Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

09 Setembro de 2018 | 16h22 - Actualizado em 10 Setembro de 2018 | 08h47

Paróquia da Nazaré comemora 354º aniversário

Luanda - A apresentação dos bebés vindos ao mundo por intercepção das bênçãos de Nossa Senhora da Nazaré, oferendas de várias espécies, marcaram neste domingo (9 de Setembro), o encerramento das festividades do 345º aniversário da fundação da Paróquia e Santuário, com o mesmo nome, no distrito urbano da Ingombota, município de Luanda.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Igreja da Nazaré

Foto: Pedro Parente

Igualmente, a emoção dos devotos, os cânticos do grupo coral principal da igreja aniversariante, de agradecimento a padroeira, acompanhado em uníssono por todos os fiéis dos grupos e movimentos religiosos, bem como pelos convidados, dominou o acto liturgico.

A semelhança do Santuário de Nossa Senhora da Muxima, na Quiçama, Icolo e Bengo, a igreja da Nazaré, é muito solicitada pelos católicos e demais religiosos, que procuram ultrapassar os seus constrangimentos do quotidiano por via da oração.

Segundo o pároco do templo, Elias Oliveira,, o seu espaço religioso tem pautado pela coerência da vida crista, procurando conferir a paróquia, aos peregrinos que frequentam a mesma o carácter monumental, histórico, que o lugar de recolhimento merece.

Manifestou a sua satisfação pela presença massiva dos cristãos, peregrinos, amigos e benfeitores, que acorreram a igreja, para enaltecerem e venerarem a padroeira.

As festividades do Santuário de Nossa Senhora da Nazaré, que deu também lugar a novenas, decorreram sob o lema  “ Jovem quero estar em tua casa (Lucas 19,5) com Maria de Nazaré acolhamos Jesus em nossa vida “.        

A igreja data do século XVII, fundada em 1664 e construída praticamente sobre as águas, por André Vidal de Negreiros, como forma de agradecer a Deus por ter aportado a costa angolana depois de longa e forte turbulência, numa viagem do Brasil para Angola.

Em acção de graças, o artífice da libertação do Brasil do jugo holandês e governador de Angola, André Vidal de Negreiros, mandou edificar a Igreja.

A Nazaré tem o seu interior decorado com azulejos, retratando milagres e histórias, como a batalha de Ambuila, o naufrágio e o milagre que motivou a construção do templo e as imagens de Nossa Senhora de Nazaré e Santa Ifigénia de Etiópia.

Desde 1922 que a igreja foi classificada como Monumento Histórico Nacional.

Leia também
  • 10/09/2018 03:16:15

    Pastor destaca justiça e partilha para a harmonia social

    Dondo - A prática da Justiça e a partilha do bem entre as pessoas foi considerada, neste Domingo, no Dondo, Cuanza Norte, pelo pastor Metodista, Pedro Tito, como um exemplo notável, por contribuir para uma sociedade harmoniosa.

  • 09/09/2018 18:23:44

    Sociedade deve ser mais actuante no combate à criminalidade -Reverendo

    Luanda - O combate à criminalidade no seio da juventude, assim como o uso de drogas e a prostituição é uma luta que deve ser encarada com muita responsabilidade por parte das igrejas e da sociedade em geral.

  • 09/09/2018 16:11:59

    Jovens tocoistas devem ter domínio das autarquias

    Dundo - O membro da Direcção da Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo no Mundo “Tocoísta”, na Lunda Norte, Neves Manuel Bunga, incentivou neste domingo no Dundo, a juventude desta congregação religiosa a ter domínio da implementação das autarquias administrativas previstas para 2020.