Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

11 Janeiro de 2019 | 11h45 - Actualizado em 11 Janeiro de 2019 | 15h26

Zenza-do-Itombe sem água potável

Dondo - Três mil e trinta e nove consumidores de seis aldeias e da sede comunal do Zenza-do-Itombe, no município de Cambambe, Cuanza Norte, estão privados do abastecimento de água potável há um ano, devido as ropturas na conduta principal, localizada na aldeia do Quilometro 34 (comuna de Massangano).

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Zenza-do-Itombe sem água potável

Foto: Diniz Simão (arquivo)

O responsável da Secção de Energia e Águas da Administração Municipal de Cambambe, José Maria de Oliveira, afirmou, nesta sexta-ferira, em declarações à Angop, que a conduta foi danificada pela empresa Elecnor, durante a construção da linha de transporte de energia para a sede da comuna, no troço de 36 quilómetros entre Cassoalala (Massangano) e Zenza-do-Itombe.

Informou ainda que a empreiteira chinesa, que está a reabilitar a estrada nacional número 230, também está a danificar a conduta, aumentando assim os danos a referida infra-estrutura.

A comuna do Zenza-do-Itombe é abastecida a partir de uma estação de captação e tratamento de água instalada no rio Lucala, na localidade do Quilómetro 34, também conhecida por Nova Cassoalala, com uma capacidade de 720 metros cúbicos/dia.

O sistema abastece ainda as localidades de Calengue e Cassoalala (Massangano), esta última onde está instalada uma estação elevatória de vinte metros de altura, que faz o reenvio à Zenza- do- Itombe.

Construído no âmbito do programa Água para Todos pelo Governo do Cuanza Norte, o sistema foi inaugurado em Novembro de 2015, tendo custado aos cofres do Estado sete milhões e 500 mil dólares americanos.

A comuna do Zenza-do-Itombe é habitada por quatro mil e 507 populares que se dedicam, maioritariamente, à agricultura.

Leia também
  • 10/01/2019 19:39:02

    Pai acusado de matar filha de seis anos por desobediência

    Lubango - Uma menor de seis anos de idade foi assassinada, na terça-feira, no município de Caconda, província da Huíla, supostamente pelo próprio pai, de 49 anos, por alegadamente ter desobedecido as suas ordens.

  • 10/01/2019 19:10:50

    Estudos mostram mais de mil trabalhadoras de sexo no Bié

    Cuito - Mil e 43 mulheres que ganham a vida praticando sexo em troca de dinheiro foram identificadas na província do Bié, principalmente nos municípios do Cuito e Chinguar, através de um estudo desenvolvido pelo Fórum Juvenil de Apoio a Saúde e Prevenção da Sida (FOJASSIDA).

  • 10/01/2019 16:05:44

    OAA denúncia beneficiários indevidos de assistência judiciária no Cuanza Norte

    Ndalatando - O delegado da Ordem do Advogados de Angola (OAA), no Cuanza Norte, Edson Lionjanga, denunciou esta quinta-feira, em Ndalatando, a existência de cidadãos a beneficiar indevidamente da assistência judiciária da instituição.