Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

31 Janeiro de 2019 | 10h31 - Actualizado em 31 Janeiro de 2019 | 10h31

Mais de 40 mil crianças beneficiam de registo gratuito em Malanje

Malanje - Quarenta e seis mil e 80 crianças foram registadas durante o ano 2018 em Malanje, no âmbito da expansão dos serviços de registo civil pelos catorze municípios da província.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

A informação consta do comunicado final da primeira sessão extraordinária do Conselho Provincial das Comunidades, decorrida quarta-feira nesta cidade, a que a Angop teve hoje (quinta-feira) acesso, segundo o qual, no mesmo ano, foram emitidos 63 mil e 674 bilhetes de identidade.

De acordo com o documento, houve um aumento do número de registos, comparativamente ao ano 2017, em que foram registadas 32 mil e três crianças, ao passo que a emissão de bilhete duplicou em 2018.

O comunicado refere que relativamente ao sector da saúde registou-se, em 2018, uma redução de 382 casos de doenças diarreicas, com 44 mortes.

A redução dos casos de diarreias agudas e consequentemente das mortes, acrescenta a nota, deveu-se ao aumento das campanhas de sensibilização, saneamento básico, observâncias das regras de higiene colectiva e individual, tratamento da água de consumo, entre outras medidas.

Com vista a se evitar casos de doenças diarreicas, o Conselho instou ao governo da província a imprimir maior dinâmica na educação sobre saúde pública e melhoria do saneamento básico nas comunidades.

No que toca ao sector de energia eléctrica, o encontro informou que o nível de cobertura dos bairros e municípios ainda é deficiente, tendo em conta que um número elevado de cidadãos não beneficia desse serviço, razão pela qual, em 2018, o governo iniciou um processo de extensão da rede de electricidade de média e baixa tensão aos bairros Vila Matilde, Kizanga zona 8, Kizanga Baltmon e Kizanga da barraca, com a instalação de três postos.

No domínio do abastecimento de água potável, a sessão deu a conhecer que foram instalados 145 pontos de água, 466 chafarizes e 107 pequenos sistemas de água, numa altura em que está em curso um projecto de reforço da produção e distribuição de água potável para a cidade de Malanje e arredores a partir do rio Kuije.

Sem enumerar as localidades, o governante acrescentou que está ainda em curso a construção de sete sistemas de captação, tratamento e distribuição de água potável para igual número de municípios de Malanje.

A sessão analisou e discutiu o plano de desenvolvimento provincial para o período 2018/2022 e as acções para 2019 os projectos de desassoreamento do rio Malanje, construção da centralidade de Malanje, linha de transportação de energia para os municípios de Calandula e Cangandala, distribuição de água para as sedes municipais, entre outros aspectos.

O grau de andamento e resultados das Operações Resgate e Transparência na província, bem como o processo de transição de professores para o novo estatuto da carreira docente e o levantamento das terras subaproveitadas cedidas para fins agrícolas, constam também das questões debatidas no encontro de Auscultação das Comunidades.

Orientado pelo governador provincial, na condição de presidente, o Conselho de Auscultação das Comunidades é um órgão de consulta do governo da província que participa na análise dos problemas locais e dos cidadãos, bem como da elaboração, sugestão e opiniões para a resolução dos mesmos.

O órgão integra directores e delegados provinciais, administradores municipais, assessores e outros membros do governo da província, para além de representantes da sociedade civil, políticos e convidados.

Leia também
  • 05/02/2019 17:25:45

    Escolas de condução de Malanje sem equipamento multimédia

    Malanje - As escolas de condução da província de Malanje carecem de equipamento multimédia para as aulas e os exames teóricos de condução, sistema que facilita o trabalho dos instrutores, assim como garante mais destreza e conhecimento aos alunos.

  • 05/02/2019 16:06:23

    Militar das FAA morto a tiro na Matala

    Matala - Um militar das Forças Armadas Angolanas (FAA), de 37 de anos de idade, afecto ao Batalhão de Logística, foi morto a tiro, domingo (3), por meliantes ainda não identificados, no bairro Calumbiro, no município da Matala, província da Huíla.

  • 04/02/2019 22:16:51

    Associação planta mais de 600 árvores na Banga

    Banga - Pelo menos 650 espécies de árvores ornamentais e fruteiras foram plantadas esta segunda-feira, na vila da Banga, sede do município com o mesmo nome, província do Cuanza Norte, numa acção da associação dos naturais e amigos da localidade, Anabanga.

  • 04/02/2019 17:52:09

    Serviços de saúde mais próximo dos habitantes de Ngola Luije

    Malanje - Um centro de saúde, com serviços de pediatria, medicina, pré-natal e parto, foi inaugurado hoje (segunda-feira), na comuna de Ngola Luije, município de Malanje, visando aproximar os serviços sanitários à população.