Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

25 Janeiro de 2019 | 12h10 - Actualizado em 25 Janeiro de 2019 | 12h10

Acidentes de viação causam 41 mortes no Cuando Cubango

Menongue - Quarenta e uma pessoas morreram e 44 outras ficaram feridas, vítimas de acidentes de viação registados em 2018 na província do Cuando Cubango. igual cifra de 2017, e 44 ficaram feridas, contra 117 outras em comparação com o período homólogo.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Os dados foram avançados quinta-feira, em Menongue, pelo porta-voz do comando da Polícia Nacional naquela província, António Maria, quando apresentava, à imprensa, o comunicado final do conselho consultivo alargado deste órgão do Ministério do Interior, realizado de 23 a 24 do mês em curso.

Segundo informou, o número de mortes iguala o registado em 2017, enquanto que no de acidentes houve uma redução de 133 casos.

"Os acidentes consubstanciaram-se em 107 atropelamentos, choques entre veículos, motorizadas e em obstáculos fixos, com prejuízos materiais avaliados em  milhão e 201 mil Kwanzas, tendo como causas o excesso de velocidade, condução em estado de embriaguez, a não observância das regras de trânsito, falta de cautela por parte de peões e automobilistas", frisou.

Avançou que no âmbito da prevenção rodoviária, fiscalização e regulamentação do trânsito na província constam das prioridades acções operacionais viradas para a educação sobre os acidentes de viação medidas de prevenção e fiscalização nas principais estradas para a elevação dos níveis dos automobilistas.

Em 2018, em relação à criminalidade, foram registados dois mil .472 (mais 751 em relação ao ano anterior) crimes, que resultaram na detenção de dois mil 323, em que são destacados os delitos contra propriedade, sobretudo roubos, furtos de bens materiais diversos.

De acordo com o oficial, da reunião ordinária saíram orientações para 2019 como a estratégia de prevenção rodoviária, informação sobre a Operação Resgate, o sistema de informação e ensino na corporação.

A  base sobre preparação combativa e preparatória do efectivo da polícia referente ao ano de 2019, a informação sobre a gestão orçamental na Policia Nacional referente ao ano de 2019, consta dos resultados do encontro, onde concluiu-se que a situação de segurança pública è considerada de calma.

A projecção de medidas operativas para protecção e vigilância das fronteiras sul (Namíbia) e leste (Zâmbia), visando o combate dos crimes transfronteiriços, imigração ilegal e conexos, com a introdução de novos meios técnicos e tecnológicos e elevação da cobertura da fronteira, fazem igualmente parte das prioridades do referido comando.

A corporação, ao longo do ano em curso, dará ainda atenção redobrada ao policiamento de proximidade, visando o combate acérrimo de diversos crimes, programas de interacção comunitária, com prioridade ao Programa de Segurança Comunitária, Programa de Apoio à Vitima de crimes, bem como o Programa Paz nas Estradas, virado para os automobilistas e peões.

A reunião foi orientada pelo delegado do Interior e comandante da Polícia Nacional no Cuando Cubango, comissão Domingos Ferreira de Andrade.

 

Leia também
  • 25/01/2019 12:19:07

    Cidadão condenado a 12 anos de prisão por homicídio frustrado

    Menongue - Um cidadão nacional foi condenado quinta-feira, em Menongue, pelo Tribunal do Cuando Cubango, a 12 anos de prisão maior, por homicídio frustrado contra sua esposa por ciúme.

  • 23/01/2019 17:30:01

    Governador enaltece operações da Polícia Nacional

    Menongue - O governador do Cuando Cubango, Pedro Mutindi, mostrou-se nesta quarta-feira, em Menongue, satisfeito pelo êxito das forças policiais com as operações Resgate e Transparência, consubstanciados na manutenção da segurança.

  • 23/01/2019 16:24:45

    Jovens querem conclusão dos projectos sociais no Cuando Cubango

    Menongue - A conclusão dos projectos sociais, entre os quais moradias, campos desportivos, sítios de lazer, cujas obras estão paralisadas, no Cuando Cubango, consta entre as recomendações saídas no encontro de terça-feira, em Menongue, entre os jovens e o governador provincial, Pedro Mutindi.