29 Janeiro de 2019 | 12h38 - Actualizado em 29 Janeiro de 2019 | 13h02
Governo assegura apoio alimentar às pessoas afectadas pela seca
Ondjiva - Duzentas e 84 mil e 780 pessoas na província do Cunene afectadas pela seca vão beneficiar, dentro de dias, de assistência alimentar, anunciou hoje, terça-feira, em Ondjiva, o Secretário de Estado para Acção Social, Lúcio do Amaral.

Envia por email
Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar


Corrigir
Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar


Bens alimentares
Foto: Arquivo
Em declarações à Angop, a margem da visita da comissão multissectorial de avaliação das consequências da seca no Cunene, o secretário de Estado precisou que chegará na próxima sexta-feira, o primeiro lote de bens alimentares diversos.
Sem avançar a quantidade, disse que entre os bens alimentares constam arroz, fuba, óleo, feijão, açúcar e sabão.
No domínio da água, o secretário de Estado das Águas, Luís Filipe da Silva, assegurou a abertura de mais furos subterrâneos e a reparação dos inoperantes, bem como a construção de reservatórios.
Disse serem medidas urgentes a serem implementadas num curto espaço de tempo para suprir a carência de água potável para a população nas zonas rurais.
Há todo apoio institucional e técnico do ministério para trabalhar com o governo local, de maneira atender de forma imediata a carência de água que enfrenta à população, referiu.
Já o Secretário de Estado da Saúde para o Área Hospitalar, Leonardo Inocêncio, disse que a situação da seca, constitui um risco de saúde para às populações que estão a consumir a água imprópria.
Sem precisar dados, referiu que o ministério da Saúde, nos próximos dias vai proceder o envio de mais medicamentos para tratamento da água não tratada.
A comissão multissectorial de avaliação das consequências da seca no Cunene, que trabalhou na província dois dias e visitou a comuna de Ombala yo Mungo, município de Ombadja, é chefiada pelo ministro da Administração do Território e Reforma do Estado, Adão de Almeida.
Assuntos Província » Cunene
Leia também
-
05/02/2019 12:13:18
Hospital missionário ganha novos espaços
Ondjiva - Um centro de tratamento de tuberculose, uma morgue e sete casas para médicos, do tipo T1 e T2, construídos de raíz, afecto ao hospital missionário do Chiulo, no município de Ombadja, província do Cunene, foram inaugurados segunda-feira, pelo governador local, Virgílio Tyova.
-
31/01/2019 17:46:22
Responsável aponta medidas para reduzir impacto da seca no Cunene
Ondjiva - O desassoreamento dos rios, construção de canais de irrigação e chimpacas são algumas das soluções indicadas pelo director provincial em exercício do Gabinete do Ambiente do Cunene, Tchingungo Contreiras, para minimizar o impacto da seca que regulamente afecta a circunscrição.
-
29/01/2019 13:28:09
Seca no Cunene requer soluções imediatas
Ondjiva - A situação da seca na província do Cunene requer soluções concretas e imediatas para acudir à população afectada pela carência de água, referiu hoje, terça-feira, o ministro da Administração do Território e Reforma do Estado, Adão de Almeida, em Ondjiva.