Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

03 Setembro de 2018 | 17h50 - Actualizado em 03 Setembro de 2018 | 17h58

Acidente causa duas mortes e interrupção de trânsito Lubango-Benguela

Quilengues - Duas mortes e interrupção temporária de trânsito no troço Lubango-Benguela são as consequências do embate de um camião contra a ponte sobre o rio Kutembo, no município de Quilengues, província da Huíla.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Ponte sobre rio Kutembo

Foto: Saturnino Tomás/arquivo

Em declarações à Angop, hoje, segunda-feira, em Quilengues, a 143 quilómetros a norte do Lubango, o administrador local, Armando Vieira, afirmou que o acidente aconteceu pelas 23 horas, quando um camião que vinha de Benguela, carregado de fertilizantes, embateu na lateral da ponte metálica, provocando a morte imediata do motorista e do ajudante, bem como a danificação do tabuleiro principal da infraestrutura e consequente interrumpção da circulação de viaturas entre Lubango e Benguela.

.Referiu que tal situação degradou a ponte, pelo que um grupo de peritos do Instituto Nacional de Estradas de Angola avaliam o estado da mesma, quando existe na zona uma fila de mais de 700 automobilistas que aguardam pela remoção do veiculo pesado.

“A situação é bastante preocupante, porque até os motoristas de autocarros com passageiros não conseguem atravessar, pelo que estão fazendo transbordo de mercadorias e pessoas de um lado para outro”, disse.

Após 13 horas de interrupção da via, bem como da avaliação dos técnicos sobre os danos, apenas viaturas ligeiras começaram a circulação.

O proprietário do camião lamentou a morte dos seus funcionários que trabalham há mais de cinco anos e aguarda que se realize os funerais e posteriormente ver a situação da mercadoria perdida.

Enquanto isso, as empresas transportadoras de passageiros estão a fazer transbordos para minimizar os transtornos causados.

Os dois administradores municipais de Quilengues e Chongoroi e os respectivos comandantes da PN estiveram no local para dar solução à situação, registando-se mais de uma centena de viaturas pesadas paralisadas entre as províncias de Benguela e Huíla e vice-versa.

Sobre o assunto, o porta-voz em exercício do Comando Provincial da Policia Nacional (PN), na Huíla, inspector-chefe Luís Filipe Zilungo, sublinhou que da peritagem feita, presume-se que a falta de reflectores na ponte tenha estado na base do acidente.

Por conseguinte, apelou aos automobilistas a terem mais cautela no exercício da condução dentro e fora das localidades, sobretudo no período nocturno.

Dados provenientes da corporação no último fim-de-semana, na Huíla, indicam o registo de 13 acidentes de viação, tendo causado seis vítimas mortais, mais seis em relação a igual período  anterior.

Os sinistros causaram despistes, colisões entre veículos automóveis, motorizadas e atropelamentos, com destaque para não cedência de prioridade, ultrapassagem irregular e excesso de velocidade.

Os mesmos ocorreram nos municípios de Quilengues, Humpata, Caluquembe, Malata e Lubango.

Leia também
  • 31/08/2018 17:00:05

    Acidente de viação causa dois mortos no troço Sanza-Pombo/Uíge

    Uíge - Duas pessoas morreram e três ficaram feridas em consequência de um acidente de viação ocorrido, na noite de quinta-feira, no troço entre o município de Sanza-Pombo e a cidade do Uíge, sede capital da província com o mesmo nome.

  • 31/08/2018 16:50:07

    Estudo recomenda maior divulgação do OGE nas comunidades rurais

    Ganda - A necessidade de promoção de campanhas de divulgação nas comunidades rurais e, sobretudo, na classe feminina, sobre a importância e aplicação do OGE, foi defendida, nesta sexta-feira, em Benguela, durante a apresentação de um estudo a propósito, realizado nos municípios da Ganda e do Cubal, no primeiro trimestre deste ano.

  • 31/08/2018 16:14:25

    Colisão na Lunda Norte provoca interdição de circulação na EN 180A

    Dundo - Uma colisão entre duas viaturas (uma pesada e outra ligeira), na madrugada de quinta-feira, provocou a interdição da circulação automóvel sobre a ponte do rio Chiumbwe na EN180A nos dois sentidos, Dundo/Nzaji e vice-versa.