Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

10 Setembro de 2018 | 15h55 - Actualizado em 10 Setembro de 2018 | 15h54

Cidade de Mbanza Kongo parcialmente às escuras

Mbanza Kongo - A cidade de Mbanza Kongo, capital da província do Zaire, está há cinco dias parcialmente às escuras, fruto da danificação de um cabo eléctrico subterrâneo de média tensão, por uma empresa que executa trabalhos de ligações domiciliares de água potável.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Zaire: Avenida da Cidade de Mbanza Kongo

Foto: PEDRO MONIZ VIDAL

Segundo apurou hoje, segunda-feira, a Angop, nesta localidade, parte do casco urbano do bairro Sagrada Esperança e da zona de Madungu ficou privada de energia eléctrica fornecida por uma fonte térmica da central de Kianganga.

O chefe de departamento da rede eléctrica da Empresa Nacional de Distribuição de Electricidade (ENDE) na região, Carlos Kizola, precisou que 585 clientes das zonas referenciadas ficaram afectados com esta queda inesperada de energia eléctrica.

Assegurou que uma equipa da ENDE já trabalha para a reposição do fornecimento deste bem, frisando que foram já detectados dois pontos da rede eléctrica subterrânea afectados, estando ainda por se descobrir outros.

Informou que a empreitada foi reforçada com técnicos da região norte da ENDE, provenientes da vizinha província do Uíge, que desde sábado trabalham para a superação desta anomalia.

A fonte pediu a compreensão dos clientes afectados por esta avaria, frisando que tudo está a ser feito para a regularização da situação o mais rápido quanto possível, mas sem avançar um horizonte temporal.

A cidade de Mbanza Kongo consome actualmente 8,5 MW, dos 40 MW da potência instalada na subestação eléctrica do Kianganga, que recebe energia eléctrica da rede nacional. A zona da cidade afectada consome ainda energia gerada por motores a gasóleo.

A Empresa Nacional de Electricidade (ENDE) em Mbanza Kongo controla nove mil e 514 clientes, num universo de 155 mil e 174 residentes nesta cidade património.


 

Assuntos Energia   Província » Zaire  

Leia também
  • 11/11/2018 09:09:47

    Governador quer envolvimento de todos nas acções de desenvolvimento

    Mbanza Kongo - O governador do Zaire, Pedro Makita Armando Júlia, reiterou sábado, em Mbanza Kongo, o desejo de contar com a colaboração de todas as forças vivas da província para a materialização de diversas acções de impacto social.

  • 05/11/2018 19:33:27

    Portadores de deficiência queixam-se da exclusão social

    Mbanza Kongo - O estigma e a discriminação no acesso aos serviços públicos foram os dois males denunciados nesta segunda-feira, em Mbanza Kongo, província do Zaire, por pessoas portadoras de deficiência.

  • 05/11/2018 11:03:49

    Crimes contra pessoas lideram gráfico criminalístico

    Mbanza Kongo - Oito crimes contra as pessoas, consubstanciados em ofensas corporais por disparo com arma de fogo, homicídio qualificado e violação sexual de menor de doze anos lideraram o gráfico criminalístico do Comando Provincial do Zaire da Polícia Nacional, nos últimos sete dias.

  • 02/11/2018 13:15:59

    SIC desmantela grupos de marginais em dois municípios

    Mbanza Kongo - Dois grupos de marginais que se dedicavam a assaltos a residências e na via pública foram desmantelados, nos últimos sete dias, nos municípios de Mbanza Kongo e do Soyo, pelo Serviço de Investigação Criminal (SIC) na província do Zaire.