Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

10 Setembro de 2018 | 16h46 - Actualizado em 10 Setembro de 2018 | 15h30

Instituições públicas funcionam sem normativos, alerta inspector

Ndalatando - Algumas instituições públicas no Cuanza Norte funcionam sem normativos que regulam e orientam as suas acções, o que constitui uma violação dos procedimentos legais, admitiu, hoje (segunda-feira), em Ndalatando, o director do Gabinete de Inspecção do Governo da província do Cuanza Norte, José Jerónimo Francisco.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Director do Gabinete de Inspecção do Governo do Cuanza Norte, José Jerónimo Francisco,

Foto: Estevão Manuel

Em declarações à Angop, o responsável precisou que quando uma equipa do seu Gabinete realiza uma actividade de inspecção à uma instituição pública, constata-se com frequência a falta de documentos que orientam o funcionamento da mesma, o que dificulta a acção dos inspetores.

Sem mencionar nomes dessas instituições, o mesmo referiu que por falta desses instrumentos, os gestores das mesmas actuam de improviso.

Acrescentou que este facto belisca e limita o funcionamento da instituição, além de que contribui para a prestação de um mau serviço público, pelo que apelou aos gestores da província a pautarem as suas acções com base nos diplomas legais para não incorrerem em práticas danosas.

Para colmatar esta situação, o Gabinete de Inspecção do Governo da Província do Cuanza Norte promoveu, no último fim-de-semana, uma acção formativa com a participação de pelo menos 200 gestores afectos aos sectores da Educação e da Saúde sobre a “Organização administrava”.

Durante o seminário, os participantes abordaram temas como  “Processo administrativo como via para alcançar a eficácia e eficiência na gestão da coisa pública”.

O evento consta das medidas que o Governo local tem vindo a implementar com vista a melhorar a qualidade dos serviços públicos prestados às populações.

Acção do género foi já realizada em Agosto com os directores provinciais, administradores municipais e seus adjuntos, com o objectivo de dotar os gestores públicos de técnicas de organização e funcionamento administrativo e de gestão de recursos humanos, patrimonial e financeiro.

Leia também
  • 10/09/2018 15:09:13

    Incêndio em paiol da base logística militar assusta munícipes do Luena

    Luena - Um incêndio provocado por uma descarga eléctrica que deflagrou na noite de domingo último, na base logística das Forças Armadas Angolanas (FAA), localizado no bairro social, arredor da cidade do Luena, criou pânico entre a população local.

  • 10/09/2018 12:50:32

    Detidos recebem assistência psicológica e médica

    Cuito - Mais de quatrocentos detidos da Comarca do Bié começaram hoje, segunda-feira, na cidade do Cuito, a beneficiar de assistência psicológica, jurídica e médica, visando evitar distúrbios mentais durante o cumprimento das penas.

  • 10/09/2018 03:16:15

    Pastor destaca justiça e partilha para a harmonia social

    Dondo - A prática da Justiça e a partilha do bem entre as pessoas foi considerada, neste Domingo, no Dondo, Cuanza Norte, pelo pastor Metodista, Pedro Tito, como um exemplo notável, por contribuir para uma sociedade harmoniosa.