Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

09 Fevereiro de 2019 | 20h42 - Actualizado em 09 Fevereiro de 2019 | 20h42

Ruas dos bairros da Juventude e Sassonde estão a ser asfaltadas

Huambo - As principais ruas dos bairros da Juventude e do Sassonde, arredores da cidade do Huambo, estão a ser asfaltadas desde finais de 2018, no âmbito da recuperação das vias secundárias e terciárias, com objectivo de tornar a circulação rodoviária mais fluida.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Trabalho de asfaltagem

Foto: Angop

Trata-se da asfaltagem do troço que liga a estrada principal de acesso à centralidade do Lossambo ao bairro da Juventude, num percurso de quatro quilómetros, e a que parte da rotunda do aeroporto Albano Machado, passando por algumas ruas do bairro do Sassonde, até a avenida Norton de Matos, com quatro quilómetros também.

As obras, com término previsto para Abril próximo, englobam, além da asfaltagem, a criação de valas de drenagem, construção de passeios laterais e lancis, bem como a colocação de sarjetas.

Hoje, o vice-governador para os serviços Técnicos e Infra-estruturas, Leonardo Sapalo, constatou o andamento das obras, que estão a ser executadas por 80 técnicos.

O responsável mostrou-se satisfeito com o nível de execução das empreitadas, sobretudo do bairro da Juventude, tendo acrescentado que a reabilitação desses troços vai trazer mais comodidade na circulação de viaturas e pessoas, que tem sido bastante precária, principalmente na época das chuvas.

Em declarações à ANGOP, alguns moradores dos mesmos bairros destacaram que a reabilitação das vias acontece num momento oportuno face aos transtornos na causados, principalmente pelas chuvas, obrigando os moradores abandonar as viaturas no centro da cidade.

O cidadão Paulo António reconhece que a asfaltagem das vias de acesso do bairro do Sassonde é uma oportunidade para urbanização da localidade que, apesar de estar próximo do centro da cidade do Huambo, carece de serviços sociais.

Fernandes Tavares disse que este processo deverá exigir, fundamentalmente, maior responsabilidade da parte dos moradores do bairro, na conservação da infra-estrutura, pois a empreitada vai melhor a situação social dos moradores.

“Vivemos uma fase muito difícil. Eramos obrigados a mudar de bairro ou então deixar as nossas viaturas no centro da cidade, mesmo vivendo nas proximidades do aeroporto Albano Machado”, disse o morador João Agostinho.

Fundado em 1940, o bairro do Sassonde, um dos que mais cresceu nos últimos anos, era, na altura, considerado uma área destinada a cidadãos de renda média e alta, cujo crescimento demográfico não foi acompanhado com a construção de serviços sociais básicos.

Já o bairro da Juventude, localizado na parte traseira da centralidade do Lossambo, surgiu entre 2009 a 2010, com a construção das primeiras 200 residências, no âmbito da execução do programa nacional "Angola-Jovem", de iniciativa do Ministério da Juventude e Desportos, tendo, posteriormente, crescido com a implementação de outros projectos habitacionais.

 

Leia também
  • 09/02/2019 16:38:16

    Bermas das valas de macro drenagem terão contentores de lixo

    Luanda - As bermas das valas de macro drenagem, em Luanda, contarão em breve, com contentores para o depósito de resíduos sólidos, de formas a que os moradores circunvizinhos evitem assoreá-las.

  • 09/02/2019 09:20:28

    MAPTSS quer expansão do SIAC

    Ndalatando - Os participantes ao Conselho Consultivo Alargado do Ministério da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social (MAPTSS) defenderam sexta-feira, em Ndalatando, Cuanza Norte, a expansão da rede de Serviços Integrados de Atendimento ao Cidadão (SIAC) às localidades cujo nível de desenvolvimento económico, social e demográfico se justifiquem.

  • 09/02/2019 06:34:24

    Detido falso funcionário da TPA em Malanje

    Malanje - Um cidadão de 29 anos de idade foi detido na sexta-feira, em Malanje, pelo SIC (Serviço de Investigação Criminal) ao extorquir dinheiro fazendo-se passar por trabalhador do Gabinete Jurídico da Televisão Pública de Angola (TPA).