Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

07 Fevereiro de 2019 | 18h48 - Actualizado em 11 Fevereiro de 2019 | 11h48

FGA apoia vítimas de acidente de viação

Saurimo - Cinco pessoas vítimas de acidente de viação na província da Lunda Sul foram apoiadas pelo Fundo de Garantia Automóvel (FGA), com valores destinados a despesas do tratamento médico e de urna.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

LUNDA SUL: Carlos Carvalho - Responsável do Fundo de Garantia Automóvel (FGA)

Foto: JOÃO WASSAMBA

Os casos fazem parte dos 10 processos que o fundo recebeu, sendo três de ferimentos e dois de morte, cujo valor total ronda os 800 mil Kwanzas.

Os montantes indemnizados foram pagos em função das facturas apresentadas pelos sinistrados.

Em declarações à Angop no final da palestra sobre a “obrigatoriedade e a função económica do Seguro Obrigatório de Responsabilidade Civil Automóvel (SORCA) e o sentido de limite da atuação da FGA”, o responsável da instituição na região, Carlos Carvalho, explicou que houve uma fraca aderência por parte dos sinistrados.

Para reverter o quadro, avançou, encontra-se na província uma equipa de técnicos da direcção central que leva acabo palestras e encontros com os pacientes no hospital-geral, associação de moto táxi, Polícia Nacional e a Procuradoria da República na Lunda Sul, de modo a incentivar à procura pelos serviços.

Por sua vez, o representante da direcção central do FGA, José Banza, disse ser necessário que a população conheça o objecto social do fundo.

Informou que as acções de sensibilização vão continuar, para que os sinistrados consigam efectivamente receber os valores que gastam durante o tratamento e na realização dos funerais.

Explicou que, depois de ressarcir os sinistrados, a instituição notifica os causadores dos acidentes para a devolução dos valors gastos.

O Fundo de Garantia Automóvel é uma instituição pública criada a luz do Decreto número 10, de 2009, tem como objecto social o ressarcimento de pessoas sinistradas em situação de ausência de seguro obrigatório de responsabilidade civil, assim como de seguradoras em falência.

Palestras do género foram já realizadas em 10 das 18 províncias do país, seguindo-se a Lunda Norte, Moxico, Malanje, Cuanza Norte, Uíge, Bengo e Zaire.

Leia também
  • 10/02/2019 17:54:15

    Huíla: SIC esclarece 391 crimes cometidos em Janeiro

    Lubango - O Serviço de Investigação Criminal (SIC) esclareceu 391 dos 439 crimes cometidos em Janeiro último na província da Huíla, mais 97 em relação ao igual período anterior, informou hoje, no Lubango, o chefe de Departamento de Informação e Análise daquele órgão do Ministério do Interior, Francisco Miúdo.

  • 09/02/2019 20:42:53

    Ruas dos bairros da Juventude e Sassonde estão a ser asfaltadas

    Huambo - As principais ruas dos bairros da Juventude e do Sassonde, arredores da cidade do Huambo, estão a ser asfaltadas desde finais de 2018, no âmbito da recuperação das vias secundárias e terciárias, com objectivo de tornar a circulação rodoviária mais fluida.

  • 09/02/2019 16:38:16

    Bermas das valas de macro drenagem terão contentores de lixo

    Luanda - As bermas das valas de macro drenagem, em Luanda, contarão em breve, com contentores para o depósito de resíduos sólidos, de formas a que os moradores circunvizinhos evitem assoreá-las.

  • 09/02/2019 09:20:28

    MAPTSS quer expansão do SIAC

    Ndalatando - Os participantes ao Conselho Consultivo Alargado do Ministério da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social (MAPTSS) defenderam sexta-feira, em Ndalatando, Cuanza Norte, a expansão da rede de Serviços Integrados de Atendimento ao Cidadão (SIAC) às localidades cujo nível de desenvolvimento económico, social e demográfico se justifiquem.