Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

12 Setembro de 2018 | 17h57 - Actualizado em 12 Setembro de 2018 | 17h56

Empregados domésticos devem ter segurança social - diz INSS

Ondjiva - Os os empregadores devem inscrever os trabalhadores domésticos no sistema de protecção social obrigatória, apelou, hoje, quarta-feira, o director provincial do Instituto Nacional da Segurança Social (INSS), no Cunene, Boaventura Sayuka.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Director provincial do INSS no Cunene, Boaventura Sayuka.

Foto: José Cachiva

Ao falar à Angop sobre o sector, o responsável pediu aos empregadores a terem a cultura de inscrever os seus trabalhadores da segurança social, para que no futuro quando estiverem incapazes de continuar a trabalhar por velhice, doença e morte tenham a sua reforma garantida.

O que se verifica actualmente é preocupante, visto que desde que se criou esta lei que protege os trabalhadores domésticos, nós apenas recebemos oito pessoas que solicitaram cartões para o preenchimento e inscrição no sistema da segurança social, disse.

Boaventura Sayuka disse que para inverter este quadro está em curso, a nível da província, acções de divulgação e esclarecimento para elucidar os empregadores sobre os mecanismos legais de Protecção Social obrigatória, despertando deste modo maior adesão dos trabalhadores.

O Instituto Nacional de Segurança Social tem inscrito na província 18 mil e 623 trabalhadores assegurados e 290 organismos contribuintes, nos sectores públicos e privado. E fruto das contribuições arrecadou no I semestre deste ano 128 milhões 404 mil e 459 kwanzas.

Assuntos Província » Cunene  

Leia também
  • 12/09/2018 03:06:28

    Técnicos reforçam saber sobre contratação pública

    Ondjiva - Temas como procedimentos, execução dos contratos, natureza das unidades de contratação pública e planeamento de necessidades destacam-se na acção de capacitação sobre contratação pública iniciada terça-feira, em Ondjiva (Cunene).

  • 12/09/2018 00:51:36

    Administrador pede proactividade a gestores

    Namacunde - O actual momento é de trabalho e poucas palavras visando responder aos desafios da província, em geral, e do município de Namacunde, em particular, afirmou terça-feira o administrador local, Frederico Alukeinge

  • 11/09/2018 04:10:49

    ADPP promove testagem gratuita sobre malária no Cunene

    Ondjiva - Quatro mil e 458 novos casos de malária fora diagnosticados, dos 66 mil e 669 teste gratuitos realizados no período de Janeiro a Agosto deste ano, na província do Cunene, pelo Projecto de Eliminação da Malária da associação Ajuda de Desenvolvimento de Povo para Povo (ADPP).