Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

10 Setembro de 2018 | 16h46 - Actualizado em 12 Setembro de 2018 | 15h05

Instituições públicas funcionam sem normativos, alerta inspector

Ndalatando - Algumas instituições públicas no Cuanza Norte funcionam sem normativos que regulam e orientam as suas acções, o que constitui uma violação dos procedimentos legais, admitiu, hoje (segunda-feira), em Ndalatando, o director do Gabinete de Inspecção do Governo da província do Cuanza Norte, José Jerónimo Francisco.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Director do Gabinete de Inspecção do Governo do Cuanza Norte, José Jerónimo Francisco,

Foto: Estevão Manuel

Em declarações à Angop, o responsável precisou que quando uma equipa do seu Gabinete realiza uma actividade de inspecção à uma instituição pública, constata-se com frequência a falta de documentos que orientam o funcionamento da mesma, o que dificulta a acção dos inspetores.

Sem mencionar nomes dessas instituições, o mesmo referiu que por falta desses instrumentos, os gestores das mesmas actuam de improviso.

Acrescentou que este facto belisca e limita o funcionamento da instituição, além de que contribui para a prestação de um mau serviço público, pelo que apelou aos gestores da província a pautarem as suas acções com base nos diplomas legais para não incorrerem em práticas danosas.

Para colmatar esta situação, o Gabinete de Inspecção do Governo da Província do Cuanza Norte promoveu, no último fim-de-semana, uma acção formativa com a participação de pelo menos 200 gestores afectos aos sectores da Educação e da Saúde sobre a “Organização administrava”.

Durante o seminário, os participantes abordaram temas como  “Processo administrativo como via para alcançar a eficácia e eficiência na gestão da coisa pública”.

O evento consta das medidas que o Governo local tem vindo a implementar com vista a melhorar a qualidade dos serviços públicos prestados às populações.

Acção do género foi já realizada em Agosto com os directores provinciais, administradores municipais e seus adjuntos, com o objectivo de dotar os gestores públicos de técnicas de organização e funcionamento administrativo e de gestão de recursos humanos, patrimonial e financeiro.

Leia também
  • 08/11/2018 17:46:00

    Responsável sugere cooperativas numa única entidade

    Ndalatando - A necessidade da criação de uma única entidade que congregue todos os ramos do cooperativismo para melhor organização e defesa dos seus direitos foi defendida, hoje (quinta-feira), em Ndalatando, Cuanza Norte, pela vice-presidente da Federação das Associações de Camponeses e Cooperativas Agropecuárias de Angola (Unaca), Ricardina Machado.

  • 08/11/2018 17:31:48

    APROSOC facilita registo de 400 menores de cinco anos

    Luena - Quatrocentas menores vulneráveis, de cinco anos de idade, da comuna do Lucusse, província do Moxico, beneficiaram, de Julho até a presente data, de registo de nascimento gratuito e vacinas contra o tétano e a pólio, no âmbito do Projecto de Apoio à Protecção Social (APROSOC).

  • 08/11/2018 17:24:09

    Anciã morre por Descarga atmosférica no Cuvango

    Cuvango - Uma anciã de 75 anos de idade morreu, quarta-feira, vítima de descarga atmosférica, no município do Cuvango, província da Huíla, informou hoje, quinta-feira, no Lubango, o porta-voz do Comando Provincial dos Serviços de Protecção Civil e Bombeiro, Inocêncio Hungulo.

  • 08/11/2018 17:15:30

    Paz exercício de soberania e segurança - diz responsável

    Luanda - A construção da paz é um exercício de soberania e de segurança nacional, por constituir a base para a defesa e preservação do bem comum, cujo objectivo fundamental deverá ser dotado as crianças e adultos, considerou hoje, quarta-feira, em Luanda, o director-geral da Fundação Eduardo dos Santos (FESA), João de Deus.