Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

17 Julho de 2018 | 17h10 - Actualizado em 17 Julho de 2018 | 17h10

Vacinados mais de mil animais de estimação contra raiva

Mbanza Kongo - Mil e 398 animais de estimação foram já imunizados contra a raiva nos municípios de Mbanza Kongo e do Soyo, província do Zaire, desde o início da campanha de vacinação massiva que arrancou a 2 de Julho do corrente ano.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Zaire: Campanha de vacinação contra a raiva

Foto: Pedro Moniz Vidal

De acordo com o chefe de departamento do Instituto do Serviço Veterinário (ISV) do gabinete provincial da agricultura, pecuária e pescas, Pedro Makumaya, em entrevista hoje à Angop, do número vacinado mil e 111 correspondem a caninos (cães), 260 felinos (gatos) e 27 sinos (macacos).

Explicou que o município de Mbanza Kongo imunizou já mil e 17 animais, ao passo que a circunscrição do Soyo vacinou 381 espécies nesta primeira fase da campanha que se estenderá até ao próximo mês de Agosto.

Ao todo estão engajados 17 técnicos, entre assistentes, supervisores e vacinadores, subdivididos em duas brigadas, que se propõem vacinar sete mil cães, gatos e macacos até ao término da empreitada.

A fonte disse terem sido disponibilizadas pelo Ministério de tutela, mil e 400 doses de vacinas anti-rábicas, quantidades que considerou suficientes para esta campanha que deverá abranger os restantes quatro municípios da província, ainda este ano.

O responsável lamentou a fraca disponibilidade dos proprietários de animais de estimação em atender as brigadas móveis que trabalham em regime porta-a-porta para permitir uma maior cobertura vacinal.

Pediu maior colaboração da população, nesta actividade, que visa prevenir os riscos que representam esta doença transmitida por mordedura de animal infectado ao ser humano.

A campanha surge em função do registo de 441 casos de mordeduras notificadas no ano passado em toda a província do Zaire.

Segundo ainda a fonte, só em Mbanza Kongo foram registados de Janeiro a Junho deste ano, 52 casos de mordeduras por cães raivosos, dos quais três resultaram em óbitos.


 

Leia também
  • 31/01/2019 18:23:02

    PN detém falsificador de documentos no Zaire

    Soyo - Um cidadão da República Democrática do Congo (RDC), acusado de falsificar e vender certificados e declarações escolares, no município do Soyo, província do Zaire, foi apresentado, nesta quinta-feira, pela Polícia Nacional (PN), aos órgãos de comunicação social.

  • 31/01/2019 11:21:38

    Detido cidadão que se fazia passar por funcionário do Minint

    Mbanza Kongo - Um cidadão de 33 anos de idade, que se fazia passar por funcionário da Delegação do Ministério do Interior (Minint) na província do Zaire, foi detido quarta-feira, na vila do Nzeto, pela Polícia Nacional.

  • 29/01/2019 11:44:17

    Adolescente morre afogado na praia do Nzeto

    Mbanza Kongo - Um adolescente de 17 anos de idade morreu afogado na tarde desta segunda-feira, numa das praias da vila do Nzeto, província do Zaire.

  • 28/01/2019 17:21:18

    SIC recupera 130 carteiras escolares supostamente furtadas

    Soyo - Cento e 30 carteiras escolares supostamente furtadas numa das escolas do Iº ciclo do ensino secundário no município do Soyo, província do Zaire, foram recuperadas no último fim-de-semana, pelo Serviço de Investigação Criminal (SIC).