Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

31 Janeiro de 2019 | 17h20 - Actualizado em 31 Janeiro de 2019 | 17h20

Sector do Ambiente do Namibe lança plano "Lixo Zero"

Moçâmedes - Um plano denominado "Lixo Zero", promovido pelo Gabinete Provincial do Ambiente, Gestão do Resíduos Sólidos e Saneamento do Meio da província do Namibe, foi lançado hoje, quinta-feira, no município de Moçâmedes, com objectivo de tornar a região mais limpa.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

O vice-governador provincial para Área Técnica e Infra-estruturas do Namibe, José António, que apresentou o projecto disse que o plano vai priorizar as campanhas de sensibilização da população no sentido de depositar os resíduos sólidos em locais correctos, como em contentores de lixo, e incentivar os munícipes a participarem das actividades limpezas e arborização das ruas, entre outros trabalhos.

Esse programa, acrescentou, visa ainda melhorar o saneamento do meio, preservar a natureza e deixar mais higiénica e bela as comunidades da província do Namibe.

Considerou o plano de pedagógico, por incutir nos cidadãos o sentido de responsabilidade no tratamento e acondicionamento do lixo, assim como tornar as pessoas em activistas ambientais.

“As acções a serem  desenvolvidas no plano vão ajudar a minimizar acções de impacto sócio ambientais geradas pelos municípios, além de contribuírem para a tomada de consciência da população sobre o processo de recolha, tratamento e deposição do lixo nos locais apropriados", sublinhou.

Apelou aos professores, estudantes e organizações não governamentias a participarem de forma activa neste programa que poderá contribuir na redução de certas doenças, como a malária, e tornar a província bela.

Já o governador provincial do Namibe, Carlos Cruz apelou à população a envolver-se mais nos programas de preservação do meio ambiente, como evitar o abate indiscriminado de árvores para a produção do carvão e o despejo de resíduos poluentes no deserto.

Lembrou que o governo local implementou acções para manutenção e preservação do ecossistema e da biodiversidade, como as campanhas de arborização no município do Tômbua e os trabalhos de melhoramento dos jardins públicos.

Essas medidas, salientou, têm o propósito de criar um ambiente saudável, harmonioso e sustentável para todos.

Por seu turno, o director do Gabinete Provincial do Ambiente, Gestão Resíduos Sólidos e Saneamento do Meio, Osvaldo Penela, fez saber que estão já criadas 40 brigadas voluntárias nos municípios de Moçâmedes, Tômbua  e Bibala, para trabalharem no projecto.

O encontro foi realizado no âmbito do 31 de Fevereiro, Dia Nacional do Ambiente.

Assuntos Província » Namibe  

Leia também
  • 30/01/2019 18:41:07

    Ex-comandante dos bombeiros condenado a 16 anos de prisão

    Moçâmedes - O ex-comandante do Serviço de Protecção Civil e Bombeiros, Alberto Domingos Mendes Machado, foi condenado hoje, quarta-feira, pelo tribunal provincial do Namibe, na pena única de 16 anos de prisão maior pelo crime de peculato.

  • 22/01/2019 16:55:31

    Antigo comandante do SPCB começa a ser julgado no Namibe

    Moçâmedes - O julgamento ex- comandante do Serviço de Protecção Civil e Bombeiros, Alberto Domingos Mendes Machado, de 41 anos de idade, teve inicio, nesta terça-feira, no Tribunal Provincial do Namibe, respondendo ao processo de querela número 234/18.

  • 22/01/2019 14:31:16

    Deficientes físicos beneficiam de cadeiras de rodas

    Moçâmedes- Dez pessoas, das quais cinco crianças, portadoras de deficiência física beneficiaram, nesta terça-feira, no município de Moçâmedes, província do Namibe, de cadeiras de rodas e muletas canadianas.