Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

05 Setembro de 2018 | 20h23 - Actualizado em 05 Setembro de 2018 | 20h23

Famílias devem ser promotoras do bem-estar

Huambo - A vice-governadora para o sector político, social e económico da província do Huambo, Maricel Capama, solicitou hoje, quarta-feira, nesta região, as famílias angolanas a promoverem o bem-estar, para o fortalecimento da sociedade.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Huambo: Vice-governadora para os Assuntos políticos, sociais e económicos - Maricel Capama

Foto: Júlio Vilinga

Discursando na abertura da campanha de resgate de valores na família e do ndjango de valores, iniciativas do Ministério da Acção Social, Família e Promoção da Mulher, admitiu que as famílias, enquanto núcleo da sociedade, devem combater actos que contrariem a construção de uma sociedade harmoniosa.

Deu a conhecer que esta campanha de resgate de valores, a decorrer até Maio de 2019, tem por objectivo reunir sinergias e esforços para criar uma consciência nacional sobre a queda dos bons hábitos e costumes das famílias angolanas.

A família, segundo ainda a vice-governadora, deve ajudar na valorização da convivência social alicerçada na identidade cultural e na angolanidade, visando o fortalecimento da coesão interna entre os membros.

Assumiu que o êxodo rural forçado em direcção às grandes cidades está a causas modificações na estrutura familiar e social, com consequências na adaptação psicológica e social dos indivíduos e das famílias.

Frisou que “a perda de laços comunitários e familiares significa a perda da habitual protecção, tendo, por si só, a adaptação cultural e ambiental ao novo meio, facto que torna urgente a preparação das famílias para fazer face aos desafios consubstanciados na tarefa da sua  moralização e da sociedade, no seu todo”.

Lembrou que, tradicionalmente, era nas famílias que se transmitiam os valores essenciais para a vida saudável em sociedade e, independentemente da condição económica e social da família, era esta a primeira responsável pelos seus membros, como tal as primeiras interacções do homem começam dentro dela.

Leia também
  • 05/02/2019 17:25:45

    Escolas de condução de Malanje sem equipamento multimédia

    Malanje - As escolas de condução da província de Malanje carecem de equipamento multimédia para as aulas e os exames teóricos de condução, sistema que facilita o trabalho dos instrutores, assim como garante mais destreza e conhecimento aos alunos.

  • 05/02/2019 16:06:23

    Militar das FAA morto a tiro na Matala

    Matala - Um militar das Forças Armadas Angolanas (FAA), de 37 de anos de idade, afecto ao Batalhão de Logística, foi morto a tiro, domingo (3), por meliantes ainda não identificados, no bairro Calumbiro, no município da Matala, província da Huíla.

  • 04/02/2019 22:16:51

    Associação planta mais de 600 árvores na Banga

    Banga - Pelo menos 650 espécies de árvores ornamentais e fruteiras foram plantadas esta segunda-feira, na vila da Banga, sede do município com o mesmo nome, província do Cuanza Norte, numa acção da associação dos naturais e amigos da localidade, Anabanga.

  • 04/02/2019 17:54:35

    Central híbrida do Londuimbali em fase experimental

    Londuimbali - Duzentos e 50 quilowatts de energia eléctrica estão a ser produzidos em regime experimental, desde a semana passada, pela central híbrida do município do Londuimbali, na província do Huambo.