Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

12 Julho de 2018 | 20h13 - Actualizado em 12 Julho de 2018 | 20h13

Governo reforça medidas de controlo de viagens de menores

Huambo - O governo da província do Huambo vai, em breve, reforçar as medidas de controlo da entrada e saída de menores, combatendo, assim, eventuais casos de tráfico das mesmas.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Maricel Capama - Vice-governadora do Huambo para o sector político, social e económico

Foto: Lino Guimarães

O facto foi dado a conhecer hoje, quinta-feira, à imprensa, pela vice-governadora para o sector político, social e económico, Maricel Capama, depois de ter visitado as empresas do sector dos transportes.

Segundo ela, esta província, infelizmente, continua a registar altos índices de entrada e saída de menores, vítimas de exploração de adultos, facto que preocupa as autoridades.

Apesar de falar em números, Maricel Capama informou que constata-se o aumento de crianças a viver nas ruas, um sinal claro que estas viajam, de comboio ao auto-carro, sem a autorização dos respectivos pais.

Para combater esta prática, disse que o Governo local pretende fechar o cerco para evitar que os menores sejam transportados de um província a outra sem consentimento dos país, devendo, para efeito, ser necessário uma declaração autentificada pelos encarregados de educação, tal como acontece nos transportes aéreos.

“Precisamos ter, diariamente, o mapa de registo das crianças que entram e saem, sobretudo o destino, as idades e cópia de autorização de viagem dos pais de tutela, para impedir os menores sejam transportados para prestar serviços e, posteriormente abandonadas”, acrescentou

A responsável visitou a estação principal do Caminho-de-Ferro de Benguela (CFB), com uma média semanal de 1.200 passageiros, em três serviços, tendo abordado, com os responsáveis, a situação da transportação dos menores, que se deslocam frequentemente às províncias de Benguela, Bié e Moxico onde são exploradas por indivíduos desconhecidos.

Também constatou o funcionamento dos terminais inter-provinciais das empresas de transportes rodoviários Ango-Real, com uma movimentação diária de 96 passageiros em quatro serviços entre Huambo/Luanda, e da Macon, com 350 viajantes por dia, em seis horários entre Huambo/Luanda e outros cinco com ligações ao Cuando Cubango e Bié.

Leia também
  • 12/07/2018 20:01:31

    INSS divulga projecto sobre Protecção Social dos Trabalhadores

    Malanje - O projecto de divulgação sobre protecção social dos trabalhadores do serviço doméstico, regime jurídico das prestações familiares e trabalhadores por conta própria está a ser levado a cabo pelo Instituto Nacional de Segurança Social (INSS) em Malanje, junto dos funcionários públicos, sociedade civil e outras organizações.

  • 12/07/2018 19:52:51

    Registados 31 crimes violentos nos últimos três meses

    Huambo - Trinta e um crimes violentos, praticados com recurso a armas de fogo, foram registados, na província do Huambo, de Abril a Junho deste ano, informou hoje, quarta-feira, a directora local adjunta dos Serviços de Investigação Criminal (SIC), intendente Alexandrina Alberto Monteiro.

  • 12/07/2018 18:39:30

    Sociedade civil em formação sobre género e VIH/Sida

    Malanje - Membros das organizações da sociedade civil e de associações e cooperativas de camponeses e quadros da Acção para o Desenvolvimento Rural e Ambiente (ADRA) participam, a partir de hoje (quinta-feira), nesta cidade, no VIII módulo anual de formação sobre género e VIH/Sida.