Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

02 Fevereiro de 2019 | 19h34 - Actualizado em 02 Fevereiro de 2019 | 19h34

Malanje: Escassez de equipamentos e finanças dificultam recolha de lixo

Malanje - O administrador municipal de Malanje, João de Assunção, declarou hoje, sábado, que a escassez de equipamentos e de recursos financeiros está a dificultar, sobremaneira, a recolha de resíduos sólidos nos bairros periféricos da cidade, resultando no acumulo de lixo pelas artérias do casco urbano.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

A informação pelo administrador municipal de Malanje por ocasião do 87º aniversário da cidade de Malanje, que se assinala a 13 deste mês.

Referiu que esta situação se regista há mais de um ano e está também a condicionar o embelezamento das ruas e passeios, porquanto o pelouro conta com apenas uma pá carregadora e um camião basculante.

De acordo com o responsável, outra preocupação consiste no mau estado das vias de acesso aos bairros e a deposição de lixo em locais impróprios por parte dos moradores, o que tem contribuído para a má qualidade do saneamento básico.

Fez saber que por esse facto, a administração municipal vai adoptar este ano o modelo de recolha de lixo porta-a-porta com horários pré-definidos, para que o munícipe não deposite o resíduo de forma desordenada e em local inadequado.

Recordou que a administração municipal adquiriu no ano transacto 75 contentores e colocou à disposição dos munícipes para evitar os amontoados de lixo, mas muitos foram vandalizados e nos locais onde ainda existem muitos moradores continuam, lamentavelmente, a deitar o lixo no chão, dificultando cada vez mais a recolha com os escassos meios da administração.

Disse que tudo está a ser feito no sentido de se ultrapassar essas dificuldades este ano, por meio do OGE (Orçamento Geral do Estado) previsto para o município, com a aquisição de equipamentos e contratação de pessoal para garantir a limpeza e o embelezamento das ruas da cidade de Malanje.

Disse que o orçamento será igualmente destinado à melhoria das vias de acessos aos principais bairros periféricos da cidade capital, tendo pedido calma aos munícipes, realçando que melhores dias virão, rumo a melhoria da imagem da cidade e desenvolvimento do município.

Relativamente ao 87º aniversário da cidade, João de Assunção considerou que passados esses anos, alguma melhoria se regista na urbe e pelo município em si, realçando que no quadro da efeméride, serão inaugurados este mês, várias infra-estruturas sociais construídas no âmbito do plano integrado desenvolvimento local e combate à fome e à pobreza.

Consta das infra-estruturas a serem inauguradas, uma esquadra policial, centro de saúde e um centro médico nos bairros Carreira de Tiro e Cangambo, bem como duas residências para administradores comunais de Cambaxe e Ngola Luije.

O programa das comemorações reserva igualmente a realização de palestras sobre autarquias locais e sobre a preservação do património público, bem como shows músico-culturais, feira do produtor e empreendedor, entre outros atractivos.

Malanje, capital da província com o mesmo nome, foi elevada a categoria de cidade a 13 de Fevereiro de 1932, pelo primeiro governador do então distrito, Veríssimo Sarmento, através do Diploma Legislativo número 313, do regime português.

O município sede de Malanje tem compreende as comunas de Cambaxe e Ngola Luije e tem uma população estimada em 569 mil e 474 habitantes.

  

nnnnn nnnn

Leia também
  • 05/02/2019 16:06:23

    Militar das FAA morto a tiro na Matala

    Matala - Um militar das Forças Armadas Angolanas (FAA), de 37 de anos de idade, afecto ao Batalhão de Logística, foi morto a tiro, domingo (3), por meliantes ainda não identificados, no bairro Calumbiro, no município da Matala, província da Huíla.

  • 04/02/2019 22:16:51

    Associação planta mais de 600 árvores na Banga

    Banga - Pelo menos 650 espécies de árvores ornamentais e fruteiras foram plantadas esta segunda-feira, na vila da Banga, sede do município com o mesmo nome, província do Cuanza Norte, numa acção da associação dos naturais e amigos da localidade, Anabanga.

  • 04/02/2019 17:52:09

    Serviços de saúde mais próximo dos habitantes de Ngola Luije

    Malanje - Um centro de saúde, com serviços de pediatria, medicina, pré-natal e parto, foi inaugurado hoje (segunda-feira), na comuna de Ngola Luije, município de Malanje, visando aproximar os serviços sanitários à população.

  • 04/02/2019 17:52:03

    Município do Huambo ganha equipamentos sociais

    Chipipa - Uma escola e um sistema de rega foram inaugurados hoje, segunda-feira, no município do Huambo, província com o mesmo nome, no quadro das comemorações do 58º aniversário do início da Luta de Libertação Nacional.