Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

26 Agosto de 2018 | 09h06 - Actualizado em 26 Agosto de 2018 | 11h17

Namibe: Humbi e Mongo com novo sistema de abastecimento de água

Tômbwa- Mais de duzentas e cinquenta habitantes das povoações do Humbi e Mongo, comuna Yona, município do Tômbwa, província do Namibe, contam desde sábado com um novo sistema de abastecimento de água, construído no âmbito do programa municipal integrado de desenvolvimento rural de combate à pobreza.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Com capacidade de dois mil e quinhentos litros por hora de bombeamento, o mesmo vai abastecer dois tanques de cinco mil litros de água para cada povoação.

O referido sistema foi inaugurado pelo governador do Namibe, Carlos da Rocha Cruz, no âmbito da sua visita de trabalho efectuado a este município num período de cinco dias.

No encontro que o governante manteve com a população, Carlos da Rocha Cruz, apelou a comunidade destas povoações a preservarem as infraestruturas, que segundo ele servira para uso doméstico e para o abeberamento do gado.

“ Hoje temos este sistema a funcionar e a nossa população vai deixar de percorrer grandes quilómetros em busca deste precioso líquido, agora é preciso que cada um seja vigilante, não deixando que os malfeitores destroam aquilo que o governo está a colocar a vossa disposição” disse.

Na comuna do Yona, o governante garantiu ainda que outras infraestruturas poderão ser entregues a população a partir da próxima semana, como postos de saúde e escolas e a instauração de um posto da Policia de Guarda Fronteira na localidade do Monte Negro.

No encontro, a população apresentou algumas inquietações como a falta de professores e medicamentos.

A falta de serviços de Justiça para emissão de bilhete de identidade, o de veterinária para vacinação do gado e meios agrícolas para a prática da agricultura foram de entre outras as preocupações apresentadas pela comunidade.

A comuna do Yona dista a 360 quilómetros da província do Namibe e conta com mais de cinco mil habitantes que se dedicam a pratica da Pastorícia.

 O governador do Namibe precedeu também a entrega de uma nova ambulância para transportação dos doentes das zonas mais recônditas da comuna do Yona, no quadro da sua jornada de campo.

Assuntos Província » Namibe  

Leia também
  • 05/11/2018 17:05:27

    Lucira inscreve jovens para formação profissional

    Moçâmedes - Setenta e um jovens, com idades compreendidas entre 18 aos 25 anos de idade, estão inscritos nos cursos de formação profissional do Centro de Artes e Ofícios da comuna da Lucira, município de Moçâmedes, província do Namibe.

  • 05/11/2018 16:05:24

    Responsável apela ao redobrar de segurança na extinção de incêndios

    Mçâmedes - O comandante dos Serviços de Protecção Civil e Bombeiro do Namibe, intendente de Bombeiro, Rafael Samuel Salatiel, apelou, hoje, segunda-feira, aos efectivos deste comando, a redobrarem as medidas de segurança que visam combater os incêndios no seio das comunidades, sobretudo as mais vulneráveis.

  • 31/10/2018 19:55:44

    Macala-sede clama por infra-estruturas e serviços sociais básicos

    Moçâmedes- A população da localidade da Macala-sede, município de Moçâmedes, província do Namibe solicitou a Administração Municipal desta circunscrição, a implementação de infra-estruturas e serviços sociais básicos.

  • 26/10/2018 17:44:24

    Lucira e Bentiaba podem beneficiar de energia eléctrica

    Moçâmedes - As comunas da Lucira e Bentiaba, município de Moçâmedes, província do Namibe, poderão beneficiar de energia eléctrica, com a entrada em funcionamento de dois grupos geradores nos próximos dias.