Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

09 Setembro de 2018 | 14h58 - Actualizado em 09 Setembro de 2018 | 14h57

LIVEGUM reafirma apoio à Caxinga

Malanje- A LIVEGUM (Liga da Velha Guarda de Malanje) vai continuar a prestar toda a solidariedade e apoio institucional e material à comuna de Caxinga, município de Mucari, enquanto sua área de intervenção há mais de 10 anos.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

 

A garantia é do vice-presidente da LIVEGUM, Domingos Jorge, quando falava hoje, domingo, sobre o 29º aniversário da Liga a assinalar-se a 11 do corrente mês.

Referiu que embora os recursos financeiros estejam escassos por falta de apoios dos parceiros devido a crise financeira, tudo será feito com vista a prestar atenção ao desenvolvimento da localidade de Caxinga.

“Para a Livegum, Caxinga continua a ser a comuna da solidariedade”, enfatizou, acrescentando que neste contexto , todos os anos a agremiação distribui ao posto médico medicamentos e carteiras à escola primária locais.

O responsável destacou outras acções desenvolvidas pela Liga da Velha Guarda de Malanje, no âmbito da sua responsabilidade, como apoios aos lares infantis, promovendo anualmente  o Natal da criança, entre outros,  com vista a contribuir na melhoria da condição social dos cidadãos.

Domingos Jorge fez saber que até então a LIVEGUM distribuiu refeições diárias aos doentes necessitados do Hospital Regional de Malanje, com a ajuda de escuteiros da Igreja Católica.

Entretanto, o secretário-geral da referida Liga, Gilberto Lopes, disse que se está a trabalhar no sentido de transformar a agremiação numa instituição de utilidade pública para que tenha orçamento próprio e possa levar avante o seu papel sem depender de apoios de parceiros e contribuições de membros.

Explicou que para saudar os 29 anos de existência, está prevista para  esta segunda-feira (10), uma sopa solidária as crianças internadas na pediatria do Hospital Provincial Materno-infantil, numa parceria com a LAPEMA (Liga de Amigos da Pediatria de Malanje), órgão afecto a Livegum.

Já terça-feira será rezada uma missa de acção de graças para agradecer os êxitos da liga e progresso que a província de Malanje vem registando nos últimos tempos, bem como a deposição de  uma coroa de flores no túmulo do soldado desconhecido no cemitério municipal de Malanje em homenagem aos membros da liga já falecidos, seguido da doação de alimentos da cesta básica a população do bairro Sambizanga, nesta cidade, uma zona carenciada.

O programa do 29º aniversário da LIVEGUM reserva igualmente a realização de palestras e uma mesa redonda sobre a implementação do IVA (Imposto sobre Valor Acrescentado), Nova Pauta Aduaneira e Autarquias Locais.

A LIVEGUM é uma instituição filantrópica criada a 11 de Setembro de 1989, que congrega membros naturais e amigos de Malanje, destinado a apoios a causas solidárias e promoção da imagem de Malanje.

Tem a comuna de Caxinga como a principal área de intervenção, onde construiu um posto médico e uma escola do I ciclo de ensino e apoia uma cooperativa agrícola denominada “Marimba”, com instrumentos e sementes agrícolas.

Caxinga beneficia ainda de iluminação pública, dois furos de água potável e um moinho comunitário, numa iniciativa da Liga da Velha Guarda de Malanje.

A agremiação integra no seu seio membros de outros pontos do país maiores de 18 anos de idade, tendo como presidente, Carlos Cunha e conta com apoios da Sonangol.

Leia também
  • 09/09/2018 03:16:19

    Moxico: Docente destaca formação académica no processo de desenvolvimento

    Luena - O docente universitário Waite Tchipango, reiterou, sábado, no Luena, província do Moxico, que a formação profissional e académica constituem a base fundamental para o desenvolvimento socioeconómico e cultural de uma determinada sociedade.

  • 08/09/2018 23:46:28

    Malanje: Mais de 400 alfabetizadores sem salários há 26 meses

    Malanje - Mais de 400 alfabetizadores que trabalham em Malanje no âmbito do PAAE (Programa de Alfabetização e Aceleração Escolar) encontram-se há 26 meses sem salários, soube hoje (sábado) a Angop.

  • 08/09/2018 16:26:49

    Consumo de energia eléctrica no Dala abaixo do previsto

    Saurimo - O consumo de energia eléctrica no município do Dala, proveniente do aproveitamento hidroeléctrico do Tchihumbwe está abaixo do previsto, onde de um megawatts disponível apenas 0.50 está a ser utilizado, informou hoje, sábado, em Saurimo, o director da Empresa Nacional de Distribuição de Electricidade (ENDE) na Lunda Sul, João Filipe.