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31 Agosto de 2018 | 16h14 - Actualizado em 31 Agosto de 2018 | 16h14

Colisão na Lunda Norte provoca interdição de circulação na EN 180A

Dundo - Uma colisão entre duas viaturas (uma pesada e outra ligeira), na madrugada de quinta-feira, provocou a interdição da circulação automóvel sobre a ponte do rio Chiumbwe na EN180A nos dois sentidos, Dundo/Nzaji e vice-versa.

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O acidente aconteceu quando o ocupante da viatura ligeira, que saía do Dundo (Chitato) e o camião porta-máquinas com mais de 40 toneladas, do Nzaji (Cambulo) colidiram não provocando vítimas graves.

Por essa razão, encontram-se, quer no sentido Sul e Norte, mais de seis camiões e dezenas de viaturas ligeiras retidas pela obstrução da via, pautando pelo transbordo dos passageiros.

Nelson de Jesus e David Justino, camionistas saídos de Luanda há cinco dias, com 35 mil litros de combustível, lamentam o transtorno e apelam à rápida solução do problema.

O director provincial do Instituto de Estradas de Angola (INEA), Domingos António, disse à imprensa hoje, sexta-feira, que a interdição da circulação no referido troço, há 40 quilómetros do Dundo, será resolvida num prazo de 15 dias, mas tudo farão no sentido de repôr a normalidade o mais breve possível, por não haver estrada alternativa, visto que o desvio situa-se a 200 quilómetros da localidade.

Tendo referido ainda que no sábado, 1 de Setembro, começarão por retirar o veículo que se encontra sobre o pavimento, com o suporte de uma grua, que sairá do município do Xá-Muteba para a posterior colocação dos tabuleiros e painéis que reforçarão igualmente com uma outra ponte metálica que está neste momento no município do Cuango.  a mais de 500 quilómetros da sede da província.

A ponte metálica, concebida para 50 toneladas e que existe a aproximadamente há trinta anos, já registou vários embates, sendo este o terceiro, necessitando de substituição pelos sinais de deterioração do material em função do tempo de vida útil, não foi contemplada aquando da reabilitação há um ano, da Estrada Nacional Nº180A.

Por seu turno, o governador Ernesto Muangala, que visitou as pontes sobre o rio Chiumbwe e a via do Carinhenga em reabilitação, manifestou a preocupação do Governo local, pelo facto de alguns projectos diamantíferos e empresas de construção civil não responderem de forma satisfatória ao convite do Gabinete Provincial de Obras Públicas, no sentido de comparticiparem na reposição da circulação sobre o Chiumbwe.

 Ressaltando igualmente o envolvimento de algumas empresas e do projecto Chitotolo que disponibilizaram máquinas e mecânicos para a desmontagem do porta-maquinas, por formas a diminuir o peso da viatura sinistrada.

Ernesto Muangala garantiu igualmente que medidas provisórias serão tomadas para evitar a circulação de camiões para além das 22h00 a semelhança de algumas regiões do continente africano.

Portanto, a empresa contratada para a construção e reabilitação da EN 180A, inaugurada em Agosto de 2017, foi-lhe apenas adjudicada os 90 quilómetros de estrada pelo Ministério das Obras Públicas, não constando no documento as pontes existentes no troço.

Quanto a adjudicação das quatro ravinas à empresa Griner, estão condicionados o arranque das obras por esta não registar a cabimentação dos 15%  iniciais pelos Ministérios das Obras Públicas e das Finanças, tendo já o Governo Provincial, junto da Imogestim, evacuado os dois edifícios na segunda quinzena de Agosto, para evitar-se alguma catástrofe, visto que a última chuva provocou a progressão da escavação a cinco metros.

Importa referir que a EN 180A comporta três pontes metálicas provisórias, sobre o rio Luachimo no Chitato, com 21 metros de comprimento, Chiumbwe e Luxico no Cambulo, com 36 e 12 metros de comprimento cada.

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