Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

27 Agosto de 2018 | 15h52 - Actualizado em 27 Agosto de 2018 | 15h49

IFAL capacita inspectores na Lunda Norte

Dundo - O Instituto de Formação da Administração Local (IFAL) está a capacitar técnicos de diferentes instituições do Governo Provincial e de organizações não-governamentais, a partir de hoje, segunda-feira, no Dundo, na sequência de acções formativas realizadas por essa instituição.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Na formação de quadros de inspecção, fiscalização e controlo da administração local do Estado, que terá duração de cinco dias, são debatidos conteúdos como regime jurídico das inspecções, com base no Decreto Presidencial número 170/13 de Outubro e ética e deontologia profissional.

Igualmente, são ministradas matérias sobre a organização, estrutura e funcionamento das inspecções sectoriais da província, isto, no fundamento jurídico como a “Lei base-âmbito de atribuições e competências”, a importância da colaboração institucional dos órgãos inspectivos, bem como a incidência da actividade inspectiva no processo de arrecadação de receitas.

A coordenadora do IFAL da região Leste, Hermenegilda Jeremias, disse, no entanto, que o instituto programou a acção de formação, dirigida aos órgãos de fiscalização, com vista a capacitar quadros que possam corresponder com os actuais desafios do país, fundamentalmente na prevenção de actos ilícitos na gestão financeira e patrimonial do Estado e na cooperação institucional com outras agremiações.

Por seu turno, a vice governadora para a área Social, Política e Económica, Odia Deolinda Satula Vilarinho, salientou que a formação adequada contribui para uma melhor satisfação que permite aos funcionários desempenharem suas funções com maior eficiência, num plano de distribuição amplo, face aos actuais desafios cada vez mais exigentes.

Reconheceu a importância da acção aos gestores, para o melhoramento das suas competências visando alcançar assim os fins delineados pela organização, no tocante a mudanças de comportamento e atitudes organizacionais com responsabilidades.

A acção de capacitação está a decorrer sob o lema “Por uma gestão pública transparente e eficaz, reforcemos o controlo interno para o combate à corrupção, nepotismo e impunidade”.

Leia também
  • 11/11/2018 04:00:39

    Cooperação entre China-África em destaque do 52º treinamento para jovens jornalistas

    Cairo - A cooperação entre o governo chinês e os países africanos constitui o destaque dos temas a serem abordados no primeiro dia de formação da 52ª edição do treinamento para jovens jornalistas africanos, a decorrer de 11 a 29 deste mês, na cidade egípcia do Cairo, onde a Agência Angola Press, é o único representante da imprensa nacional.

  • 08/11/2018 15:29:37

    CICV desconhece violação de direitos humanos na Lunda Norte

    Dundo - O delegado da Cruz Vermelha Internacional (CICV) para Angola, Nelson Garcia, disse hoje, quinta-feira, no Dundo, província da Lunda Norte, que não tem informações que indicam a existência de violações dos direitos humanos em Angola.

  • 05/11/2018 12:52:38

    Formação ajuda a atingir a excelência - PCA Angop

    Luanda - As acções de formação são importantes, pois se pretende melhorar a qualidade do trabalho desenvolvido pela Agência de Notícias Angola Press (Angop) e atingir a excelência.

  • 05/11/2018 01:32:25

    Habitantes da região fronteiriça recorrem a serviços médicos na RDC

    Lóvua - Mais de 3.500 habitantes da Regedoria/Saimbuanda, província da Lunda Norte, recorrem à assistência sanitária e ensino primário da República Democrática do Congo (RDC), por falta de serviços e infra-estruturas afins na região.