Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

30 Agosto de 2018 | 18h20 - Actualizado em 30 Agosto de 2018 | 18h30

Mais de cinco mil animais de estimação vacinados contra raiva

Mbanza Kongo - Cinco mil e 154 animais de estimação entre cães, macacos e gatos, dos seis mil previstos, inicialmente, foram imunizados contra a raiva, nos últimos dois meses, na província do Zaire, no âmbito de uma campanha lançada pelo gabinete local da agricultura, pecuária e pescas.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Zaire: Campanha de vacinação contra a raiva em Mbanza Kongo

Foto: Pedro Moniz Vidal

A informação foi prestada nesta quinta-feira, à Angop, em Mbanza Kongo, pelo chefe do departamento do instituto veterinário no Zaire, Pedro Makumaya, frisando que o número dos animais vacinados nos seis municípios da região corresponde a 86 por cento.

De acordo ainda com o responsável, dos animais vacinados quatro mil são caninos (cães), 922 felinos (gatos) e 96 símio (macacos).

Apontou a falta de um meio de transporte para a deslocação dos técnicos, bem como a fraca colaboração dos criadores de animais como sendo alguns constrangimentos registados durante a empreitada.

A propósito, aconselhou aos munícipes que por qualquer motivo deixaram de vacinar os seus animais para se dirigirem aos postos fixos instalados nas administrações municipais e no departamento local do serviço veterinário.

Anunciou para o próximo mês de Outubro deste ano, o arranque da segunda fase da campanha de vacinação de animais de estimação, que será precedida de acções de mobilização da população.

Disse em jeito de balanço, que de Janeiro até a presente data, foram registados pelas autoridades veterinárias locais, 98 casos de pessoas mordidas por cães raivosos sem, no entanto, avançar número de óbitos.

Foram alocadas cinco mil e 412 doses de vacinas contra a raiva, numa empreitada que contou com o envolvimento de 17 técnicos.

Leia também
  • 31/01/2019 18:23:02

    PN detém falsificador de documentos no Zaire

    Soyo - Um cidadão da República Democrática do Congo (RDC), acusado de falsificar e vender certificados e declarações escolares, no município do Soyo, província do Zaire, foi apresentado, nesta quinta-feira, pela Polícia Nacional (PN), aos órgãos de comunicação social.

  • 31/01/2019 11:21:38

    Detido cidadão que se fazia passar por funcionário do Minint

    Mbanza Kongo - Um cidadão de 33 anos de idade, que se fazia passar por funcionário da Delegação do Ministério do Interior (Minint) na província do Zaire, foi detido quarta-feira, na vila do Nzeto, pela Polícia Nacional.

  • 29/01/2019 11:44:17

    Adolescente morre afogado na praia do Nzeto

    Mbanza Kongo - Um adolescente de 17 anos de idade morreu afogado na tarde desta segunda-feira, numa das praias da vila do Nzeto, província do Zaire.

  • 28/01/2019 17:21:18

    SIC recupera 130 carteiras escolares supostamente furtadas

    Soyo - Cento e 30 carteiras escolares supostamente furtadas numa das escolas do Iº ciclo do ensino secundário no município do Soyo, província do Zaire, foram recuperadas no último fim-de-semana, pelo Serviço de Investigação Criminal (SIC).