Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

29 Janeiro de 2019 | 18h18 - Actualizado em 29 Janeiro de 2019 | 18h18

Angola participa na abertura do ano da CPLP para a juventude em Lisboa

Luanda - A ministra da Juventude e Desportos, Ana Paula da Silva do Sacramento Neto, participa, na quarta-feira, 30, em Lisboa (Portugal), na abertura do “Ano da CPLP para a Juventude“.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

De acordo com uma nota de imprensa enviada à Angop, este ano será realçada a relevância desta temática para a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), o alinhamento do tema com a agenda da cooperação da CPLP, com a Agenda 2030 das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável e com os Objectivos de Desenvolvimento (ODS).

Durante a cerimónia será apresentado o plano de actividades para o ano de 2019, que tem como referência a Visão Estratégica da CPLP 2016-2026 e o Plano de Acção para a Juventude 2018-2022.

O “Ano da CPLP para a Juventude“ pretende fortalecer a participação efectiva dos jovens da comunidade no planeamento, na implementação, na monotorização e na avaliação das políticas de desenvolvimentona CPLP, designadamente no quadro da realização bem sucedida dos ODS.

“Considerando a necessidade de criação de sinergias e a convergência de programas de juventude entre o espaço da CPLP e o espaço ibero-americano, o Ano deve contribuir para  acelerar a cooperação em curso entre a Secretaria-Geral da Conferência dos Ministros da Juventude e do Desporto da CPLP e o Organismo Internacional da Juventude para a Ibero-América”, lê-se na nota.

 A Conferência de Ministros da Juventude e Desportos da CPLP, por ocasião da sua XI  runião, realizada em São Tomé e Princípe, a 20 de Julho de 2018, deliberou no sentido de declarar o ano 2019 como o Ano da CPLP para a Juventude.

Esta decisão vem reforçar o potencial transversal das políticas de juventude no plano nacional, comunitário e internacional, instando todos os Estados – Membros da CPLP a associarem-se ao cumprimento do Plano de Acção para a Juventude da CPLP.

Assuntos Angola  

Leia também
  • 30/01/2019 17:54:25

    ANDA apoia mais de 60 mil pessoas em 27 anos

    Luanda - Sessenta mil novecentos e noventa pessoas com deficiência beneficiaram de projectos realizados nos últimos 27 anos pela Associação Nacional de Deficientes de Angola (ANDA), informou nesta quarta-feira, o seu presidente, Silva Lopes Etiambulo.

  • 29/01/2019 21:11:53

    ExxonMobil doa mais de um milhão de dólares a projectos sociais

    Luanda - Um milhão e duzentos e cinquenta mil dólares americanos foram doados, nesta terça-feira, em Luanda, pela companhia petrolífera e petroquímica ExxonMobil Foundation, para apoiar esforços da luta contra a malária, incentivo a construção de mais escolas, desenvolvimento das mulheres rurais e preservação da Palanca Negra.

  • 26/01/2019 03:26:05

    Resenha Social: Anúncio da promoção de curso acelerado para médicos marca semana

    Luanda - O anúncio do Ministério da Saúde (Minsa) sobre a realização a partir de Junho de um curso acelerado nas várias matérias de medicina teórico e prático dirigido aos médicos não aptos no último concurso público marcou a semana social que hoje, sábado, termina.