Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

03 Setembro de 2018 | 17h50 - Actualizado em 03 Setembro de 2018 | 17h58

Acidente causa duas mortes e interrupção de trânsito Lubango-Benguela

Quilengues - Duas mortes e interrupção temporária de trânsito no troço Lubango-Benguela são as consequências do embate de um camião contra a ponte sobre o rio Kutembo, no município de Quilengues, província da Huíla.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Ponte sobre rio Kutembo

Foto: Saturnino Tomás/arquivo

Em declarações à Angop, hoje, segunda-feira, em Quilengues, a 143 quilómetros a norte do Lubango, o administrador local, Armando Vieira, afirmou que o acidente aconteceu pelas 23 horas, quando um camião que vinha de Benguela, carregado de fertilizantes, embateu na lateral da ponte metálica, provocando a morte imediata do motorista e do ajudante, bem como a danificação do tabuleiro principal da infraestrutura e consequente interrumpção da circulação de viaturas entre Lubango e Benguela.

.Referiu que tal situação degradou a ponte, pelo que um grupo de peritos do Instituto Nacional de Estradas de Angola avaliam o estado da mesma, quando existe na zona uma fila de mais de 700 automobilistas que aguardam pela remoção do veiculo pesado.

“A situação é bastante preocupante, porque até os motoristas de autocarros com passageiros não conseguem atravessar, pelo que estão fazendo transbordo de mercadorias e pessoas de um lado para outro”, disse.

Após 13 horas de interrupção da via, bem como da avaliação dos técnicos sobre os danos, apenas viaturas ligeiras começaram a circulação.

O proprietário do camião lamentou a morte dos seus funcionários que trabalham há mais de cinco anos e aguarda que se realize os funerais e posteriormente ver a situação da mercadoria perdida.

Enquanto isso, as empresas transportadoras de passageiros estão a fazer transbordos para minimizar os transtornos causados.

Os dois administradores municipais de Quilengues e Chongoroi e os respectivos comandantes da PN estiveram no local para dar solução à situação, registando-se mais de uma centena de viaturas pesadas paralisadas entre as províncias de Benguela e Huíla e vice-versa.

Sobre o assunto, o porta-voz em exercício do Comando Provincial da Policia Nacional (PN), na Huíla, inspector-chefe Luís Filipe Zilungo, sublinhou que da peritagem feita, presume-se que a falta de reflectores na ponte tenha estado na base do acidente.

Por conseguinte, apelou aos automobilistas a terem mais cautela no exercício da condução dentro e fora das localidades, sobretudo no período nocturno.

Dados provenientes da corporação no último fim-de-semana, na Huíla, indicam o registo de 13 acidentes de viação, tendo causado seis vítimas mortais, mais seis em relação a igual período  anterior.

Os sinistros causaram despistes, colisões entre veículos automóveis, motorizadas e atropelamentos, com destaque para não cedência de prioridade, ultrapassagem irregular e excesso de velocidade.

Os mesmos ocorreram nos municípios de Quilengues, Humpata, Caluquembe, Malata e Lubango.

Leia também
  • 05/02/2019 21:00:53

    Mais de 500 Jovens concluem cursos profissionais no Lobito

    Lobito - Acima de quinhentos jovens, com idades entre os vinte e trinta anos, concluíram hoje (terça-feira), no município do Lobito, em Benguela, vários cursos técnico-profissionais básicos, proporcionados pelo Centro de Formação JA Rubem.

  • 05/02/2019 16:06:23

    Militar das FAA morto a tiro na Matala

    Matala - Um militar das Forças Armadas Angolanas (FAA), de 37 de anos de idade, afecto ao Batalhão de Logística, foi morto a tiro, domingo (3), por meliantes ainda não identificados, no bairro Calumbiro, no município da Matala, província da Huíla.

  • 05/02/2019 12:34:14

    Irmãs gémeas morrem afogadas no rio Cuporolo

    Benguela - Duas irmãs gémeas de três anos de idade morreram afogadas neste fim-de-semana, no rio Cuporolo, comuna do Dombe Grande, município da Baía-Farta, onde se encontravam a brincar com outras crianças, soube hoje, terça-feira, a Angop.

  • 03/02/2019 22:46:34

    Pastores tocoistas debatem o papel da igreja nas autarquias locais

    Benguela - O papel da igreja na divulgação e consciencialização dos fiéis sobre o pacote legislativo das autarquias locais foi o tema central de um seminário dirigido a pastores da igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo no Mundo “Tocoistas”, que hoje terminou.