Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

05 Setembro de 2018 | 14h01 - Actualizado em 05 Setembro de 2018 | 14h01

Defendido reforço dos ADECOS nas comunidades

Malanje - Com vista a contribuir na resolução dos problemas sociais e sanitários das comunidades, o director do gabinete provincial da saúde, Avantino Sebastião, defendeu hoje, quarta-feira, no município de Kiwaba Nzoji, reforço da integração e aproximação dos ADECOS (Agentes de Desenvolvimento Comunitários e Sanitários) nas comunidades.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

O responsável falava na na abertura da segunda Conferência Municipal Sobre Saúde Preventiva e Comunitária na Perspectiva dos Adecos.

Reiterou haver necessidade de se melhorar cada vez mais o tratamento do paludismo, bem como esclarecer as mulheres grávidas sobre o acompanhamento médico pré e pós-natal, uso de mosquiteiro, entre outras medidas que concorrem para a prevenção de doenças e garantia do bem-estar das pessoas.

Considerou que os ADECOS assumem um papel privilegiado no sistema nacional de saúde, porque interagem com as comunidades e conhecem as suas dificuldades, pelo que têm a missão de junto das organizações não-governamentais, igrejas e outros organismos contribuir na resolução dos vários problemas.

Por sua vez, o director provincial do FAS (Fundo de Apoio Social), executora do projecto, Joaquim Fernandes, destacou o impacto das tarefas dos Agentes de Desenvolvimento Comunitário e Sanitário, na correcção de práticas que perigam a saúde dos munícipes.

A Conferência Municipal sobre Saúde Preventiva e Comunitária na Perspectiva dos Adecos, tem a duração de apenas um dia, numa promoção da Adra-Antena Malanje, no âmbito das comemorações dos 47 anos do município de Kiwaba Nzoji, que hoje se assinala.

Adecos são seleccionados entre os habitantes da comunidade, que se destaca pelas qualidades humanas, e é contratado pela Administração Municipal e capacitado pelo Instituto de Formação da Administração Local (IFAL) com vista a trabalhar sob supervisão do FAS, na identificação dos problemas de saúde e saneamento e ajuda na resolução dos mesmos por meio de conselhos e outras práticas afins.

Cada Adecos tem responsabilidade de trabalhar com 50 famílias na sua área de jurisdição.

Leia também
  • 05/09/2018 13:46:07

    Falta de investimentos condiciona qualidade da água

    Luanda - A distribuição de água à população angolana em condições precárias, em termos de fornecimento regular e a falta de qualidade, estão condicionados à carência de investimentos no sector, esclareceu hoje, quarta-feira, em Luanda, o director nacional das águas, Lucrécio Alexandre Manuel da Rocha.

  • 05/09/2018 12:02:47

    Cidadãos que vivem em zonas de risco serão responsabilizados

    Saurimo - Os cidadãos que persistem viver em zonas de risco, colocando as suas próprias vidas em risco, serão responsabilizados criminalmente nos próximos dias, alertou hoje, quarta-feira, em Saurimo, o administrador municipal de Saurimo, Daniel Neto.

  • 05/09/2018 06:35:25

    Feto encontrado em lixeira no Lubango

    Lubango - Um feto do sexo masculino aparentando ter cinco meses de gestação foi na terça-feira encontrado numa lixeira na via pública, na rua Deolinda Rodrigues, no município do Lubango, informou o porta-voz em exercício da Polícia Nacional na Huíla, inspector-chefe, Luís Filipe Zilungo.