Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

06 Setembro de 2018 | 11h48 - Actualizado em 06 Setembro de 2018 | 11h47

Fraca participação das administrações limita acção dos ADECOS

Malanje - A fraca participação das administrações municipais no que toca a fiscalização, disponibilização de transporte e meios materiais tem limitado substancialmente o trabalho dos ADECOS (Agentes de Desenvolvimento Comunitário e Sanitário), nos municípios onde estão implementados.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

A informação foi avançada hoje, no município de Kiwaba Nzoji pelo director provincial do FAS (Fundo de Apoio Social), executor do projecto, Joaquim Fernandes, tendo exortado as autoridades administrativas a serem cada vez mais partícipes na fiscalização, com vista a impulsionar as actividades e garantir melhores resultados.

Frisou que as tarefas dos agentes vêm apenas reforçar as atribuições das próprias administrações municipais, nas questões ligadas ao saneamento do meio, saúde preventiva, registo dos munícipes, entre outras.

Actualmente a província conta com 140 ADECOS distribuídos em nos municípios de Malanje, Cacuso, Calandula, Mucari, Quela, que tem por missão cada um trabalhar com 50 famílias na sua área de jurisdição.

Adecos é um indivíduo seleccionado entre os habitantes da comunidade, que se destaca pelas qualidades humanas, e é contratado pela Administração Municipal e capacitado pelo Instituto de Formação da Administração Local (IFAL), com vista a trabalhar sob supervisão do FAS, na identificação dos problemas de saúde e saneamento e ajuda na resolução dos mesmos por meio de conselhos e outras práticas afins.

Leia também
  • 05/02/2019 17:25:45

    Escolas de condução de Malanje sem equipamento multimédia

    Malanje - As escolas de condução da província de Malanje carecem de equipamento multimédia para as aulas e os exames teóricos de condução, sistema que facilita o trabalho dos instrutores, assim como garante mais destreza e conhecimento aos alunos.

  • 05/02/2019 16:06:23

    Militar das FAA morto a tiro na Matala

    Matala - Um militar das Forças Armadas Angolanas (FAA), de 37 de anos de idade, afecto ao Batalhão de Logística, foi morto a tiro, domingo (3), por meliantes ainda não identificados, no bairro Calumbiro, no município da Matala, província da Huíla.

  • 04/02/2019 22:16:51

    Associação planta mais de 600 árvores na Banga

    Banga - Pelo menos 650 espécies de árvores ornamentais e fruteiras foram plantadas esta segunda-feira, na vila da Banga, sede do município com o mesmo nome, província do Cuanza Norte, numa acção da associação dos naturais e amigos da localidade, Anabanga.

  • 04/02/2019 17:52:09

    Serviços de saúde mais próximo dos habitantes de Ngola Luije

    Malanje - Um centro de saúde, com serviços de pediatria, medicina, pré-natal e parto, foi inaugurado hoje (segunda-feira), na comuna de Ngola Luije, município de Malanje, visando aproximar os serviços sanitários à população.