Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

10 Setembro de 2018 | 15h55 - Actualizado em 10 Setembro de 2018 | 15h54

Cidade de Mbanza Kongo parcialmente às escuras

Mbanza Kongo - A cidade de Mbanza Kongo, capital da província do Zaire, está há cinco dias parcialmente às escuras, fruto da danificação de um cabo eléctrico subterrâneo de média tensão, por uma empresa que executa trabalhos de ligações domiciliares de água potável.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Zaire: Avenida da Cidade de Mbanza Kongo

Foto: PEDRO MONIZ VIDAL

Segundo apurou hoje, segunda-feira, a Angop, nesta localidade, parte do casco urbano do bairro Sagrada Esperança e da zona de Madungu ficou privada de energia eléctrica fornecida por uma fonte térmica da central de Kianganga.

O chefe de departamento da rede eléctrica da Empresa Nacional de Distribuição de Electricidade (ENDE) na região, Carlos Kizola, precisou que 585 clientes das zonas referenciadas ficaram afectados com esta queda inesperada de energia eléctrica.

Assegurou que uma equipa da ENDE já trabalha para a reposição do fornecimento deste bem, frisando que foram já detectados dois pontos da rede eléctrica subterrânea afectados, estando ainda por se descobrir outros.

Informou que a empreitada foi reforçada com técnicos da região norte da ENDE, provenientes da vizinha província do Uíge, que desde sábado trabalham para a superação desta anomalia.

A fonte pediu a compreensão dos clientes afectados por esta avaria, frisando que tudo está a ser feito para a regularização da situação o mais rápido quanto possível, mas sem avançar um horizonte temporal.

A cidade de Mbanza Kongo consome actualmente 8,5 MW, dos 40 MW da potência instalada na subestação eléctrica do Kianganga, que recebe energia eléctrica da rede nacional. A zona da cidade afectada consome ainda energia gerada por motores a gasóleo.

A Empresa Nacional de Electricidade (ENDE) em Mbanza Kongo controla nove mil e 514 clientes, num universo de 155 mil e 174 residentes nesta cidade património.


 

Assuntos Energia   Província » Zaire  

Leia também
  • 31/01/2019 18:23:02

    PN detém falsificador de documentos no Zaire

    Soyo - Um cidadão da República Democrática do Congo (RDC), acusado de falsificar e vender certificados e declarações escolares, no município do Soyo, província do Zaire, foi apresentado, nesta quinta-feira, pela Polícia Nacional (PN), aos órgãos de comunicação social.

  • 31/01/2019 11:21:38

    Detido cidadão que se fazia passar por funcionário do Minint

    Mbanza Kongo - Um cidadão de 33 anos de idade, que se fazia passar por funcionário da Delegação do Ministério do Interior (Minint) na província do Zaire, foi detido quarta-feira, na vila do Nzeto, pela Polícia Nacional.

  • 29/01/2019 11:44:17

    Adolescente morre afogado na praia do Nzeto

    Mbanza Kongo - Um adolescente de 17 anos de idade morreu afogado na tarde desta segunda-feira, numa das praias da vila do Nzeto, província do Zaire.

  • 28/01/2019 17:21:18

    SIC recupera 130 carteiras escolares supostamente furtadas

    Soyo - Cento e 30 carteiras escolares supostamente furtadas numa das escolas do Iº ciclo do ensino secundário no município do Soyo, província do Zaire, foram recuperadas no último fim-de-semana, pelo Serviço de Investigação Criminal (SIC).