Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

05 Setembro de 2018 | 19h36 - Actualizado em 06 Setembro de 2018 | 10h00

Localidade de Wonde-Tari conta com sistema de água potável

Soyo - Cerca de mil e quinhentos habitantes da localidade de Wonde-Tari, comuna do Sumba, município do Soyo, província do Zaire, contam a partir de hoje, quarta-feira, com um sistema de abastecimento de água potável com capacidade de 25 mil litros.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Zaire: Um dos chafarizes do sistema de água potável ora-inaugurado

Foto: João F. Cuti

Zaire: Sistema de água potável ora-inaugurado na aldeia de Wonde-Tari

Foto: João F. Cuti

O sistema é sustentado por um poço de água de 150 metros de profundidade construído à escassos metros da aldeia, que com o auxílio de uma motobomba que funciona a base de painéis solares passará a bombear cinco metros cúbicos deste precioso líquido por hora para o tanque aéreo erguido para o efeito.

Financiado pela petrolífera nacional “Somoil”, o sistema de abastecimento de água de Wonde-Tari dispõe de sete chafarizes, cujas obras duraram 45 dias.

No acto inaugural, o administrado municipal adjunto do Soyo, José Suka Londa, destacou a parceria existente entre a concessionária petrolífera e as autoridades locais no domínio social.

Pediu aos habitantes locais a conservarem este bem público que veio acabar com o consumo de água imprópria que era extraída de cacimbas.

Por sua vez, o porta-voz das autoridades tradicionais locais, Alberto Ngombe, disse que com a entrada em funcionamento deste sistema de água potável os aldeões deixam de percorrer longas distâncias a procura deste liquido para o consumo.

O representante da Somoil, Remi Luvuvamo, assegurou, na ocasião, que a sua empresa e os associados da Sonangol Pesquisa vão continuar a colaborar com Estado na melhoria das condições sociais das comunidades da região.

“Sentimo-nos muito satisfeitos em realizar este grande projecto que poderá ajudar significativamente as populações da região”, acrescentou.

A comuna do Sumba dista a 50 quilómetros a Oeste da cidade do Soyo.

Assuntos Província » Zaire   Água  

Leia também
  • 05/11/2018 19:33:27

    Portadores de deficiência queixam-se da exclusão social

    Mbanza Kongo - O estigma e a discriminação no acesso aos serviços públicos foram os dois males denunciados nesta segunda-feira, em Mbanza Kongo, província do Zaire, por pessoas portadoras de deficiência.

  • 05/11/2018 11:03:49

    Crimes contra pessoas lideram gráfico criminalístico

    Mbanza Kongo - Oito crimes contra as pessoas, consubstanciados em ofensas corporais por disparo com arma de fogo, homicídio qualificado e violação sexual de menor de doze anos lideraram o gráfico criminalístico do Comando Provincial do Zaire da Polícia Nacional, nos últimos sete dias.

  • 02/11/2018 13:15:59

    SIC desmantela grupos de marginais em dois municípios

    Mbanza Kongo - Dois grupos de marginais que se dedicavam a assaltos a residências e na via pública foram desmantelados, nos últimos sete dias, nos municípios de Mbanza Kongo e do Soyo, pelo Serviço de Investigação Criminal (SIC) na província do Zaire.

  • 31/10/2018 10:38:48

    Responsável da IEA apela ao resgate de valores morais e cívicos

    Soyo - A responsável da união feminina da Igreja Evangélica de Angola (IEA), no município do Soyo, província do Zaire, Antónia Amélia, instou nesta quarta-feira as mulheres de vários estratos sociais a trabalharem afincadamente para o resgate dos valores morais, éticos e cívicos no seio da sociedade angolana.