Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

04 Fevereiro de 2019 | 17h52 - Actualizado em 04 Fevereiro de 2019 | 17h52

Serviços de saúde mais próximo dos habitantes de Ngola Luije

Malanje - Um centro de saúde, com serviços de pediatria, medicina, pré-natal e parto, foi inaugurado hoje (segunda-feira), na comuna de Ngola Luije, município de Malanje, visando aproximar os serviços sanitários à população.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Orçada em 5 milhões de kwanzas, a infra-estrutura, inaugurada pelo administrador municipal de Malanje, João de Assunção, no âmbito das celebrações do 58º aniversário do Início da Luta Armada de Libertação Nacional, tem capacidade para cinco camas e dispõe ainda de farmácia e PAV (Programa Alargado de Vacinação).

Para a população local, representada pelo regedor Andrade Dala, o centro de saúde representa uma mais-valia para os habitantes de Ngola Luije, que anteriormente percorriam cerca de 37 quilómetros até a cidade de Malanje a busca de assistência médica.

Realçaram que a unidade vai ajudar a dar resposta às patologias mais registadas na região, com destaque para a malária.

Pediram, por outro lado, a reabilitação da ponte sobre o rio Ngola, fornecimento de energia eléctrica e aproximação dos serviços de registo, visando a contínua melhoria das condições de vida dos cidadãos.

Para além do centro de saúde de Ngola Luije, o administrador procedeu a inauguração de três residências na comuna de Cambaxi, sendo duas do tipo T3 e uma T1, para acomodar a administradora local, seu adjunto e o comandante da Polícia Nacional, um Jango Comunitário no bairro Cangambo e reinaugurou uma escola primária de 12 salas no bairro Campo de Aviação.

As infra-estruturas, construidas no Plano Integrado de Desenvolvimento Local e Combate à Pobreza, tiveram a duração de um ano.

Na ocasião, o administrador municipal de Malanje, João de Assunção, pediu a população a preservar as infra-estruturas de modo a tirar o máximo proveito das valências de que dispõem.

Entretanto, apontou a reabilitação da ponte sobre o rio Ngola como  uma das prioridades da administração municipal para este ano.

Nnn  nn

Leia também
  • 04/02/2019 22:16:51

    Associação planta mais de 600 árvores na Banga

    Banga - Pelo menos 650 espécies de árvores ornamentais e fruteiras foram plantadas esta segunda-feira, na vila da Banga, sede do município com o mesmo nome, província do Cuanza Norte, numa acção da associação dos naturais e amigos da localidade, Anabanga.

  • 04/02/2019 17:52:03

    Município do Huambo ganha equipamentos sociais

    Chipipa - Uma escola e um sistema de rega foram inaugurados hoje, segunda-feira, no município do Huambo, província com o mesmo nome, no quadro das comemorações do 58º aniversário do início da Luta de Libertação Nacional.

  • 03/02/2019 16:23:36

    Empresário português morto por meliantes em sua residência

    Malanje - O cidadão de nacionalidade portuguesa, empresário do ramo hoteleiro, Adérito Florêncio Teté, de 78 anos de idade, foi morto na madrugada deste domingo por meliantes no interior da sua residência, nesta cidade.