanga.

  • 04/02/2019 17:52:09

    Serviços de saúde mais próximo dos habitantes de Ngola Luije

    Malanje - Um centro de saúde, com serviços de pediatria, medicina, pré-natal e parto, foi inaugurado hoje (segunda-feira), na comuna de Ngola Luije, município de Malanje, visando aproximar os serviços sanitários à população.

  • 04/02/2019 17:52:03

    Município do Huambo ganha equipamentos sociais

    Chipipa - Uma escola e um sistema de rega foram inaugurados hoje, segunda-feira, no município do Huambo, província com o mesmo nome, no quadro das comemorações do 58º aniversário do início da Luta de Libertação Nacional.