Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

09 Fevereiro de 2019 | 00h16 - Actualizado em 11 Fevereiro de 2019 | 07h51

Resenha Social: Início do ano lectivo marca semana

Luanda - O início efectivo do ano lectivo 2019, depois da cerimónia de abertura oficial dia 31 de Janeiro, marcou a semana que hoje, sábado, termina.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

O ano lectivo 2019 contará com 10 milhões 608 mil e 415 alunos do ensino geral, representando uma variação de seis por cento em relação ao ano académico de 2018.

O sistema de ensino público conta com 18 mil e 297 escolas, cifra que corresponde a 97 mil e 459 salas de aulas, e 206 mil e 624 professores.

Ainda no domínio educativo fez manchete o anúncio da existência de 30 bolsas de estudo em graduação e pós-graduação em Engenharia e Ciências Médicas, na Índia, para o ano  lectivo 2019/2020, oferta para cidadãos nacionais com idades compreendidas entre os 18 e 30 anos de idade

Para os candidatos, segundo o adido da Embaixada da Índia em Angola, Madam Kumav Vyas, devem entregar os processos até 15 de Fevereiro, sendo analisados em Março e em Abril os exames.

Na vertente de saúde foi destaque o anúncio sobre a construção do Hospital Geral e da Maternidade Provincial da Lunda Sul.

As obras dos dois hospitais de referênci, com a capacidade de internamento para 150 pacientes, poderão ser concluídas e inauguradas no segundo semestre do corrente ano.

A exemplo a maternidade orçada em 34 milhões de dólares norte-americanos comportará um bloco operatório, morgue, banco de sangue e vai prestar serviços como ginecologia, obstetrícia e neonatologia.

No domínio do ambiente, a midia fez menção a informações sobre o estado evolutivo de superfície protegida em Angola, que aumentou a sua superfície de áreas protegidas de 82.329,9 km2 para 162.642 km2.

As áreas de conservação ambiental terrestre e marinha de conservação ambiental localizadas nas províncias Huambo, Uíge,  Huíla, Lunda Norte e  Cuanza Norte passaram de 6,6 por cento para 12,58 por cento.

Em Angola  são controladas 13  áreas de conservação, caracterizadas  por parques nacionais, reservas  naturais integrais e especiais.

Constituiu igualmente destaque no decorrer da semana, o anúncio do reforço da fiscalização ambiental no sector mineiro.

O director do Gabinete Jurídico do Ministério do Ambiente, Miranda Kiala, avançou quem causar dano ao ambiente é obrigado a indemnizar o Estado e os demais lesados, com coimas que vão dos mil dólares americanos a 100 milhões de dólares.

Assuntos Angola  

Leia também
  • 09/02/2019 14:38:53

    TCUL - EP solidária com as vitimas do acidente de viação da Beira Alta

    Luanda - O Conselho de Administração da TCUl - E.P. manifestou hoje, sábado, a sua consternação pelo trágico acidente de viação ocorrido no passado dia 7 de Fevereiro na região da Beira Alta a 68 quilómetros de Ndaladando que provocou 15 mortes e 16 feridos .

  • 08/02/2019 08:59:24

    Sobe para 14 número de mortos de acidente no Cuanza Norte

    Luanda- A morte de um dos feridos na madrugada desta sexta-feira, no Hospital Provincial do Cuanza Norte, aumentou para 14 o número de óbitos como resultado do acidente de viação registado, na quinta-feira, na estrada Nacional nº 230-A, na localidade da Beira Alta, município de Cambambe.

  • 07/02/2019 14:37:57

    Polícia reforça cumprimento do Código de Estrada nos transportes escolares

    Luanda - A obrigatoriedade do cumprimento escrupuloso do Código de Estrada nos transportes escolares está a ser reforçada, com a realização de palestras e seminários envolvendo gestores, pais e encarregados de edução, sob coordenação de especialistas da Unidade de Trânsito de Luanda, com o intuito de evitar acidentes de viação.