Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

10 Setembro de 2018 | 01h16 - Actualizado em 09 Setembro de 2018 | 22h40

Católicos recomendam cultura de diálogo nas famílias

Uíge - Os cristãos católicas reunidos, nesta cidade, durante a realização da semana diocesana da pastoral da família concluíram, ser imperioso o cultivo do diálogo, no seio das famílias, sendo elas uma escola doméstica.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Fiéis católicos (ARquivo).

Foto: João F.Cuti

A conclusão vem expressa no documento final, saído do encontro que  juntou 192 famílias,  decorrido de seis a nove  de Setembro,   sob o lema  “família, lugar de paz, reconciliação e edificação mútua “.

Os participantes que consideram importante o papel da família  na regulamentação da comunidade humana em geral e cristã, em particular,  concluíram  ser necessário que os cristãos estejam comprometidos com os  sacramentos e se mantenham  num estado de pureza , afastando deste modo  o mal.

O documento recomenda também , a extensão  de  capelas e centros  de evangelização nas comunidades suburbanas da diocese para contrapor o surgimento de  seitas religiosas com doutrinas falsas, assim como o empenho  dos cristãos para o aprofundamento da doutrina.

Tendo em conta que as seitas religiosas nascem de um  ambiente de crise, quer económica, cultural, social educativa e doutrinal, aproveitando a fragilidade das pessoas menos instruídas em matérias de fé, os caóticos baseam-se na analise feita  e  enaltecem  o papel dos meios de comunicação social como ferramentas de propagação do bem.

 Já o Bispo do Uíge, Dom Emílio Sumbelelo, falando na cerimónia de encerramento da semana diocesana da pastoral da família, reafirmou a importância que se deve dar as pessoas idosas por serem transmissoras de valores para as novas gerações.      

A semana diocesana da pastoral da família abordou durante os três dias, aspectos ligados a família e a proliferação das seitas religiosas, a fidelidade conjugal e a família, educação dos filhos e o uso das comunicações  sociais.

Leia também
  • 08/11/2018 17:46:00

    Responsável sugere cooperativas numa única entidade

    Ndalatando - A necessidade da criação de uma única entidade que congregue todos os ramos do cooperativismo para melhor organização e defesa dos seus direitos foi defendida, hoje (quinta-feira), em Ndalatando, Cuanza Norte, pela vice-presidente da Federação das Associações de Camponeses e Cooperativas Agropecuárias de Angola (Unaca), Ricardina Machado.

  • 08/11/2018 17:31:48

    APROSOC facilita registo de 400 menores de cinco anos

    Luena - Quatrocentas menores vulneráveis, de cinco anos de idade, da comuna do Lucusse, província do Moxico, beneficiaram, de Julho até a presente data, de registo de nascimento gratuito e vacinas contra o tétano e a pólio, no âmbito do Projecto de Apoio à Protecção Social (APROSOC).

  • 08/11/2018 17:24:09

    Anciã morre por Descarga atmosférica no Cuvango

    Cuvango - Uma anciã de 75 anos de idade morreu, quarta-feira, vítima de descarga atmosférica, no município do Cuvango, província da Huíla, informou hoje, quinta-feira, no Lubango, o porta-voz do Comando Provincial dos Serviços de Protecção Civil e Bombeiro, Inocêncio Hungulo.

  • 08/11/2018 17:15:30

    Paz exercício de soberania e segurança - diz responsável

    Luanda - A construção da paz é um exercício de soberania e de segurança nacional, por constituir a base para a defesa e preservação do bem comum, cujo objectivo fundamental deverá ser dotado as crianças e adultos, considerou hoje, quarta-feira, em Luanda, o director-geral da Fundação Eduardo dos Santos (FESA), João de Deus.