Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

27 Agosto de 2018 | 15h52 - Actualizado em 27 Agosto de 2018 | 15h49

IFAL capacita inspectores na Lunda Norte

Dundo - O Instituto de Formação da Administração Local (IFAL) está a capacitar técnicos de diferentes instituições do Governo Provincial e de organizações não-governamentais, a partir de hoje, segunda-feira, no Dundo, na sequência de acções formativas realizadas por essa instituição.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Na formação de quadros de inspecção, fiscalização e controlo da administração local do Estado, que terá duração de cinco dias, são debatidos conteúdos como regime jurídico das inspecções, com base no Decreto Presidencial número 170/13 de Outubro e ética e deontologia profissional.

Igualmente, são ministradas matérias sobre a organização, estrutura e funcionamento das inspecções sectoriais da província, isto, no fundamento jurídico como a “Lei base-âmbito de atribuições e competências”, a importância da colaboração institucional dos órgãos inspectivos, bem como a incidência da actividade inspectiva no processo de arrecadação de receitas.

A coordenadora do IFAL da região Leste, Hermenegilda Jeremias, disse, no entanto, que o instituto programou a acção de formação, dirigida aos órgãos de fiscalização, com vista a capacitar quadros que possam corresponder com os actuais desafios do país, fundamentalmente na prevenção de actos ilícitos na gestão financeira e patrimonial do Estado e na cooperação institucional com outras agremiações.

Por seu turno, a vice governadora para a área Social, Política e Económica, Odia Deolinda Satula Vilarinho, salientou que a formação adequada contribui para uma melhor satisfação que permite aos funcionários desempenharem suas funções com maior eficiência, num plano de distribuição amplo, face aos actuais desafios cada vez mais exigentes.

Reconheceu a importância da acção aos gestores, para o melhoramento das suas competências visando alcançar assim os fins delineados pela organização, no tocante a mudanças de comportamento e atitudes organizacionais com responsabilidades.

A acção de capacitação está a decorrer sob o lema “Por uma gestão pública transparente e eficaz, reforcemos o controlo interno para o combate à corrupção, nepotismo e impunidade”.

Leia também
  • 24/08/2018 21:01:36

    Governante pede atitude da juventude na reconstrução do país

    Dundo - A construção de um futuro risonho para todos depende da atitude e do envolvimento da juventude nas tarefas da reconstrução nacional, considerou hoje, sexta-feira, no Dundo, o governador da província da Lunda Norte, Ernesto Muangala.

  • 22/08/2018 16:31:19

    ONG capacita munícipes sobre advocacia participativa

    Mbanza Kongo - A Organização Não Governamental "Aliança para a Promoção do Desenvolvimento da Comunidade de Hoji-Ya-Henda" (APDCH) promove desde hoje, quarta-feira, em Mbanza Kongo, Zaire, uma acção de capacitação de autores estatais e particulares sobre a advocacia participativa.

  • 16/08/2018 14:29:54

    Centro de formação pode encerrar por falta de condições

    Luanda - A falta de dinheiro para o pagamento dos formadores e de utensílios de trabalho pode causar a paralisação, a qualquer instante, do centro de formação profissional, Avelino dos Santos, no distrito urbano do Sambizanga, informou hoje, o seu director, Belchior de Carvalho.