Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

08 Setembro de 2018 | 16h26 - Actualizado em 08 Setembro de 2018 | 16h26

Consumo de energia eléctrica no Dala abaixo do previsto

Saurimo - O consumo de energia eléctrica no município do Dala, proveniente do aproveitamento hidroeléctrico do Tchihumbwe está abaixo do previsto, onde de um megawatts disponível apenas 0.50 está a ser utilizado, informou hoje, sábado, em Saurimo, o director da Empresa Nacional de Distribuição de Electricidade (ENDE) na Lunda Sul, João Filipe.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Lunda Sul: Consumo de energia eléctrica no Dala abaixo do previsto

Foto: ANGOP

Em declarações à Angop, o responsável informou que a ENDE conta actualmente no referido município com cerca de 700 clientes, insuficiente para a potência eléctrica disponível, tendo apelado aos munícipes que não beneficiam do produto no sentido de dirigirem-se à empresa para celebração do contrato, evitando deste modo, o uso de geradores e velas.

Disse que para incentivar a população a consumir energia da rede pública, a ENDE vai nos próximos dias desenvolver acções de sensibilização à população a fim de celebrarem contratos com a empresa.

“Compreendemos que a população ao ver concluída e inaugurada a barragem pensaram que o consumo de energia seria de forma gratuita uma vez que a mesma foi construída pelo governo, por isso há toda necessidade de esclarecer os munícipes, porque têm que pagar para consumirem o produto”, frisou.

Com capacidade de gerar 12,42 MW de energia eléctrica, o aproveitamento hidroeléctrico inaugurado em 2017, pelo actual Presidente da República, João Lourenço, destina-se ao fornecimento do produto à cidade de Luena (província do Moxico) e à região do Dala (Lunda Sul).

Para o escoamento de toda energia produzida, conta com uma linha de transmissão de alta tensão de 110 quilovolt, com 298 torres, para cidade do Luena, numa extensão de 99 quilómetros.

No município do Dala há uma subestação com dois transformadores, com potência de 10 MVA, com tensão de 6,3/110 KV. Para distribuição de energia na circunscrição, foi construída uma rede de média tensão e a instalação dos PT'S monoblocos, num total de seis transformadores com 15/0,4 KV.

O município, constituído pelas comunas de Dala, Cazage e Luma-Cassai, tem uma população estimada em 29 mil e 753 habitantes.

 

Leia também