Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

03 Setembro de 2018 | 17h50 - Actualizado em 03 Setembro de 2018 | 17h58

Acidente causa duas mortes e interrupção de trânsito Lubango-Benguela

Quilengues - Duas mortes e interrupção temporária de trânsito no troço Lubango-Benguela são as consequências do embate de um camião contra a ponte sobre o rio Kutembo, no município de Quilengues, província da Huíla.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Ponte sobre rio Kutembo

Foto: Saturnino Tomás/arquivo

Em declarações à Angop, hoje, segunda-feira, em Quilengues, a 143 quilómetros a norte do Lubango, o administrador local, Armando Vieira, afirmou que o acidente aconteceu pelas 23 horas, quando um camião que vinha de Benguela, carregado de fertilizantes, embateu na lateral da ponte metálica, provocando a morte imediata do motorista e do ajudante, bem como a danificação do tabuleiro principal da infraestrutura e consequente interrumpção da circulação de viaturas entre Lubango e Benguela.

.Referiu que tal situação degradou a ponte, pelo que um grupo de peritos do Instituto Nacional de Estradas de Angola avaliam o estado da mesma, quando existe na zona uma fila de mais de 700 automobilistas que aguardam pela remoção do veiculo pesado.

“A situação é bastante preocupante, porque até os motoristas de autocarros com passageiros não conseguem atravessar, pelo que estão fazendo transbordo de mercadorias e pessoas de um lado para outro”, disse.

Após 13 horas de interrupção da via, bem como da avaliação dos técnicos sobre os danos, apenas viaturas ligeiras começaram a circulação.

O proprietário do camião lamentou a morte dos seus funcionários que trabalham há mais de cinco anos e aguarda que se realize os funerais e posteriormente ver a situação da mercadoria perdida.

Enquanto isso, as empresas transportadoras de passageiros estão a fazer transbordos para minimizar os transtornos causados.

Os dois administradores municipais de Quilengues e Chongoroi e os respectivos comandantes da PN estiveram no local para dar solução à situação, registando-se mais de uma centena de viaturas pesadas paralisadas entre as províncias de Benguela e Huíla e vice-versa.

Sobre o assunto, o porta-voz em exercício do Comando Provincial da Policia Nacional (PN), na Huíla, inspector-chefe Luís Filipe Zilungo, sublinhou que da peritagem feita, presume-se que a falta de reflectores na ponte tenha estado na base do acidente.

Por conseguinte, apelou aos automobilistas a terem mais cautela no exercício da condução dentro e fora das localidades, sobretudo no período nocturno.

Dados provenientes da corporação no último fim-de-semana, na Huíla, indicam o registo de 13 acidentes de viação, tendo causado seis vítimas mortais, mais seis em relação a igual período  anterior.

Os sinistros causaram despistes, colisões entre veículos automóveis, motorizadas e atropelamentos, com destaque para não cedência de prioridade, ultrapassagem irregular e excesso de velocidade.

Os mesmos ocorreram nos municípios de Quilengues, Humpata, Caluquembe, Malata e Lubango.

Leia também
  • 08/11/2018 17:24:09

    Anciã morre por Descarga atmosférica no Cuvango

    Cuvango - Uma anciã de 75 anos de idade morreu, quarta-feira, vítima de descarga atmosférica, no município do Cuvango, província da Huíla, informou hoje, quinta-feira, no Lubango, o porta-voz do Comando Provincial dos Serviços de Protecção Civil e Bombeiro, Inocêncio Hungulo.

  • 08/11/2018 15:43:59

    Polícia regista mais de 100 homicídios em dez meses

    Lubango - Cento e 22 homicídios voluntários, com destaque para o município do Lubango, com 54 casos, foram registados de Janeiro a Outubro do ano em curso, mais quatro assassinatos em relação ao igual período anterior, informou hoje, quinta-feira, nesta cidade, o porta-voz da Polícia Nacional na Huíla, inspector-chefe Luís Filipe Zilungo.

  • 05/11/2018 16:11:42

    Briga por terreno resulta em morte na Chibia

    Lubango - Um cidadão de 33 anos de idade é acusado de matar um primo de 40 anos de idade, no município da Chibia, província da Huíla, por espancamento, depois de uma discussão pela alegada posse de um terreno herdado de seus avós, informou hoje, segunda-feira, no Lubango, o porta-voz do Comando Provincial da Polícia Nacional, inspector-chefe Luís Filipe Zilungo.

  • 05/11/2018 13:45:15

    Mais de 10 pessoas morrerm no fim de semana prolongado em Luanda

    Luanda - Treze pessoas morreram e 20 ficaram feridas em consequência de 28 acidentes de viação registados em Luanda, no fim-de-semana prolongado, pelo Comando Provincial da Polícia Nacional (PN).