Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

09 Setembro de 2018 | 15h26 - Actualizado em 09 Setembro de 2018 | 15h24

Diocese do Dundo consagra três diáconos

Dundo - A Diocese do Dundo, província da Lunda Norte, conta com três novos diáconos consagrados neste domingo em acto orientado pelo bispo da Igreja Católica, Dom Estanislau Marques Chindecasse.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Bispo da Diocese do Dundo, Dom Estanislau Marques Chindecasse ( arq.)

Foto: Francisco Miudo

Trata-se de Carlos Verdete Ribas Manuel, 40 anos de idade, natural do Lubango, José Muacahamba, 32 anos, e Pinto Silva Buio, 26 anos, ambos nascidos no Cambulo, Lunda Norte.

 Na ocasião Dom Estanislau Marques Chindecasse afirmou que o diácono, fortalecido pelo Espírito Santo, tem a missão de auxiliar o bispo no seu presbitério (serviço da palavra), no altar e na caridade mostrando-se servo de todos.

Sublinhou que a sua missão específica é anunciar a palavra de Deus livre e soberana saída de um coração totalmente entregue ao Senhor. 

Com ajuda de Deus, disse, o servo deve comportar-se de tal modo que sempre se reconheça nele um verdadeiro discípulo de Cristo, que não veio para ser servido, mas para servir.

“A graça do primeiro grau do Sacramento da Ordem (diaconato) apelida na vivência do celibato consagrado, permite que vos dediqueis à Deus e aos irmãos com especial alegria e uma constante e progressiva identificação com Cristo,” sublinhou.  

Lembrou igualmente que a procura de honras e protagonismos, a busca do dinheiro para manter uma vida burguesa instalada numa área de conforto rompe a comunhão da comunidade cristã.

Leia também
  • 08/11/2018 15:29:37

    CICV desconhece violação de direitos humanos na Lunda Norte

    Dundo - O delegado da Cruz Vermelha Internacional (CICV) para Angola, Nelson Garcia, disse hoje, quinta-feira, no Dundo, província da Lunda Norte, que não tem informações que indicam a existência de violações dos direitos humanos em Angola.

  • 05/11/2018 01:32:25

    Habitantes da região fronteiriça recorrem a serviços médicos na RDC

    Lóvua - Mais de 3.500 habitantes da Regedoria/Saimbuanda, província da Lunda Norte, recorrem à assistência sanitária e ensino primário da República Democrática do Congo (RDC), por falta de serviços e infra-estruturas afins na região.

  • 03/11/2018 02:34:47

    Bié: Pastor reprova uso de telemóveis durante o funeral

    Cuito - O pastor da Igreja Evangélica Congregacional em Angola(IECA) no Cuito, província do Bié, António Feliciano Simão considerou na sexta-feira que o uso de telemóveis, durante os actos fúnebres, demonstra uma falta de respeito dos ente queridos e sobretudo de valores morais.

  • 30/10/2018 09:35:03

    Peregrinação à Muxima do Toco sem incidentes

    Lubango - A VII Peregrinação ao Santuário "Mamã Muxima do Toco" ultrapassou as expectativas da organização, devido ao engajamento dos peregrinos, tendo sido cumprido o programa na íntegra, considerou hoje, terça-feira, no Lubango, o pároco Américo Gomes.