Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

04 Agosto de 2018 | 12h07 - Actualizado em 04 Agosto de 2018 | 19h07

Namibe: Cidade de Moçamedes completa hoje 169 anos

Moçamedes - A cidade de Moçamedes completa hoje, sábado, o seu 169º aniversário desde a sua fundação, em 1846.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Namibe:Espasedes da cidade de Moçamedes,provincia do Namibe

Foto: Frederico Herculano

Namibe:Espasedes da cidade de Moçamedes,provincia do Namibe

Foto: Frederico Herculano

Namibe:Espasedes da cidade de Moçamedes,provincia do Namibe

Foto: Frederico Herculano

Moçamedes foi entre 1665/1676 visitada com certa frequência por barcos que navegavam para o sul, rumo ao Oriente. Nesta fase, aproximaram-se à Baia, na época conhecida por Ancra do Negro, para se abastecerem de víveres e de água.

Nesta altura, o tenente-coronel Pinheiro Furtado, em homenagem ao então governador-geral de Moçâmedes, mudou o nome de Ancra do Negro para Baia de Moçâmedes. Os primeiros habitantes na procura de melhores condições de vida abriram junto ao rio Berro pequenas fazendas agrícolas para cultivo de alguns produtos para a sua sobrevivência.

Em 1846, ano da fundação do distrito, teve início a colonização com a chegada em Moçâmedes do primeiro grupo de imigrantes portugueses, vindo de Pernambuco-Brasil.

Traços que apontam toda esta trajetória histórica podem ser encontrados em sítios históricos como Alfândega do Namibe, cadeia militar, cadeia São Nicolau Bentiaba, capela da nossa senhora do Mundo, capela da praia Amélia e a capitania do porto do Namibe.

A Fortaleza de Kapangombe,  Igreja Nossa Senhora de Fátima, Igreja de Santo Adrião, Palácio do Governo, tribunal provincial são outros locais históricos, para além das pinturas rupestres localizadas nas regiões do Tchitundo-Hulu e do Tchipopilo, no município do Virei e Macahama, na localidade de Caraculo, onde habitaram os primeiros povos.

Para comemorar a data várias actividades culturais e desportivas estão sendo realizadas, bem como a exposição de produtos agro-pecuários e pesqueiros, exposição fotográfica, concursos de desenhos, desfile de embarcações e uma missa de acção de graça.

 No programa reserva ainda o caldo da cidade, com animação da banda Odisseia e um espectáculo músico cultural com a participação da cantora Nzoki e músicos locais.

Actualmente, conta com mais de cinquenta mil habitantes na sua maioria funcionários públicos, pescadores e pequenos camponeses, que diariamente vão dando o seu contributo para o desenvolvimento da cidade e da província em particular.

As actividades foram antecedidas com a entrega de um enxoval bebé ao primeiro recem nascido na maternidade desta cidade e seguir-se-á com uma missa de acção de graça e desfile de embarcações e partidas desportivas.

Assuntos Província » Namibe  

Leia também
  • 31/01/2019 17:20:39

    Sector do Ambiente do Namibe lança plano "Lixo Zero"

    Moçâmedes - Um plano denominado "Lixo Zero", promovido pelo Gabinete Provincial do Ambiente, Gestão do Resíduos Sólidos e Saneamento do Meio da província do Namibe, foi lançado hoje, quinta-feira, no município de Moçâmedes, com objectivo de tornar a região mais limpa.

  • 30/01/2019 18:41:07

    Ex-comandante dos bombeiros condenado a 16 anos de prisão

    Moçâmedes - O ex-comandante do Serviço de Protecção Civil e Bombeiros, Alberto Domingos Mendes Machado, foi condenado hoje, quarta-feira, pelo tribunal provincial do Namibe, na pena única de 16 anos de prisão maior pelo crime de peculato.

  • 22/01/2019 16:55:31

    Antigo comandante do SPCB começa a ser julgado no Namibe

    Moçâmedes - O julgamento ex- comandante do Serviço de Protecção Civil e Bombeiros, Alberto Domingos Mendes Machado, de 41 anos de idade, teve inicio, nesta terça-feira, no Tribunal Provincial do Namibe, respondendo ao processo de querela número 234/18.

  • 22/01/2019 14:31:16

    Deficientes físicos beneficiam de cadeiras de rodas

    Moçâmedes- Dez pessoas, das quais cinco crianças, portadoras de deficiência física beneficiaram, nesta terça-feira, no município de Moçâmedes, província do Namibe, de cadeiras de rodas e muletas canadianas.