Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

07 Setembro de 2018 | 12h31 - Actualizado em 07 Setembro de 2018 | 12h30

Serviço de fiscalização do Kilamba Kiaxi necessita de 300 homens

Luanda - O serviço de fiscalização do município do Kilamba Kiaxi, em Luanda, precisa de pelo menos 300 homens para uma cobertura total da circunscrição, segundo o director da inspecção, Osvaldo Sobrinho.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Em declarações hoje à Angop, director da fiscalização no Kilamba Kiaxi, Osvaldo Sobrinho, disse que actualmente a direcção trabalha com 100 fiscais e quatro viaturas, número insuficiente tendo em conta a extensão do município.

Osvaldo Sobrinho admitiu que existem muitas dificuldades na realização do trabalho da fiscalização devido a insuficiência de meios e de agentes.

Quanto à venda desordenada em locais públicos, pontualizou que a fiscalização tem tido muitas dificuldades porque os munícipes insistem em comercializar em passeios, pedonais, junto das estradas e em outros locais impróprios.

O responsável informou que a fiscalização tem um papel pedagógico, mas as vezes parte para acções coercivas como a apreensão dos meios, para desencorajar os vendedores.

Lamentou o facto de os mercados encontrarem-se vazios, porque os vendedores vão ao encontro dos clientes na rua. Apelou a população para deixar de adquirir produtos na via pública, expostos em más condições de conservação, principalmente os bens perecíveis.

Kilamba Kiaxi é um dos nove municípios que constituem a província de Luanda,  capital de Angola. 

Com 64,1 quilómetros quadrados e cerca de 950 mil habitantes, o Kilamba Kiaxi é  limitado a Oeste com o distrito da Maianga a Norte com o distrito do Rangel e com o município do Cazenga, a Este o município de Viana e a Sul com o distrito da Samba. É constituído pelos distritos urbanos do Golf, Palanca, Sapú e Nova Vida.

Em 2011, devido a reforma administrativa, foi classificado como distrito urbano de Luanda, mas em 2016 recuperou o estatuto de município.

A designação do município significa, em kimbundo, Terra (Kiaxi) de Agostinho Neto (chamado pelo povo de Kilamba cujo significado em kimbundo é "condutor de homens").

Leia também
  • 02/02/2019 13:06:34

    Chuva alaga ruas e mais de 700 residências em Luanda

    Luanda - Setecentas e 11 residências inundadas, algumas escolas, centros e postos médicos alagados, assim como ruas intransitáveis, mas sem o registo de vítimas humanas, são o resultado da chuva que caiu durante sete horas na sexta-feira (1), na província de Luanda, segundo dados provisórios divulgados hoje, sábado.

  • 01/02/2019 23:36:45

    Deputados da UNITA sugerem aumento dos postos de identificação

    Luanda - Deputados do grupo parlamentar da Unita manifestaram-se preocupados, face as enchentes que se registam nos postos de Identificação Civil e Criminal no município de Viana, em Luanda, e sugerem o aumento de mais serviços para se atenuar a demanda.

  • 31/01/2019 13:37:17

    Maior parte dos incêndios é causado por negligência

    Luanda - Cinquenta e um incêndios dos 72 registados, em Luanda, durante o mês de Janeiro deste ano, foram provocados por negligência, menos cinco em relação ao mesmo período de 2018.

  • 31/01/2019 13:15:38

    PN detém oficial no Cazenga por suspeita de corrupção

    Luanda - A Polícia Nacional deteve, na última quarta-feira, 30, um sub-chefe pertencente à 12ª esquadra, no município do Cazenga, em Luanda, por alegado envolvimento em actos de corrupção.